quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Noite dos Mortos-Vivos (2013)


Sinopse: Com um novo elenco “Evil Dead - A Noite dos Mortos Vivos" é um filme de arrepiar que combina toda a emoção e sanguinolência do aclamado original, com uma série de chocantes twists. Mia, uma jovem cuja vida foi marcada por perdas e dependência, convida o seu irmão David, a namorada deste Natalie e os seus amigos de infância Olivia e Eric para uma cabana rústica de família para a ajudarem a superar os seus demónios. Na cabana, Mia destrói toda a sua reserva de drogas na frente dos seus amigos. No interior da cabana, eles ficam chocados ao descobrir que esta foi arrombada e que o porão foi transformado num grotesco altar rodeado de dezenas de animais mumificados. Eric fica fascinado com um livro antigo que encontra. Encantado com o seu conteúdo misterioso, ele lê o livro em voz alta, sem nunca pensar nas consequências que está prestes a desencadear. Com a dependência de Mia a piorar, ela tenta fugir mas volta atrás depois de ter uma assustadora visão. Na cabana, o seu comportamento torna-se tão violento que os seus amigos vêem-se forçados a prendê-la. Presos na cabana devido a uma perigosa tempestade, começam a virar-se uns contra os outros. Conforme a brutalidade dos seus ataques aumenta, David é confrontado com uma escolha inimaginável.


Opinião: Evil Dead um dos filmes mais aguardados mas também um dos que já está a receber as mais duras criticas a meu ver sem sentido. O espírito que devemos levar para este filme é aquele de um remake com uma visão modernizada e com recurso a quase tudo aquilo que os originais não tiveram possibilidade. Certas cenas clássicas do original continuam a ser retratadas embora num outro enquadramento.
Em termos de acção, uma das grandes novidades, por comparação ao original, é o motivo porque se encontram na cabana. Mia é uma jovem toxicodependente que com a ajuda do irmão e dos amigos vão para a cabana para ajudá-la a livrar-se da dependência da droga. Este pormenor adiciona alguma profundidade às personagens principais mas os outros permanecem sem grande interesse. Os actores não são grande coisa e algumas personagens não suscitam pena nenhuma com especial destaque para Eric que ainda por cima foi o que custou mais a morrer. Natalie é também uma personagem praticamente inútil uma vez que pouco ou nada diz. 
Outra novidade é o estudo mais aprofundado do Livro dos Mortos que a meu ver não era necessário ser retratado de forma tão explícita. Muitas vezes o que fica à nossa imaginação tem um efeito mais tremendo.
Sem a componente cómica dos originais, este filme traz consigo todo o gore possível e inimaginável e vai certamente satisfazer os fãs do chamado “torture-porn”.
De uma forma geral, considerei o filme muito bom, assustador, com muito gore, uma historia diferente mas credível. Pontos contra tenho de mencionar a reviravolta final que podia ter sido diferente e que, para mim, se tornou ate ridículo ao ponto de quase desejarmos que acabassem logo com aquilo.
Este Evil Dead é, como sempre prometeu, uma nova visão sob o original mas abstenhamo-nos de grandes comparações: são obras diferentes em tempos diferentes ambas com o seu estilo próprio e que partilham alguns pontos comuns.

Nota: 9/10

Sem comentários: