domingo, 5 de agosto de 2012

Casa Silenciosa (2011)


Sinopse: “Casa Silenciosa” é um remake americano de “La Casa Muda”, um filme de terror uruguaio que causou bastante sensação pelos diversos festivais por onde passou. Sarah visita com o pai e o tio a velha casa de férias de família para retirar os últimos pertences para colocar a casa à venda. Mas à medida que começa a arrumar os primeiros objetos, estranhos eventos começam a ocorrer e Sarah fica trancada dentro da velha casa. Sem contacto com o mundo exterior e sem saída, o pânico transforma-se em terror numa intensidade que ameaça a sanidade mental de Sarah. Afinal o que é real?

Opinião: Como até achei La Casa Muda, um filme interessante embora com as suas falhas, julguei que um remake Americano lhe desse uma nova cara e cobrisse as falhas do filme uruguaio mesmo porque financiamento foi quase nulo.
Pois este Casa Silenciosa é a prova de que nem sempre o dinheiro e a visão mais ampla (supostamente) tornam as coisas melhores.
A acção segue na mesma linha, com mais diálogos e algumas alterações na forma como a casa surge à protagonista que se tornam mais lógicas do que no filme original.
No entanto, a casa, a luz, a fotografia é muito mas muito melhor no filme uruguaio. Neste filme são raros os momentos em que a protagonista fica totalmente às escuras e com a iluminação apenas de uma candeeiro, ao contrário de La Casa Muda em que a maior parte das vezes a iluminação vem apenas do candeeiro e sem qualquer luz adicional o que torna o quadro mais assustador.
Neste remake preocuparam-se em esclarecer melhor a história e o segredo da família e esqueceram-se um pouco do ambiente que lhe devia ter permanecido do filme original.
Aconselho o visionamento mas apenas para comparação ao low-budget uruguaio.


Nota. 3/10

Sem comentários: