quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O Terramoto (2018)

Sinopse: Anos após sobreviverem a um violento tsunami nos fiordes, Kristian Eikjord e a sua família vêm-se novamente no centro de outro desastre natural. Desta vez, é o solo debaixo de Oslo que está em causa. Para geólogos como Kristian, o estudo sísmico diário prova que um evento catastrófico pode acontecer a qualquer momento e por isso, enfrenta uma corrida contra o tempo para tentar salvar a sua família desta catástrofe iminente. Baseado no medo de um terramoto idêntico àquele que atingiu Oslo em 1904 e do facto da Noruega ser o país com maior actividade sísmica do norte da Europa, “The Quake” é a sequela do êxito “The Wave” (MOTELX 2016). Foi novamente campeão de bilheteira no país natal, tornando a Noruega no maior concorrente dos EUA ao nível dos disaster movies.

Opinião: Embora as opiniões se dividam entre os dois disaster movies, ambos são diferentes e ganham em diferentes aspectos.
A acção de O Terramoto é passada anos depois do primeiro filme, The Wave, e evoca o que aconteceu e as consequências psicológicas que houve nas personagens, enquanto se avizinha um possível novo desastre. Sendo as mesmas personagens, é fácil nos compadecermos do drama familiar que vivem. Um pouco mais lento e dentro da mesma ideia do primeiro filme, perde nos diálogos e nas decisões das personagens que no primeiro filme pareceram mais naturais no que diz respeito ao instinto de sobrevivência do ser humano. Também se alongam demais nos dramas interiores de cada um.
Uma produção mais elaborada e melhor cinematografia são, por outro lado, bem patentes.
Dois bons filmes a não perder.

Nota: 7/10

Sem comentários: