domingo, 22 de maio de 2011

Black Death (2010)

Sinopse: Na Idade Média numa Inglaterra devastada pela peste negra, um cavaleiro atravessa terras profanas para encontrar uma aldeia onde se diz ninguém ter sido afectado pela doença. Sean Bean (O Senhor dos Anéis) é o corajoso Ulrich, cavaleiro que recebe a ajuda do monge Osmund (Eddie Redmayne, Pecados Inocentes) para chegar até essa aldeia e descobrir a verdade.


Opinião: Antes de dar a minha opinião tenho de esclarecer que tive que alterar a sinopse que encontrei na Internet pois era vergonhosa para não dizer pior (houve até uma que falava em criaturas horrorosas mas durante o filme não as vi, se calhar fugiram...).
Este filme fez-me lembrar uns quantos filmes do género como Solomon Kane, Época das Bruxas e até a série Pilares da Terra (talvez por causa do actor). Em relação a Época das Bruxas com Cage, este filme é muito superior. Na mesma linha, Ulrich, cavaleiro que viaja com os seus homens em busca de uma aldeia onde se diz que não chegou a peste e onde vive um demónio que ressuscita pessoas, e recruta o monge Osmund para o acompanhar visto conhecer o caminho até lá.
Não está classificado como terror mas surge mencionado na maior parte de blogs e sites de terror, e eu não serei excepção. A história está muito boa, os actores são excelentes, algum gore fofinho para agradar às massas sangrentas como eu e uma atmosfera muito boa, creio que as acções passadas no espaço medieval já ajuda muito a atmosfera. É um filme que fala muito de fé e do que os homens fazem em nome dela e de Deus e Osmund é uma personagem muito forte nesse sentido pois encontra-se muito dividido: tem muitas dúvidas ao mesmo tempo que acredita demasiado, o que se reflecte no final do filme. O fim é excelente pois não se julga ninguém: é deixado a nosso cargo atribuir ou não "as culpas".
Gostei muito e aconselho.

Nota: 7/10
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1181791/

La casa muda (2010)

Sinopse: Laura e o seu pai Wilson hospedam-se numa casa para avaliá-la, já que o seu proprietário vai colocá-la à venda em breve. Eles passam a noite na casa para começarem o trabalho na manhã seguinte. Tudo parece ir bem, até que Laura ouve um barulho que vem de fora e fica cada vez mais alto no andar superior da casa. Wilson vai ver o que está a acontecer, enquanto ela permanece sozinha em baixo à espera que o pai volte. O enredo é baseado numa história verdadeira que aconteceu em 1944 num pequeno vilarejo do Uruguai. O filme mostra os últimos 78 minutos, segundo por segundo, em que Laura tenta sair de uma casa que esconde um segredo obscuro.

Opinião: Aqui está um low cost com quatro actores e acção passada numa casa de dois andares. Este filme foi filmado num take (segundo parece) com uma câmara de filmar emprestada, teve uma equipa técnica de 15 pessoas e consegue ser assustador!
Não desgostei do filme, acho que logo de inicio se estabelece uma clima de tensão, especialmente quando começam os barulhos na casa e Laura começa a investigar apenas com uma lanterna (a luz neste filme é fornecida apenas por duas lanternas). A qualidade da imagem é boa já a do som não se pode dizer o mesmo mas creio que é este estado de primitividade que ajuda ao clima criado. Sangue tem muito pouco ao contrário da publicidade que vi ser feita ao filme (muito sangrento e com muitos cadavéres --'). A caminho do final há uma reviravolta que acaba por desiludir e o final acaba por não ser muito interessante precisamente porque não se percebe muito bem o rumo que a história acaba por tomar. Tenho a louvar a actriz que faz de Laura pois as suas expressões caracterizam perfeitamente os sentimentos que vai sentindo ao longo do filme (uma vez que o diálogo se reduz a meia dúzia de frases). 
Aconselho o visionamento apenas pelo clima de tensão. História não tem grande interesse.

Nota: 5/10

sábado, 21 de maio de 2011

Insidious (2010)

Sinopse: Uma família luta contra espíritos malignos, na tentativa de os impedir que aprisionem a sua filha numa realidade alternativa.

Opinião: Eu gostei muito deste filme, há muito tempo que não via algo tão intenso. Dos criadores de Actividade Paranormal e Saw pensei que haveria uma mistura de espíritos e sangue mas enganei-me. Este filme não tem sangue mas espíritos tem com fartura.
A acção começa com uma família que acaba de mudar de casa e onde nós espectadores vamos assistindo a alguns sinais de assombração mas que os protagonistas não notam. Um dia ao explorar o sótão, o filho mais velho do casal, Dalton, vê qualquer coisa que o assusta depois de cair de um escadote e grita. No dia seguinte, Dalton não acorda. O diagnóstico dos médicos é que está simplesmente em coma sem motivo aparente. A mãe de Dalton, Renai começa a ver espíritos dentro de casa e ouve vozes através do intercomunicador da bebé.
A atmosfera até aqui é muito tensa mas a partir daqui é tudo absolutamente assustador, ficamos realmente presos e em alguns momentos até a ansiedade nos domina. A explicação para o sucedido com Dalton e respectiva resolução transportou-me um pouco para o filme A Origem, só que ali no meio do mundo de espíritos, demónios e possessão. Tenho de salientar a imagem da mulher vestida de negro, quase fui ver se a tinha atrás da porta no final do filme... Os actores são excelentes, a acção assustadora, na linha de Actividade Paranormal mas bem melhor. Algumas partes considerei um pouco exageradas e, arrisco, até ridículas mas de forma geral o filme é excelente.
Aconselho a quem quer apanhar uns sustos e que o veja de noite...

Nota: 8/10

Hunger (2009)

Sinopse: Hunger é uma exploração obscura da degradação da humanidade. Quão longe iria para sobreviver nas mais extremas circunstâncias? Cinco estranhos acordam presos numa masmorra subterrânea. Depressa percebem que são objectos de uma experiência sádica de um homem para testar as profundezas da vontade de sobreviver de um ser humano. À medida que os dias passam e sem hipótese de escapar, a fome aumenta enquanto a sua humanidade se desvanece.
Tradução por: Patrícia Serra


Opinião: Para filme de terror é um bocado fraquinho e principalmente muito parado. Os fãs de terror poder-se-ão entediar logo na primeira meia hora de filme. No entanto, do ponto de vista da análise das relações humanas e do relacionamento entre si sob circunstâncias extremas está muito bom. A maior parte da acção decorrer dentro da masmorra e vai alternando com o espaço onde o homem sádico (não lhe vou chamar assassino) observa e anota os comportamentos das cinco pessoas que colocou dentro da masmorra. Os actores são muito bons e a caracterização excelente, pois a pouco e pouco vão ficando mais débeis, e quando nos apercebemos já estão totalmente diferentes do início. As motivações do homem são compreensíveis mas pouco exploradas pelo que se sente falta ali de algumas explicações.
Ao visionar este filme tive uma sensação de déjà vu em relação a dois filmes: Saw, pois são raptados e colocados numa masmorra sem saberem como vão lá parar e encontram-se numa espécie de jogo; e O Cubo, pois explora também as relações humanas e a paranóia de alguns intervenientes.
Embora não seja nada de especial aconselho só por ser interessante o relacionamento e o final daquele grupo de cinco pessoas.

Nota: 5/10

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Martyrs (2008)

Sinopse: Uma jovem está numa jornada de vingança contra aqueles que a sequestraram e torturaram quando criança. Ela e uma garota que também sofreu abuso se unem para encontrar os culpados, enquanto descobrem um inferno vivo de depravação e mutilação…




Opinião: Aconselho a toda a gente que tenha um estômago fortíssimo a ver este filme! É mesmo muito bom! 
A meu ver é melhor nao revelar grandes detalhes para o impacto ser maior mas acho que posso dar umas luzes. A acção começa com Lucie, uma menina que foge do local onde estava presa e sofria grandes abusos e que se vem a instalar numa instituição onde conhece Anna, de quem se torna grande amiga. Depois de adulta, Lucie decide que se vai vingar daqueles que lhe fizeram mal e que a deixaram marcada para a vida e conta com a ajuda de Anna. Esta é assim arrastada sem querer para um mundo de violência e horror. Daqui em diante, não posso dizer mais. 
É um filme violento, brutal nem tenho palavras para descrever. Vejam, se tiverem coragem.

Nota: 10/10

Autópsia (2008)

Sinopse: Emily, Bobby, Clare e Jude são um grupo de jovens finalistas em viagem pelo país antes de enfrentar o mundo real. Numa estrada do Louisiana sofrem um acidente e são levados para o Mercy Hospital. Com pouco pessoal e na maioria vazio, o local parece ter algo de muito sinistro. Até que descobrem que estão em curso experiências inumanas sob a direcção do Dr. Benway.


Opinião: Aqui está um filme com muito potencial mas mal aproveitado. A história ronda o habitual cliché, um grupo de jovens muito animados têm um acidente de carro numa estrada deserta e atropelam um homem. Logo de seguida chega uma ambulância que leva o senhor atropelado e todos os jovens para serem observados. Chegam entao a Mercy Hospital, local muito sinistro com uma enfermeira ainda mais sinistra. Alguns vão sendo levados ao Dr. Benway e outros começam a explorar o hospital o que em ambos os casos corre mal. Dr. Benway tem planos para a vida destes jovens e é aqui que o filme perde. As motivações deste médico podiam ter sido mais bem explorados de forma a tornar o filme mais consistente no entanto, de uma forma geral, os actores portam-se bem, os diálogos são lógicos e gore? Gore com muita fartura e muito bom.

Nota: 7/10