sábado, 12 de maio de 2012

Uma Lista a Abater (2011)

Sinopse: Oito meses depois de um trabalho desastroso em Kiev, que o deixou física e mentalmente marcado, Jay, um ex-soldado que se transformou num assassino contratado, é agora pressionado pelo seu parceiro, Gal, a aceitar uma nova missão. À medida que se vão deixando levar pelo mundo obscuro e perturbador do contrato, Jay começa a revelar mais uma vez - o seu medo e paranóia, deixando-se levar para a profundidade das trevas.

Opinião: É favor não perder tempo com isto... Salvo algum gore e os dilemas pessoais de um  assassino profissional não se aproveita nada.

Nota: 1/10

segunda-feira, 7 de maio de 2012

The Thaw (2009)


Sinopse: Numa remota estação de pesquisa no Ártico Canadense, a equipa do Dr. David Kruipen (Val Kilmer) mais quatro estudantes de ecologia, descobrem que o verdadeiro horror do aquecimento global não é o derretimento do gelo, mas o que está a descongelar com ele: um insecto pré-histórico que sai da carcaça de um mamute, obrigando-os a tomar decisões extremas para que o parasita não contamine o resto do mundo.


Opinião: Eu serei a mais suspeita para opinar a respeito deste filme pois é mais um recheado de bicheza não extraterrestre. Acaba por vir na mesma linha de A Coisa.
Não traz nada de novo e o suspense, terror ou thriller também não abundam. É uma acção muito ligada ao real (quem sabe se não haverá bichezas pré-históricas algures à espera do momento em que se liberta para exterminar a raça humana) mas tudo é muito cliché pois já se imagina o que vai acontecer a seguir.
Val Kilmer não dá grande prestação e o destaque na interpretação vai para o grupo de alunos que se desloca ao Ártico para aprender algumas coisas com o professor Kruipen (Val Kilmer) de onde se destaca o casal que aproveita a viagem para a brincadeira, a menina que vai morrer, o rapaz que esconde que está infectado, a racional e os dois seguidores conscientes.
Um grande momento gore será aquele em que um dos seguidores conscientes decide cortar o braço com uma faca de talho para se libertar dos bichos que lá colocaram ovos... Isto e os bichinhos a circularem dentro dos infectados.
Não fiquei muito impressionada mas não será o pior dos filmes que já vi.

Nota: 4/10

A Mulher de Negro (2012)

Sinopse: O jovem advogado londrino Arthur Kipps é forçado a deixar o seu filho de três anos para viajar até à aldeia remota de Crythin Gifford, para tratar dos negócios do falecido proprietário da Eel Marsh House. Mas quando chega à arrepiante velha mansão, ele descobre segredos obscuros do passado dos habitantes da aldeia e o medo começa a dominá-lo quando vislumbra uma misteriosa mulher vestida de negro…


Opinião: Tenho visto ultimamente alguns filmes passados no final do século XIX e com esta mesma tonalidade e devo dizer que de todos, adorei este filme.
Muitos o conotaram como o filme com o Harry Potter mas durante todo o filme não houve uma única vez que me lembrasse do Harry Potter.

A acção começa logo presa à tragédia na antiga Londres do século XIX. Arthur é um jovem que sofre ainda com a morte da mulher ao dar à luz o seu filho e enfrenta alguns problemas económicos. É enviado até uma aldeia onde deve procurar um testamento numa mansão cujo proprietário morreu. A aldeia tem um cenário muito bom e a localização da mansão e a ideia do caminho para chegar até ela é absolutamente espectacular. Depois da chegada de Arthur à mansão, está lançado o ambiente tenso, assustador e paranormal aliado a um monte de segredos escondidos que nos prendem cada vez mais à trama.
Daniel Radcliffe está de parabéns na interpretação e o realizador está de parabéns pois tem aqui um filme espectacular e uma acção cheia de "sumo".
Apenas uma coisa a apontar: poderia ter ficado mais claro as condições em que ocorreu o acidente que acaba por dar origem à maldição da mulher de negro.
Recomendo...mesmo!

Nota: 8/10

quarta-feira, 11 de abril de 2012

The Awakening (2011)

Sinopse: Em 1921, a Inglaterra sofre com as perdas e o luto deixados pela I Guerra Mundial. A céptica Florence Cathcart, especialista em desvendar fenómenos paranormais, é chamada para visitar um internato e explicar as visões do fantasma de uma criança. O caso, porém, colocará em dúvida tudo aquilo em que ela pensou acreditar até então.



Opinião: O trailer deste filme sugeriu-me logo desde início um bom ambiente e cenário para uma história fantasmagórica e provou-o muito bem.
O background é excelente, a dor da recente Guerra Mundial, uma protagonista que guarda os seus próprios "fantasmas", com estudos e que faz do desmascarar fenómenos paranormais a sua vida. Uma vez chegada ao internato começa a preparar o seu material, qual caça-fantasmas, com instrumentos e métodos muito peculiares. Nenhum pormenor da acção é descurado, os actores são muito bons com especial destaque para Rebecca Hall que é soberba. Temos um pouco de tudo, romance, acção, thriller e muitos sustos. O ambiente é excelente e destaco na criação deste a cor do filme em tons de um verde-azulado-acizentado que dá um ar, digamos, antigo e assustador ao filme.
Recomendo vivamente.

Nota: 7/10

Rosewood Lane (2011)

Sinopse: A trama gira à volta da Dra. Sonny Blake (McGowan), uma psiquiatra de um programa de rádio que volta à casa onde passou sua infância, após a morte do seu pai alcoólatra. Blake descobre que o jovem entregador de jornais da vizinhança é um sociopata que tinha o seu pai como alvo, e agora ela acha que pode ser a próxima vítima – principalmente quando o rapaz começa a ligar para o programa.

Opinião: Não é um filme assim tão mau embora não deixe de ser uma desilusão depois dos dois Jeepers Creepers do mesmo realizador.

A linha da acção é interessante e embora não tenha uma construção muito elaborada a todos os níveis (cenário, actores, história etc.) prende-nos do principio ao fim e consegue passar-nos aquele clima de insegurança que a protagonista vive com a perseguição do rapaz.
Como em todos os filmes há atitudes por parte das personagens que nós não percebemos como por exemplo "Não entres aí!" e a personagem entra mas creio que isso não é ponto contra a apontar. Não é um filme abonado com gore e os actores não são perfeitos mas têm muito potencial especialmente o jovem perseguidor que tem um ar mesmo muito sinistro.
Não será certamente o melhor de Victor Salva mas acho que vale a pena ver. Já vi muito pior e apesar de modesto não está mal concretizado.

Nota: 5/10

sexta-feira, 16 de março de 2012

Occupant (2011)

Sinopse: A avó de Danny Hill acabou de morrer, dando a ele a chance de se mudar para o enorme apartamento alugado em Manhattan (Nova Iorque). Danny precisa permanecer no local durante 12 dias, esperando uma decisão judicial para a sua permanência em definitivo, sem poder sair do apartamento, sob o risco de ser despejado. Há apenas um problema: ele pode não ser o único ocupante.

Opinião: Para quem já viu The Shining, o tema deste filme não será exactamente uma novidade, no entanto é um filme que nos deixa à espera do que vai acontecer a seguir.
A história começa com um jovem que é aliciado pelo porteiro de um prédio a ficar com o contrato de aluguer com uma renda irrisória da sua avó que acaba de morrer. Depois de conhecer a casa da avó, o jovem decide então lutar pelo contrato de aluguer barricando-se dentro de casa durante 12 dias até ter a ordem judicial que lhe permitiria ficar com a casa.
A atmosfera criada é qualquer coisa de excelente. Eu senti-me sempre em sobressalto à espera do que dali iria sair. Acontecimentos estranhos sugerem uma presença sobrenatural que acaba por nunca ser confirmada, no entanto, o facto de estar dia e noite fechado numa casa agravado ao facto de pequenas situações suspeitas a acontecerem dentro de casa, a personagem acaba por começar a enlouquecer. Apesar da última hora ser, para mim, já exagerada, o final dá-nos uma revelação daquilo que já nos tinha sido sugerido subtilmente durante a acção e o derradeiro e único momento mais gore do filme.
Embora algumas criticas que li por aí desvalorizem o actor Van Hansis, eu acho que fez um papel excelente bem como a personagem de Joe (Thorsten Kaye) que não deixa de ser interessante apesar de confusa.
A não perder.

