sexta-feira, 18 de março de 2011

Época das Bruxas (2011)

Sinopse: Séc. XIV. Um grupo de cavaleiros transporta uma rapariga, suspeita de bruxaria, até um mosteiro onde irá ser julgada pelos monges. Mas a viagem vai ser mais longa do que imaginavam.
Opinião: Tive sérias reticências relativamente a este filme, não por Nicolas Cage mas mais pelo facto de ser classificado como fantasia… No entanto, foi uma agradável surpresa perceber que afinal tinha mais cenas gore que o que pensava.

A história começa no século XIV, época das cruzadas e em que a igreja católica abusava do poder que tinha condenando quem bem entendesse como hereges, bruxas e inimigos de Deus. Behmen (Cage) e Folsen (Perlman) são dois cavaleiros das cruzadas, amigos de longa data que decidem abandonar a sua missão por considerarem que as suas batalhas já não eram bem em nome de Deus. Na sua jornada, vão parar numa cidade contaminada pela peste negra e que cujos habitantes consideravam ser obra de uma bruxa que tinham presa num calabouço. Ao serem reconhecidos como desertores, os dois amigos são confrontados com um pedido: levar a suposta bruxa até outra cidade para ser submetida a um julgamento justo.
A acção do filme não é nada de extraordinário, uma historia simples que acaba por prender pela curiosidade de saber o que vai acontecer à suposta bruxa. É de louvar a interpretação desta actriz, Claire Foy, que faz o seu papel com muita excelência: do ar de menina inocente depressa passa ao ar de bruxa demoníaca o que nos suscita dúvidas a nós e ao protagonista Nicolas Cage. Os restantes actores nada a apontar, papel normalíssimo, diálogos sem grande conteúdo salvo algumas piadas felizes. Adorei os cenários sombrios que conferiram um grande suspense em certas situações e a caracterização das várias personagens especialmente no final. O final precisamente foi mais ou menos o esperado, mas não poderei adiantar mais pois corro o risco de *spoiler*.

Nota: 6/10

2 comentários:

wookie disse...

Dar 6 a este filme parece-me muito! Até à cena em que a bruxa se transforma, estava tudo bem, mas a partir daí é sempre a descer, pelo menos para mim!

Dark Lady disse...

Eu confesso que até gostei do filme, apesar de algumas partes estarem fantasiosas demais.
A minha nota de 6, bom, para dar 4 seria nota negativa e eu não considerei o filme dessa forma. Dar 5 seria algo indefinido, nem bom nem mau, e como também não considerei isso, optei pelo 6 :D