sábado, 14 de setembro de 2019

Midsommar - O Ritual (2019)

Sinopse: Dani e Christian são um jovem casal americano com a relação em risco. Mas depois de uma tragédia familiar os manter juntos, uma desgostosa Dani resolve fazer-se convidada de uma excursão de Christian e amigos até um festival de verão numa remota aldeia sueca. Aquilo que começa como umas descontraídas férias de verão na terra do sol da meia-noite muda drasticamente quando os aldeões os convidam para participarem nas festividades que tornam este paraíso pastoral cada vez mais desconcertante e perturbador. Ari Aster, realizador de “Hereditary”, propõe-nos um filme de terror solar, que Jordan Peele crê ter usurpado “The Wicker Man” como o filme de terror pagão mais icónico de sempre. Foi a estreia independente mais bem-sucedida este ano nos EUA.


OpiniãoEmbora não tenha considerado Hereditário um filme memorável mas que até gostei, tendo em conta se tratar da primeira longa-metragem do realizador, fiquei muito curiosa com a segunda tentativa e ainda para mais com a presença do mesmo na exibição do filme no MOTELX 2019.
A acção leva-nos até à Suécia na celebração de um solstício e até uma comunidade com um modo de vida pouco usual. À medida que a trama vai avançando, os protagonistas vão-se deparando com práticas demasiado chocantes.
A cinematografia desta longa é absolutamente espectacular e Ari Aster dirige com mestria um tema sombrio num cenário cheio de luz e flores. A tensão cresce conforme acompanhamos o desespero das personagens com certas práticas sendo que é a personagem de Dani que mais imprime essa sensação.
Não é um filme de jump scares mas mais um thriller/terror psicológico embora se quebre a tensão por vezes com inúmeras situações cómicas como a satirização de alguns sons e cânticos feitos pela comunidade.
À semelhança de Hereditário, é um filme longo que podia ser mais curto mas que do qual, segundo o realizador, existe um director's cut com mais 25 minutos.

Nota: 7/10

Sem comentários: