domingo, 22 de maio de 2011

La casa muda (2010)

Sinopse: Laura e o seu pai Wilson hospedam-se numa casa para avaliá-la, já que o seu proprietário vai colocá-la à venda em breve. Eles passam a noite na casa para começarem o trabalho na manhã seguinte. Tudo parece ir bem, até que Laura ouve um barulho que vem de fora e fica cada vez mais alto no andar superior da casa. Wilson vai ver o que está a acontecer, enquanto ela permanece sozinha em baixo à espera que o pai volte. O enredo é baseado numa história verdadeira que aconteceu em 1944 num pequeno vilarejo do Uruguai. O filme mostra os últimos 78 minutos, segundo por segundo, em que Laura tenta sair de uma casa que esconde um segredo obscuro.

Opinião: Aqui está um low cost com quatro actores e acção passada numa casa de dois andares. Este filme foi filmado num take (segundo parece) com uma câmara de filmar emprestada, teve uma equipa técnica de 15 pessoas e consegue ser assustador!
Não desgostei do filme, acho que logo de inicio se estabelece uma clima de tensão, especialmente quando começam os barulhos na casa e Laura começa a investigar apenas com uma lanterna (a luz neste filme é fornecida apenas por duas lanternas). A qualidade da imagem é boa já a do som não se pode dizer o mesmo mas creio que é este estado de primitividade que ajuda ao clima criado. Sangue tem muito pouco ao contrário da publicidade que vi ser feita ao filme (muito sangrento e com muitos cadavéres --'). A caminho do final há uma reviravolta que acaba por desiludir e o final acaba por não ser muito interessante precisamente porque não se percebe muito bem o rumo que a história acaba por tomar. Tenho a louvar a actriz que faz de Laura pois as suas expressões caracterizam perfeitamente os sentimentos que vai sentindo ao longo do filme (uma vez que o diálogo se reduz a meia dúzia de frases). 
Aconselho o visionamento apenas pelo clima de tensão. História não tem grande interesse.

Nota: 5/10

Sem comentários: