sexta-feira, 7 de setembro de 2018

A Filha (2003)

Sinopse: Ricardo Monteiro tem 45 anos e é um mediático produtor e apresentador de televisão. Acaba de ganhar a Estrela de Ouro para o programa mais popular do ano quando recebe um ultimato da sua filha, Leonor: se ele não voltar para casa a tempo de celebrar o aniversário dos seus 18 anos, nunca mais a verá. Ao chegar a casa, depara-se com o apartamento vazio e a filha desaparecida. Ricardo pensa tratar-se de um jogo, mas na ausência de telefonemas e mensagens começa a preocupar-se. Outra rapariga, mais ou menos da idade de Leonor, Sara, diz poder ajudar a encontrá-la. Mas Sara vai descobrir da pior forma as razões que levaram Leonor a fugir de casa.

Opinião: Não conhecia este filme português e o MOTELX providenciou esta excelente oportunidade. De 2003, com o falecido actor Nuno Melo serve um tributo ao mesmo e apresenta Solveig Nordlund, realizadora sueca a viver em Portugal.
A acção inicia com Ricardo, produtor de televisão muito envolvido na sua profissão e que aparentemente negligencia a sua filha que lhe faz um ultimato: ou ele vem para casa ou desaparece para sempre. Sempre num pânico crescente devido ao desaparecimento da filha, Ricardo começa a denotar algumas reacções estranhas.
Este é claramente um thriller psicológico muito bem elaborado com a performance habitual que Nuno Melo nos habituou e uma fabulosa actuação de Joana Bárcia. Embora lhe falte alguns elementos visuais mais agressivos, penso que o que é deixado à nossa imaginação é bem mais perturbador.
Um filme português a não perder.

Nota: 8/10

Sem comentários: