quinta-feira, 23 de maio de 2013

Não Olhes Para Cima (2009)


Sinopse: O filme conta a aterrorizante história do director cinematográfico Marcus Reed (Reshad Strik), que trabalhava no "remake" de um filme de terror realizado na Romenia por Bela Ólt (Eli Roth),baseado numa lenda cigana sobre uma mulher que faz um pacto com o demónio para casar-se com um homem influente, mas que a filha deste casamento deveria pertencer ao demónio, onde geraria seu filho nela. O filme original nunca foi terminado e os takes desapareceram completamente.
 
Quando uma entidade sinistra começa a sobressair através da lente da câmara e das premonições de Marcus, eventos misteriosos ameaçam a realização do filme e Marcus pode sentir a presença de uma feroz força sobrenatural à procura de novas vítimas.


Opinião: Mais um filme que tinha tudo para dar certo embora seja o remake de um original japonês, feito por um chinês. Juntaram algumas “celebridades” e staff competente mas ficou a prova de quem nem sempre juntar os melhores dá bom resultado.
A acção começa logo com a apresentação da força sobrenatural que invade o estúdio e explica a lenda cigana que se pode ler na sinopse. A partir daqui toda a consistência que este filme poderia ter perde-se. Torna-se confusa para não dizer, em alguns casos, extremamente absurda. Os actores até podem não ser maus mas fazem um péssimo trabalho e não se enganem quando virem o nome Eli Roth, ele só aparece uns 3 ou 4 minutos… Tem também algum gore mas nada que seja digno de referir. Boa componente gráfica.
Um filme muito mau mesmo.

Nota: 2/10

Espírito do Mal (2009)


Sinopse: Um thriller sobrenatural que segue uma jovem mulher levada para um mundo de pesadelos, quando um espírito demoníaco a assombra e ameaça todos aqueles que lhe estão próximos.

Opinião: Se tivermos em conta apenas o poster
do filme se calhar ficaríamos de pé atrás mas depois de ver o trailer achei que seria um bom filme paranormal com direito até a um exorcismo. De facto é isso tudo com excepção do bom.
A acção desenrola-se da forma mais cliché possível e é também bastante parado. Na realidade todos os momentos intensos são mostrados no trailer o que depois acaba por nos induzir em erro, pois ficamos à espera de muito mais no filme e muito provavelmente esse é um dos motivos pelo qual se torna tão desapontante. A história não é má e está, de certa forma, original mas mal concebida e dirigida.
Os actores são mais ou menos (ainda estou para perceber o que está Gary Oldman a fazer aqui) e em certas alturas consegue ser assustador mas nada mais.
Não o aconselharia embora já tenha visionado pior.

Nota: 3/10

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Noite dos Mortos-Vivos (2013)


Sinopse: Com um novo elenco “Evil Dead - A Noite dos Mortos Vivos" é um filme de arrepiar que combina toda a emoção e sanguinolência do aclamado original, com uma série de chocantes twists. Mia, uma jovem cuja vida foi marcada por perdas e dependência, convida o seu irmão David, a namorada deste Natalie e os seus amigos de infância Olivia e Eric para uma cabana rústica de família para a ajudarem a superar os seus demónios. Na cabana, Mia destrói toda a sua reserva de drogas na frente dos seus amigos. No interior da cabana, eles ficam chocados ao descobrir que esta foi arrombada e que o porão foi transformado num grotesco altar rodeado de dezenas de animais mumificados. Eric fica fascinado com um livro antigo que encontra. Encantado com o seu conteúdo misterioso, ele lê o livro em voz alta, sem nunca pensar nas consequências que está prestes a desencadear. Com a dependência de Mia a piorar, ela tenta fugir mas volta atrás depois de ter uma assustadora visão. Na cabana, o seu comportamento torna-se tão violento que os seus amigos vêem-se forçados a prendê-la. Presos na cabana devido a uma perigosa tempestade, começam a virar-se uns contra os outros. Conforme a brutalidade dos seus ataques aumenta, David é confrontado com uma escolha inimaginável.


Opinião: Evil Dead um dos filmes mais aguardados mas também um dos que já está a receber as mais duras criticas a meu ver sem sentido. O espírito que devemos levar para este filme é aquele de um remake com uma visão modernizada e com recurso a quase tudo aquilo que os originais não tiveram possibilidade. Certas cenas clássicas do original continuam a ser retratadas embora num outro enquadramento.
Em termos de acção, uma das grandes novidades, por comparação ao original, é o motivo porque se encontram na cabana. Mia é uma jovem toxicodependente que com a ajuda do irmão e dos amigos vão para a cabana para ajudá-la a livrar-se da dependência da droga. Este pormenor adiciona alguma profundidade às personagens principais mas os outros permanecem sem grande interesse. Os actores não são grande coisa e algumas personagens não suscitam pena nenhuma com especial destaque para Eric que ainda por cima foi o que custou mais a morrer. Natalie é também uma personagem praticamente inútil uma vez que pouco ou nada diz. 
Outra novidade é o estudo mais aprofundado do Livro dos Mortos que a meu ver não era necessário ser retratado de forma tão explícita. Muitas vezes o que fica à nossa imaginação tem um efeito mais tremendo.
Sem a componente cómica dos originais, este filme traz consigo todo o gore possível e inimaginável e vai certamente satisfazer os fãs do chamado “torture-porn”.
De uma forma geral, considerei o filme muito bom, assustador, com muito gore, uma historia diferente mas credível. Pontos contra tenho de mencionar a reviravolta final que podia ter sido diferente e que, para mim, se tornou ate ridículo ao ponto de quase desejarmos que acabassem logo com aquilo.
Este Evil Dead é, como sempre prometeu, uma nova visão sob o original mas abstenhamo-nos de grandes comparações: são obras diferentes em tempos diferentes ambas com o seu estilo próprio e que partilham alguns pontos comuns.

Nota: 9/10