sábado, 14 de setembro de 2019

Lords of Chaos (2018)

Sinopse: Oslo, 1987. Euronymous é um jovem de 17 anos determinado em escapar da sua vida pacata e suburbana para criar verdadeiro black metal Norueguês com a sua banda, os Mayhem. Acreditando estar na frente de uma revolução musical, o grupo começa a praticar actos cada vez mais violentos, como incendiar igrejas e roubar lápides de cemitérios. Mas quando Euronymous decide ficar com a maior parte do crédito destas acções agressivas, Varg, o seu colega de banda, combina um encontro macabro para decidir de uma vez por todas quem é o músico de black metal mais notório. Baseado numa história real, "Lords of Chaos" é assinado por Jonas Åkerlund, o realizador sueco conhecido pelos seus videoclipes e que na sua juventude foi também baterista de uma banda de metal.

Opinião: Filme sobre a banda Mayhem cuja crítica se divide: há quem goste muito e quem não goste nada, estes últimos possivelmente por serem fãs de black metal e existirem alguns aspectos focados menos "bons".
A acção segue Euronymous, a sua ideologia e os seus primeiros passos no black metal entre verdades e alguma ficção. O rasto de destruição que este grupo começou a deixar atrás de si assim como a surpresa de Euronymous perante as atitudes além das palavras dos seus amigos são aspectos bem construídos nesta longa. A história é bem brutal com cenas bastante gráficas e agressivas bem como mortes e suicídio cujas cenas são demoradas e exploradas.
Para apreciar esta longa sugiro o visionamento tentando ignorar o facto de ser baseado em factos reais pois desta forma poder-se-á apreciá-la sem juízos de valor.


Nota: 8/10

Sem comentários: