quarta-feira, 25 de abril de 2018

A Rapariga no Nevoeiro (2017)

Sinopse: O agente especial Vogel é enviado para uma aldeia isolada num remoto vale montanhoso para investigar o caso de um desaparecimento de uma jovem de dezasseis anos.



Opinião: Donato Carrisi é um magnifico escritor italiano de policiais que me conquistou com o seu primeiro best seller Sopro do Mal. Rapidamente se tornou no meu preferido e como tal não podia perder a sua estreia na realização com uma longa baseada na sua própria obra literária.
A acção ocorre dentro de um estilo a que Carrisi já nos habituou nos seus livros, uma jovem desaparece e é chamado um agente especial para ajudar a deslindar o caso. Os ingredientes para o mistério estão lançados: uma aldeia remota, fanatismo religioso e todos parecem esconder algo. Este filme é algo lento precisamente como um livro, vai-nos dando a beber as pistas para que passemos estas duas horas a pensar e a decifrar o que aconteceu a Anna Lou e quem é o culpado, mas sem se tornar aborrecido pois ao longo do mesmo deparamo-nos com pequenas reviravoltas que nos vão aguçando a curiosidade.
A cinematografia não é nada de extraordinário mas é compensada pela prestação dos actores e principalmente pelo enredo. Não será um thriller para todos os fãs do horror mas fará certamente as delicias dos fãs de Carrisi que se estreou e muito bem como realizador e, esperemos, melhorando ainda mais a sua técnica.

Nota: 7/10

quinta-feira, 19 de abril de 2018

The Strangers - Predadores da Noite (2018)

Sinopse: A viagem de uma família sofre uma reviravolta perigosa quando chega a um remoto parque de bungallows, onde se vai encontrar com alguns parentes e o encontra misteriosamente deserto. Escondidos por detrás de uma profunda escuridão, três psicopatas mascarados irão testar os limites desta família, que vai lutar a todo o custo para sobreviver.


Opinião: Como fã do primeiro filme não podia perder a sequela de Os Estranhos ainda que as criticas não sejam tão favoráveis quanto isso.
A acção decorre dentro do estilo do primeiro filme, com os mesmos 3 psicopatas mas desta vez com uma família que tudo vai fazer para sobreviver. Também o espaço da acção deixa de ser confinado à uma casa como no primeiro filme e tem vários espaços onde decorrem as perseguições.
Sendo impossível não fazer comparações, embora seja um bom filme, perde muito no que diz respeito à construção da tensão e da ansiedade e apenas ganha em mais cenas gore.
Os actores são apenas mais ou menos e com pouco destaque bem como a cinematografia que salvo uma cena ou outra deixa a desejar. Os últimos vinte minutos deixam imenso a desejar bem como o final.
Para quem não viu o primeiro, vai gostar desta sequela mas para quem viu sairá desiludido com a perda de tensão, ansiedade e impotência que o primeiro filme impôs.

Nota: 6/10

domingo, 15 de abril de 2018

Lights Out - Terror na Escuridão (2016)

Sinopse: Quando Rebecca saiu de casa, ela julgou que tinha deixado os seus medos de infância para trás. Durante toda a sua vida, nunca teve realmente certeza do que era, ou não, verdadeiro assim que as luzes se apagavam… e agora o seu irmão mais novo, Martin, está a viver os mesmos inexplicáveis e aterradores episódios, que outrora testaram a sua sanidade e ameaçaram a sua segurança. Uma entidade assustadora, com uma misteriosa ligação à mãe dos irmãos, Sophie, reaparece. Assim, à medida que Rebecca aprofunda a investigação e chega mais perto de desvendar a verdade, as suas vidas passam a estar em perigo… assim que as luzes se apagam.


Opinião: Conhecendo a curta-metragem apresentada pelo realizador (podem vê-la aqui: Lights Out Curta), a premissa para um bom filme estava dada e a grande expectativa estava já construída.
Em termos de acção, o conceito está interessante, no entanto acho que lhe falta um pouco de construção inicial com vista a envolver um pouco mais o espectador. O ambiente de tensão resulta na primeira meia hora de filme mas depois torna-se repetitivo e de pouco interesse. A acção atinge o ponto do aborrecido e alguns momentos são até ridículos. As personagens são mais ou menos bem como o guião.
Com tanto potencial, é uma pena que a tentativa de colocar tantas ideias na longa metragem tenha desviado 

Nota: 5/10

sábado, 14 de abril de 2018

Foge (2017)

Sinopse: Agora que Chris e a sua namorada Rose chegaram ao ponto da relação em que se apresenta a família, ela convida-o a passar o fim de semana em casa dos seus pais, Missy e Dean. À primeira vista, Chris vê o comportamento excessivamente condescendente da família como tentativas nervosas de lidar com o relacionamento inter-racial da filha, mas com o avançar do fim de semana, uma série de descobertas, cada vez mais perturbadoras, levam-no a uma verdade que ele nunca poderia imaginar...


Opinião: Apesar de não ter ficado muito impressionada com o trailer e sinopse, um filme de terror nomeado para os Óscares e tendo efectivamente ganho o Óscar de melhor argumento original tem de ser visionado.
A acção centra-se no facto de Rose apresentar um namorado negro, Chris, aos pais fazendo menção de que não lhes disse que Chris era negro. Peele aproveita-se desta situação com mestria causando alguma tensão no espectador desde o início. Para além da tensão, Peele consegue fazer-nos chegar um pouco de comédia e momentos de vergonha alheia.
A cinematografia está muito boa mas o que ajuda realmente ao sucesso deste filme são os magníficos actores que fazem um trabalho impecável.
A minha impressão inicial mantém-se, continuo a achar que o filme não é nada de especial mas tem vários factores que o tornam digno do visionamento.



Nota: 6/10

sexta-feira, 13 de abril de 2018

A Maldição da Casa Winchester (2018)


Sinopse: Num terreno isolado, a 80 quilómetros de São Francisco, encontra-se a casa mais assombrada do mundo. Construída por Sarah Winchester, herdeira da fortuna dos Winchester, é uma casa infindável. Construída de forma maníaca e incessante, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, ao longo de décadas, ergue-se por sete andares e contém centenas de quartos. Para quem vê de fora, parece um monstruoso monumento à loucura de uma mulher. Mas ela não constrói para si, para a sua sobrinha ou para o atormentado Doutor Eric Price por ela convocado para a casa. Está a construir uma prisão, um asilo para centenas de fantasmas vingativos, e os mais aterradores deles têm contas a ajustar com os Winchester...

Opinião: Baseado na história verídica de Sarah Winchester, nem de propósito obcecada com o número 13, este filme era bastante aguardado e com muita expectativa.
A acção começa com um pequeno retrato do médico Eric Price, viciado em láudano e em sofrimento com a morte da sua mulher, que é chamado pelos sócios de Sarah Winchester para avaliar o seu estado de sanidade com vista a conseguirem os 51% que ela detém na empresa de armas. Até nos ser apresentada Sarah Winchester, é construído um clima de tensão e curiosidade relativamente a ela; após a conhecermos, todo o resto da acção não traz nada de inovador e não acrescenta nada de especial relativamente à história original. Com apenas alguns sustos, fica o sentimento de faltar mais qualquer coisa.
A cinematografia é interessante, grande parte da acção passa-se dentro desta casa vitoriana tão peculiar, e a nível de actores só o papel de Helen Mirren merece algum destaque.
Será de salientar a clara alusão/crítica ao uso livre de armas nos Estados Unidos, tema tão inflamado nos dias que correm.

Nota: 6/10

13 filmes para ver na Sexta-feira 13

A Sexta Feira 13 é um dia cheio de superstição onde mil e uma coisas assustadoras podem acontecer. Já pensaram em como tirar vantagem de um dia como este? Como o tempo para hoje promete, aqui ficam 13 sugestões (alguns clássicos) sendo que apenas uma delas vos obriga a sair de casa 😁


1. O Exorcista (1973)

Em Georgetown, Washington, uma actriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está a ter um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que é também um psiquiatra, e este chega à conclusão de que a menina está possuída pelo demónio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismos, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.





2. Insidious (2010)

Josh e Renai vivem felizes, com o seu filho de três anos de idade. Quando a tragédia atinge a criança, Josh e Renai começam a ter experiências que a ciência não consegue explicar.






3. Shining (1980)

Jack Torrance, sua esposa e o filho mudam-se para um enorme hotel para cuidar da manutenção durante o inverno. Mas, desde a chegada, Jack começa a apresentar transtornos de personalidade, ao mesmo tempo que ocorrem fenómenos paranormais.






4. Sinister - Entidade do Mal (2012)

Ethan Hawke interpreta o papel de um autor de romances policiais que descobre uma caixa cheia de misteriosos e perturbadores filmes caseiros, o que mergulha a sua família numa experiência aterradora de horror sobrenatural.





5. A Semente do Diabo (1968)

Rosemary e o seu marido mudam-se para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora ao lado. Esse casal logo invade a privacidade de Rosemary de forma que começa a incomodá-la. Mais tarde, após um pesadelo em que é possuída por um demónio, Rosemary está grávida e começa a desconfiar das pessoas, enquanto tenta proteger seu futuro filho.




6. Obturador Fatal (2008)

Depois de Ben (Joshua Jackson) e Jade (Rachael Taylor), o recém casal oriundo de Nova Iorque, chegarem ao Japão para o mais recente trabalho fotográfico de Ben, descobrem perturbadores reflexos fantasmagóricos de uma jovem mulher nas suas próprias fotografias. Esta inexplicável "imagem espírita" pode estar ligada ao passado de Ben, mas a jovem mulher está determinada a assombrar também o futuro do casal, numa implacável vingança para a qual não há saída.




7. Psico (1960)

Marion Crane e Sam Loomis são amantes mas não podem casar-se por falta de dinheiro. Um dia o patrão de Marion encarrega-a de depositar no banco 400 mil dólares que acabara de receber dum cliente. Marion vê assim a possibilidade de resolver os seus problemas financeiros, decidindo fugir com o dinheiro, mas, e em virtude do mau tempo, é forçada a parar num motel no caminho. O grande clássico de Alfred Hitchcock, que inclui a mítica cena do chuveiro, e que iniciou a moda dos «serial killers» no cinema.





8. Nem Respires (2016)

Três jovens ladrões decidem fazer um último golpe juntos, um assalto à casa de um homem cego abastado. Depois de criarem o plano perfeito, arrancam para aquele que julgam ser o assalto mais simples que já levaram a cabo. Mas estão enganados. O dono da casa esconde vários segredos e vai-se revelar um grande obstáculo para eles. 




9. O Génio do Mal (1976)

Um diplomata americano preocupado em não chocar a esposa, em virtude da morte do seu filho ao nascer, oculta-lhe o facto e adopta um recém-nascido de origem desconhecida. Mortes misteriosas começam a cercar a família do homem, que sem saber, pode estar a criar o Anticristo em pessoa.






10. Terror nas Montanhas (2006)

Uma família americana dos subúrbios é aterrorizada por um bando de psicóticos, que vivem isolados no deserto e perderam todo o contacto com a civilização.






11. Carrie (1982)

Carrie White é uma adolescente solitária. Ela sofre constantemente com os abusos da mãe, uma mulher religiosa, e dos colegas da sua escola. Aos poucos, a jovem vai perdendo a sanidade mental, até que descobre os seus poderes telecinéticos. A noite da formatura está a chegar e tudo pode acontecer.





12. A Última Casa à Esquerda (2009)

Na noite em que chega à remota casa de Collingwood, Mari e a sua amiga são raptadas por um presidiário fugitivo e pelo seu grupo. Aterrorizada e deixada como morta, a única esperança de Mari é conseguir regressar a casa, para junto dos seus pais, John e Emma. 





13. A Maldição da Casa Winchester (2018) 

Num terreno isolado, a 80 quilómetros de São Francisco, encontra-se a casa mais assombrada do mundo. Construída por Sarah Winchester, herdeira da fortuna dos Winchester, é uma casa infindável. Construída de forma maníaca e incessante, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, ao longo de décadas, ergue-se por sete andares e contém centenas de quartos. Para quem vê de fora, parece um monstruoso monumento à loucura de uma mulher. Mas ela não constrói para si, para a sua sobrinha ou para o atormentado Doutor Eric Price por ela convocado para a casa. Está a construir uma prisão, um asilo para centenas de fantasmas vingativos, e os mais aterradores deles têm contas a ajustar com os Winchester...



terça-feira, 10 de abril de 2018

The Presence (2010)

Sinopse: Uma mulher viaja para uma cabana isolada e é perseguida por um fantasma. Quando o seu namorado chega, ela começa a ter um comportamento irracional e os limites entre sanidade e possessão se confundem.



Opinião: Embora com uma avaliação bastante baixa no IMDB, decidi visualizar este filme uma vez que é protagonizado por Mira Sorvino, uma das minhas actrizes preferidas.
A acção começa com uma escritora que procura refugio numa cabana onde passou a sua infância e onde não se encontra sozinha. A primeira hora do filme não tem praticamente diálogo e é neste silêncio que se cria o ambiente perfeito e fantasmagórico. Tudo se altera com a chegada do namorado da jovem, claramente espaçoso e inconveniente e cuja presença vem "atiçar" o fantasma.
A mensagem que este filme tenta passar não deixa de ser interessante mas pode tornar-se para alguns um pouco aborrecido e lento.
A cinematografia é espectacular e a prestação dos actores não é má, no entanto a acção é muito lenta.
Um thriller simpático sem nada de extraordinário a apontar.

Nota: 6/10

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Um Crime no Expresso do Oriente (2017)

Sinopse: Baseado no best-seller de Agatha Christie, "Um Crime no Expresso do Oriente" conta a história de treze estranhos presos num comboio e onde todos são suspeitos. Um homem a correr contra o tempo para resolver o enigma antes que o assassino ataque novamente.


Opinião: Foi com alguma dificuldade que me decidi a visionar esta longa e foi também com alguma dificuldade que sobrevivi a estas quase duas horas de filme. Tudo devido a Kenneth Branagh como Hercule Poirot.
A acção começa com uma pequena introdução a Poirot no Muro das Lamentações, no meu entender absolutamente desnecessária. Após o embarque deste manancial de excelentes actores no comboio e de os mesmos nos serem apresentados, a acção torna-se um pouco aborrecida talvez porque, no meu caso, já conheça a história e falhe na expectativa de quem será o assassino.
A cinematografia é excelente com especial destaque para as paisagens do lado de fora do comboio. Os actores, embora de renome, não têm assim uma prestação tão espectacular quanto isso.
O esforço de Branagh é de louvar mas com tantos livros de Agatha Christie que poderiam ser adaptados, penso que poderia ter escolhido um outro ao invés de jogar pelo seguro. Apesar de todas as adaptações deste livro, arrisco a afirmar que o Poirot definitivo se fixou em David Suchet.

Nota: 5/10