sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os Olhos de Júlia (2010)

Sinopse: Júlia, uma mulher que sofre de uma doença degenerativa da vista, encontra a irmã gémea Sara, que já cegara devido ao mesmo problema, enforcada na cave da sua casa. Apesar de tudo apontar para que se trate de suicídio, Júlia decide investigar o que ela intuitivamente sente ter sido homicídio, penetrando num mundo obscuro que parece esconder uma misteriosa presença. À medida que Júlia começa a desvendar a terrível verdade acerca da morte da irmã, a sua visão vai-se deteriorando, até que uma série de mortes e desaparecimentos inexplicáveis se cruzam no seu caminho... 


Opinião: Os Olhos de Júlia não vem acrescentar nada de novo ao género mas é no entanto um filme bom que nos mantém presos ao ecrã nestas quase duas horas de filme. 
Tal como figura na sinopse, Júlia encontra a irmã gémea enforcada na cave de sua casa e ao achar estranho o suicídio da irmã decide investigar um possível crime. À medida que tudo se desenrola, Júlia vai descobrindo mais acontecimentos estranhos e perdendo a visão ao mesmo tempo com a mesma doença de que padecia a irmã gémea. 
O ambiente deste filme é excelente. Na primeira hora de filme o realizador foi um mestre ao nos confundir entre o ambiente negro, paranormal e a realidade, deixando-nos na dúvida se estamos na presença de alguém real ou de um espírito mau. Os actores são muito bons, com especial destaque para a protagonista que faz o papel das duas irmãs (embora uma delas com poucas aparições). 
A história está muito bem pensada, apesar de apresentar alguns clichés habituais dos filmes de terror/thriller, como a polícia começar a não levar as queixas de Júlia a sério ou as habituais corridas a fugir ou perseguir não se sabe bem o quê. 
Confesso que tive alguns vislumbres e misturas em algumas cenas de O Projecto Blairwitch e outros filmes do género e de Abandoned, um filme que é a perfeita teoria da conspiração. Para os mais ansiosos, o final do filme tem umas três ou quatro cenas mais gore para fazer as suas delícias mas não é no entanto um grande final, tendo bastante potencial para ser mais interessante e acompanhar a primeira hora de filme. 
É um bom filme para entreter. 

Nota: 7/10 

Sem comentários: