sexta-feira, 15 de abril de 2011

Órfã (2009)

Sinopse: A trágica perda espontânea do bebé de Kate e John, teve consequências devastadoras no seu casamento e Kate é constantemente atormentada por pesadelos e assombrada por demónios de seu passado. Lutando para recuperar alguma estabilidade nas suas vidas, o casal decide adoptar outra criança. No orfanato local, tanto John como Kate encontram-se estranhamente atraídos por uma jovem rapariga chamada Esther. No entanto, pouco depois de acolherem a criança, começam a acontecer uma série de estranhos eventos, levando Kate a crer que há algo de errado com Esther. Para garantir a segurança de sua família, Kate tenta mostrar a John e ao resto da família a verdadeira Esther. Mas ninguém acredita nela e pode ser demasiado tarde para todos...


Opinião: Este filme é absolutamente espectacular!! Há muito tempo que não via um filme de terror/thriller como este. A princípio o mote não é nada de especial, um casal com dois filhos que decide adoptar uma criança por a mulher ter perdido o bebé que esperava, mas a forma como é apresentado é brilhante! Pequenas acções secundárias que nos transportam para o psicológico das personagens e que ajuda a construir uma acção muito inteligente. Pontos que têm de ser salientados: Max a filha mais nova do casal é surda, e então é muito utilizada a linguagem gestual ao longo de todo o filme, é fantástico; a mãe Kate tem um desempenho excelente ao conseguir transmitir todos os problemas psicológicos pelos quais esta mulher passou e com os quais ainda sofre; e por fim Esther! A actriz, Isabelle Fuhrman, é qualquer coisa de fenomenal! Com apenas 11 anos, desempenha um papel deste tipo e com esta genialidade acho que é de por os olhos nesta miúda pois ela vai longe. Tudo é bem feito, a menina doce e excluída que a pouco e pouco vai mostrando os seus requintes de malvadez e o segredo que se esconde atrás de Esther que nos prende do princípio ao fim. Até os seus modelitos são espectaculares. Apaixonei-me mesmo por Esther!
Este filme é a prova que um filme de terror não precisa ser feito de cenas gore e que pode ser inteligentemente concebido e com mérito. Tem gore, tem sustos, tem suspense, ficamos presos à cadeira dando até de vez em quando uns saltinhos, e ficamos realmente preocupados com a sobrevivência ou não das personagens. O segredo de Esther é brutal e o final é muito bom.
Recomendo vivamente mesmo!

Nota: 9/10

1 comentário:

Verovsky disse...

Adorei a tua opinião! Realmente este filme está fantástico e depois aquele twist final é brilhante! :D