Sinopse: Mary e Percy apaixonam-se e, para horror da família de Mary, decidem fugir juntos. É durante a sua estadia na casa de Lord Byron que a ideia para a criação de Frankenstein toma forma quando um desafio é lançado a todos os hóspedes para criarem um conto de terror. No entanto, a sociedade daquele tempo ainda não está preparada para aceitar e reconhecer o valor de mulheres escritoras. Com apenas 19 anos, Mary é forçada a confrontar-se com estes preconceitos, tanto para proteger o seu trabalho como para forjar a sua identidade. A história de Mary Wollstonecraft Godwin — autora de "Frankenstein”, um dos romances góticos mais famosos de sempre — e a sua intensa e tempestuosa relação com o conhecido poeta romântico Percy Shelley.
Opinião: Mary Shelley é uma das escritoras que bastante admiro, não só pela tão bem conhecida obra de Frankenstein mas pela sua força interior como mulher, feminista e uma especialista em romper valores e princípios da Inglaterra do século XVIII. Não tinha ainda visionado este filme sobre a sua vida e aproveitei a ocasião da Celebração do Bicentenário de Frankenstein (1818) pelo MOTELX para visionar este filme.
A acção inicia-se com a vida de Mary antes de escrever a sua obra mais famosa e dando conta dos factos e situações que se foram passando na sua vida que levaram à escrita de Frankenstein. Naturalmente, embora biográfico, este filme não deixa de ser ficção e dramatiza em muito os factos ocorridos na vida de Mary bem com os seus sentimentos mas é, no entanto, bastante preciso.
Para quem não conhece a vida de Mary mas aprecia a sua obra, este é um romance gótico a não perder.
Nota: 7/10
Sem comentários:
Enviar um comentário