domingo, 15 de setembro de 2019

The Lodge (2019)

Sinopse: Dedicados à sua devastada mãe, os irmãos Aidan e Mia guardam algum rancor a Grace, a jovem mulher com quem o seu pai recém-separado planeia casar. Recusam terminantemente as tentativas de aproximação de Grace e desenterram factos do seu passado trágico, mas subitamente vêem-se a sós com ela numa remota casa de férias na neve depois do pai ter ido à cidade trabalhar. À medida que o gelo vai derretendo entre eles, ocorrem eventos estranhos e assustadores que ameaçam libertar os demónios psicológicos da estrita educação religiosa de Grace. Depois do sucesso internacional de “Goodnight Mommy” – vencedor do Méliès d’Or em 2015 e candidato austríaco aos Óscars – o casal Veronica Franz e Severin Fiala regressam desta vez com produção norte-americana.

Opinião: Tendo em conta o trailer do filme e não tendo visto o primeiro filme da dupla, Goodnight Mommy (2014), que recebeu boas críticas, este foi mais um dos escolhidos para ver no MOTELX 2019.
A acção inicia de forma bastante dramática, dando profundidade às personagens e levando-nos a compreender uma situação bem comum hoje em dia: duas crianças que vivem com a mãe pois o pai se apaixonou por outra mulher. Após uma cena bem brutal, as crianças vêem-se quase obrigadas a passar o natal com o pai e a nova companheira numa casa em local remoto nas montanhas. Tendo o pai, por motivos de trabalho, se ausentado, as crianças e Grace vêem-se fechados nesta casa durante uma tempestade e é aqui que, além das propositadas provocações à mulher que lhes terá roubado o pai, começam a acontecer coisas estranhas e confusas para a audiência. Estarão as crianças a pregar partidas, será o passado de Grace a vir ao de cima ou haverá algo de paranormal naquela casa?
Na primeira hora de filme vemos a tensão ser construída com mestria embora considere algumas falhas a nível de história, no entanto pouco significativas. Na segunda parte do filme começam as excessivas menções religiosas e a história toma um rumo estranho, pouco claro e lento.
Com uma boa cinematografia, peca na falta de mais alguma profundidade na história e no ritmo lento quase aborrecido na aproximação do final e de uma boa reviravolta.

Nota: 6/10

Sem comentários: