sábado, 30 de julho de 2011

The Ward (2010)

Sinopse: Kristen é encontrada pela polícia, desorientada e amnésica, após ter incendiado a casa em que vivia. É levada para um sanatório, onde conhece outras jovens igualmente perturbadas. Após diversas ocorrências estranhas, Kristen convence-se de que o local está assombrado. Incapaz de convencer o pessoal médico da instituição, não desistirá de provar a sua teoria ao mesmo tempo que luta pela vida das companheiras de ala e pela sua própria.


Opinião: Uma vez que se trata de um filme de John Carpenter que por sua vez já não nos presenteava como uma longa metragem há 10 anos, a expectativa era mais do que grande, ainda para mais quando o mesmo vai ser apresentado no MOTELx 2011. O facto é que o filme deixa um pouco a desejar se tivermos em conta a obra do mestre em filmes como Halloween ou The Fog.
A história começa com Kristen, uma jovem que acaba de pegar fogo a uma casa isolada, que é levada para um hospital psiquiátrico onde conhece outras jovens, cada uma delas com características especiais, e onde ela própria se sente lúcida e sem saber o motivo da sua estadia ali. Os primeiros 60mn de filme são muito parados mas nota-se, no entanto, a mestria de Carpenter na criação do ambiente certo, o fazer o espectador sentir exactamente o que se deve sentir num local como aquele. Os aparecimentos do fantasma que assombra aquela ala estão no mínimo brutais. O restante do filme já toma um ritmo bem mais animado que parece querer recuperar a energia que não houve de início. Aqui gore tem pouco ou nada mas compensa na tensão especialmente no final do filme.
construção das personagens está muito boa embora a personagem de Kristen pudesse ser mais aprofundada. Tenho a noção no entanto que a ideia não seja aprofundar esta personagem tendo em conta a reviravolta final do filme. Confesso que não estava à espera deste final que apesar de não ser nada de espectacular consegue surpreender e muito pela positiva. A acção, história, evolução do filme estão excelentes embora, volto a salientar, não seja nada de especial e estivesse à espera de bem mais do mestre.
Um filme bom que me parece mais de um realizador a querer imitar Carpenter do que dele mesmo.

Nota: 6/10

Estreia em Portugal: 08 Setembro 2011

1 comentário:

pinkas disse...

Lembrei-me demasiadas vezes do Sucker Puch enquanto via o filme..Talvez pela expectativa,fiquei bastante desiludida,os ingredientes eram bons mas o cozinheiro estava enferrujado...