sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Tumbbad (2018)

Sinopse: Índia, século XIX: nos arredores de uma aldeia decrépita chamada Tumbbad vive Vinayak, o filho bastardo do chefe da aldeia, obcecado com um tesouro ancestral mítico. Vinayak suspeita que o segredo resida na sua bisavó, uma bruxa amaldiçoada que dorme há séculos. Ao confrontá-la, é colocado de forma imediata frente a frente com o guardião do tesouro, um deus maléfico que há muito não acordava. Um simples desejo de encontrar umas moedas rapidamente escala para uma missão descontrolada que dura várias décadas. "Tumbbad" é um filme de terror de época que nos chega directamente da Índia, a primeira obra de RahI Anil Barve e co-realizada por Adesh Prasad. Estreou na semana da crítica da 75ª edição do festival de Veneza.

Opinião: Com uma sinopse interessante e uma avaliação de IMDB bastante elevada, achei que este filme vindo de terras indianas era merecedor da visualização.
A acção é baseada numa lenda indiana e acompanha Vinayak, um rapaz que vive obcecado com um tesouro escondido que poderia melhorar a sua vida numa índia sob domínio dos ingleses. Em idade adulta regressa a Tumbbad em busca da bisavó e descobrir como chegar a este tesouro. A cinematografia deste filme é espectacular, a história absolutamente bem escrita e ainda nos presenteia com uma reflexão sobre alguns aspectos sociais. De facto, no meio de tantos "cortar/copiar/colar", Tumbbad é uma pérola com todos os elementos necessários a uma história de sucesso.

Nota: 8/10

Sem comentários: