domingo, 19 de junho de 2011

Respire (2011)

Sinopse: Os antigos romanos acreditavam que a alma escapa de um corpo no último suspiro, e que este tinha o poder de curar doenças e prolongar a vida. Em 1930, o Dr. Robert Kaminsky dedicou a sua vida a descobrir como aproveitar este poder. Susan Jordan é dona de uma loja de novidades e um dos seus itens é uma caixa antiga, que pertenceu ao Dr. Kaminsky, o que desperta o interesse de dois homens: Raif Collins, que espera que o seu conteúdo possa salvar a sua irmã da morte, e Alex Poe, cujas motivações são mais misteriosas. Susan então depara-se numa perigosa luta para proteger a caixa e os segredos que ela guarda.


Opinião: Filme de terror? Pronto está bem, tem meia dúzia de facadas, algum sangue e cuspidelas de dentes mas para terror a sério falta um bocado. No entanto este filme não é mau. Achei a história excelente que não tendo muito gore, conseguiu prender-me do princípio ao fim e até passei um bom serão. A acção começa com um regresso ao passado, há 75 anos atrás, com um médico que às portas da morte por ter sido baleado pede à mulher para ir buscar uma caixa que contem um líquido azul. Dá este líquido ao moribundo e de seguida com um tubo de ensaio apanha o ultimo fôlego do homem. Daqui transporta-nos durante alguns períodos da história, muito interessantes devo dizer, pelos quais a tal caixa passa e pelas mãos que passou até chegar ao presente e à personagem principal, uma antiquária com uma doença terminal. Quando a começam a contactar por causa da célebre caixa e um diário, Susan percebe que há um mistério de extrema importância relacionado com o que se encontra dentro da caixa.
Mais do que isto não posso revelar pois estaria a estragar por isso a acrescentar tenho apenas os diálogos que por vezes deixam a desejar e certos aspectos relacionados com o mistério da caixa que podiam ter sido mais explorados de forma a tornar o filme ainda mais cativante em termos de história. Aconselho, avisando que gore é pouco ou nada…

Nota: 6/10

Shadow (2009)

Sinopse: Depois de defender uma rapariga de uns indivíduos, ambos são perseguidos pela floresta, onde eles têm que salvar as suas vidas...atingindo o filme uma sequência de eventos que o vai surpreender....

Opinião: Este não superou expectativas nenhumas. Tendo em conta a sinopse parecia mais um dos filmes “vão ser perseguidos e torturados e etc”. De facto não é bem isso, e com o avançar do filme e ao serem apanhados pelo assassino muita coisa começa a precisar de explicação e esta não aparece. Motivação do assassino? Para que servem as “situações” (chamemos-lhe assim, não quero revelar demais) a que ele sujeita as suas vítimas? O que significam muitas das claras alusões à II Grande Guerra? De início pensei que fosse pelo facto da personagem principal ser um soldado americano que participou da guerra no Iraque e então haveria alguma ligação nesse sentido. Mas o final do filme revela que nada tem a ver com nada. Na realidade notei alguns “recados” por parte do realizador/produtor, digo eu, aos grandes lideres americanos mas isso posso ser eu…
Gore quase nada, uma cena ou outra de tortura mas que não revela nada, o senhor grita e nós imaginamos o que lhe está a acontecer.
Para quem não tem mais nada interessante para fazer pode dar uma olhada a este filme.

Nota: 4/10

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Needle (2010)

Sinopse: Um estudante universitário herda uma máquina antiga do seu pai e resolve mostrá-la ao grupo de amigos. Mas a máquina desaparece misteriosamente e Ben fica desesperado para recuperá-la. Não demora muito para que os amigos de Ben sejam mortos por um invisível e vingativo assassino. A partir de então, Ben reúne-se com o seu irmão para que juntos possam encontrar a máquina e descobrir a identidade do assassino, antes que eles também se tornem vítimas!

Opinião: É um filmezinho que dá para entreter, a história é interessante e desenrola-se de forma a nos prender à acção. Embora seja mais um para se juntar ao típico filme de grupo de adolescentes em que metade morre, outra metade sobrevive e há o coitadinho do grupo que é o herói e o motivo pelo qual as mortes estão a ocorrer, não deixa de ser um filme que promete. O defeito deste filme é que teve um realizador que não o executou da melhor forma. Os actores, nenhum conhecido, não são maus de todo, os diálogos são mais ou menos mas sem grandes disparates e o gore está óptimo e com um melhor aproveitamento tinha sido perfeito. Tenho a apontar o actor que faz de Marcus, irmão de Ben, personagem principal, que eu não entendi muito bem. O homem parece que anda com cara de gozo em relação a tudo e não se percebe muito bem os tão bons connects que tem com a polícia uma vez que chegou há poucos dias à cidade...
A revelação do assassino, que para mim não tinha sido claro até ao momento, foi mesmo surpreendente. Creio apenas que a história podia ter sido mais bem aproveitada pois era muito boa.

Nota: 5/10