terça-feira, 23 de outubro de 2012

Os Diários de Chernobyl (2012)


Sinopse: «Os Diários de Chernobyl» acompanha um grupo de seis jovens turistas que resolve fazer um tipo de turismo alternativo, contratando um guia pouco convencional. Ignorando todos os avisos, o guia leva-os para a cidade abandonada de Pripyat, onde viviam os operários do reactor nuclear de Chernobyl e que agora não passa de uma cidade fantasma, 25 anos após o desastre. Depois de uma breve exploração nas ruínas da cidade, os jovens acabam perdidos, descobrindo que, afinal, não estão sozinhos…


Opinião: Li demasiadas opiniões negativas relativamente a este filme e foi talvez por isso que demorei tanto para o visionar, apesar da minha curiosidade natural uma vez que é relacionado com um acontecimento histórico.
Gostei muito do filme apesar dos clichés e de alguns diálogos mais fracos. Os actores são até bastante bons com destaque para o guia do grupo, que a meu ver era uma personagem a ser mais desenvolvida e uma mais-valia na acção do filme.
Há mesmo muito pouco gore mas o ambiente criado com a cidade abandonada de Pripyat com o saber que ali não chega ajuda dá-nos uma boa dose de ansiedade e medo.
Vi algumas criticas a algumas partes dos diálogos em que é explicado por alto o que foi Chernobyl. A meu ver, acho de louvar a preocupação da realização e produção pois acredito que exista muito boa gente que não sabe o que passou.
De uma forma geral, existiam pontos a ser explorados (como as supostas lendas urbanas) e o encontro do grupo no início do filme podia ter sido feita com mais credibilidade. Não consegui deixar de o associar a The Hills Have Eyes.
Um bom filme.

Nota: 7/10

Sem comentários: