domingo, 10 de março de 2013

A Descida (2005)

Sinopse: Passado um ano de um trágico e horrendo acidente, seis amigas voltam a encontrar-se para a sua viagem anual, desta vez para uma parte remota das montanhas Apalaches. Já bem dentro da caverna, dá-se o desastre e uma rocha cai, bloqueando o caminho de volta à superfície. As raparigas descobrem que a líder da exposição, a imprudente Juno, as levou a uma gruta inexplorada, de onde ninguém as virá salvar. 
O grupo separa-se e põe-se a caminho na esperança de encontrar uma saída. Mas, existe mais qualquer coisa a observar debaixo da Terra (uma raça de monstros humanóides, que estão adaptados perfeitamente à vida na escuridão). À medida que as amigas percebem que são elas as presas, libertam o seu instinto mais primordial numa guerra contra um horror inexplicável - que ataca sem aviso, de novo e de novo e de novo…

Opinião: Um filme que prova que o mais assustador não é aquilo que se vê mas sim aquilo que não se vê. Rodado em apenas sete semanas, A Descida é um filme que mistura The Hills Have Eyes com The Cave.
A acção começa de forma muito natural com um grupo de amigas exploradoras que se deslocam no seu encontro anual para explorar uma gruta. O suspense começa a ser construído de forma muito subtil, todos percebemos que há algo errado mas não sabemos exactamente o quê. Depois da revelação da líder de que se encontram numa gruta inexplorada o pânico é crescente aliado ao que espreita no escuro e que começa a atacá-las. 
O ambiente de gruta é explorado sublimemente com efeito de câmara e jogos de luzes e é de facto muito assustador e tenso.
As actrizes também fazem um bom trabalho com bons diálogos sem cair no cliché.
Recomendo.

Nota: 7/10

Sem comentários: