domingo, 15 de setembro de 2019

Furie (2019) aka Get In

Sinopse: Paul Diallo, professor de história, vive uma vida tranquila com a sua mulher e filho. Certo Verão, empresta as chaves de sua casa à babysitter do filho e o seu namorado. Quando volta das férias, a família Diallo depara-se com a porta trancada. As fechaduras foram trocadas e os novos ocupantes afirmam que estão na casa deles. É nesta altura que o pacífico professor percebe que está num ponto sem retorno. É o início de uma batalha que irá pôr em causa o seu casamento, os seus valores e até a sua própria humanidade. A nova longa-metragem de Olivier Abbou revisita o género home invasion numa abordagem muito original baseado num caso verídico. Nos principais papéis encontramos Paul Hamy, o protagonista de “O Ornitólogo” de João Pedro Rodrigues.

Opinião: Filmes franceses nunca desiludem e este foi o escolhido por mim nesta edição do MOTELX 2019. É a segunda longa deste realizador e não tive oportunidade de ver a primeira pelo que embarquei mesmo às escuras neste filme.
A acção prende-se com uma situação caricata mas passível de acontecer: uma família vai de férias e empresta as chaves à babysitter do filho pois a mesma está com problemas de habitação. Quando regressam, a jovem e o marido ocuparam a casa afirmando-se como inquilinos ficando a família sem poder entrar em casa e com a lei do lado dos inquilinos. O desespero é bem transmitido todos nós, o terror de ficarmos sem a nossa casa, a par com o facto de se tratarem de uma casal em crise.
Este realizador mistura várias questões nesta longa: para além da clara menção ao momento social da França actual com alusões a racismo e descriminação, também foca a incapacidade do sistema de olhar a situações noutras perspectivas. Existe também o foco na "falta" de masculinidade do protagonista como seria esperado pela sociedade em geral e a forma como essa "fúria masculina" será despertada. 
Tenso, desesperante com um final a perspectivar-se intenso, perde tudo com a última cena do filme ,que embora tenha o seu significado, quebra a intensidade vivida nos minutos antes.


Nota: 7/10

Sem comentários: