quarta-feira, 11 de abril de 2012

The Awakening (2011)

Sinopse: Em 1921, a Inglaterra sofre com as perdas e o luto deixados pela I Guerra Mundial. A céptica Florence Cathcart, especialista em desvendar fenómenos paranormais, é chamada para visitar um internato e explicar as visões do fantasma de uma criança. O caso, porém, colocará em dúvida tudo aquilo em que ela pensou acreditar até então.



Opinião: O trailer deste filme sugeriu-me logo desde início um bom ambiente e cenário para uma história fantasmagórica e provou-o muito bem.
O background é excelente, a dor da recente Guerra Mundial, uma protagonista que guarda os seus próprios "fantasmas", com estudos e que faz do desmascarar fenómenos paranormais a sua vida. Uma vez chegada ao internato começa a preparar o seu material, qual caça-fantasmas, com instrumentos e métodos muito peculiares. Nenhum pormenor da acção é descurado, os actores são muito bons com especial destaque para Rebecca Hall que é soberba. Temos um pouco de tudo, romance, acção, thriller e muitos sustos. O ambiente é excelente e destaco na criação deste a cor do filme em tons de um verde-azulado-acizentado que dá um ar, digamos, antigo e assustador ao filme.
Recomendo vivamente.

Nota: 7/10

Rosewood Lane (2011)

Sinopse: A trama gira à volta da Dra. Sonny Blake (McGowan), uma psiquiatra de um programa de rádio que volta à casa onde passou sua infância, após a morte do seu pai alcoólatra. Blake descobre que o jovem entregador de jornais da vizinhança é um sociopata que tinha o seu pai como alvo, e agora ela acha que pode ser a próxima vítima – principalmente quando o rapaz começa a ligar para o programa.

Opinião: Não é um filme assim tão mau embora não deixe de ser uma desilusão depois dos dois Jeepers Creepers do mesmo realizador.

A linha da acção é interessante e embora não tenha uma construção muito elaborada a todos os níveis (cenário, actores, história etc.) prende-nos do principio ao fim e consegue passar-nos aquele clima de insegurança que a protagonista vive com a perseguição do rapaz.
Como em todos os filmes há atitudes por parte das personagens que nós não percebemos como por exemplo "Não entres aí!" e a personagem entra mas creio que isso não é ponto contra a apontar. Não é um filme abonado com gore e os actores não são perfeitos mas têm muito potencial especialmente o jovem perseguidor que tem um ar mesmo muito sinistro.
Não será certamente o melhor de Victor Salva mas acho que vale a pena ver. Já vi muito pior e apesar de modesto não está mal concretizado.

Nota: 5/10