Nota: 6/10

The Maze (2010)

Sinopse: Cinco amigos invadem um labirinto formado por um milheiral fechado, no meio da noite e decidem brincar às escondidas. Eles não imaginavam que um assassino psicopata estaria disposto a “brincar” com eles também. Enquanto eles entram no labirinto, sem destino, o assassino persegue-os de perto, provocando-os, e observando cada movimento deles…

Opinião: Mais um low budget que não é bom e não foi por não terem orçamento. De início estava à espera de um filme género Husk mas afinal é pior ainda.

Tudo começa com a cena inicial que promete muito, pensei logo que afinal tinha sido um baixo orçamento muito bem aproveitado mas enganei-me. Dessa cena inicial saltamos para o grupo de amigos que pára o carro junto a um milheiral e decidem ir explorá-lo. Deja vu? Decidem jogar a uma espécie de escondidas e separam-se. Surge então o assassino, que nunca chegamos a saber quais as suas motivações, que começa a matá-los um a um e umas mortes muito mal concebidas; confesso que nunca na minha vida vi umas facadas tão mal dadas... Enfim sobra apenas um dos amigos daquela matança que é levada para a esquadra da terrinha para ser interrogada.
A acção não tem ponta por onde se lhe pegue, os actores até que nem são maus e os cenários enfim são dum campo de milho com destaque especial para em certos sítios do campo estarem recriadas cenas e personagens de Alice no País das Maravilhas. O motivo? Também não se chega a saber.
A cena final da esquadra, considero-a tão boa como a inicial (que foi esquecida e ficou mesmo lá no início) pois tem a sua ironia.
Em todo o caso acho que acaba por ser uma perda de tempo, a não ser que vejamos os 10 minutos do principio e os mesmos do fim.

Nota: 3/10

Psych:9 (2010)

Sinopse: Uma jovem mulher (Sara Foster), com um passado conturbado aceita um emprego no hospital. Ela trabalha no turno da noite sozinha, e começa a experimentar uma série de eventos perturbadores, que a levou a acreditar que o hospital pode ser conectado a uma série de recentes assassinatos na área. Para descobrir a verdade, ela terá de desvendar o passado para trás das paredes de Psych: 9.


Opinião: Este é daqueles filmes dos quais eu tenho alguma dificuldade em falar. Não é um mau filme mas também não é um bom filme. O mote é bom, uma jovem que vai trabalhar no turno da noite num hospital abandonado. No 5ºandar do hospital há também um psiquiatra a trabalhar de noite (interpretado por Cary Elwes, Dr Gordon em Saw) com quem ela começa a conversar. A partir daqui é o descalabro. A história fica confusa pois temos flashbacks da infância difícil da jovem Roslyn, do seu casamento, um serial killer à solta fora do hospital, um polícia a investigar o serial killer, o hospital a dar ares de assombração enfim tem todas as histórias para seguir e no fim acaba por não seguir nenhuma o que causa uma grande incoerência. Os temas poderiam ter sido divididos e com jeitinho tínhamos três bons filmes diferentes…

Os cenários estão excelentes, o ambiente assustador está perfeitamente criado e os actores não são maus dando especial destaque para a personagem de Roslyn.
De facto a acção é que perdeu muito com tanto tema para explorar e deixando tudo muito no ar.
Não o classificaria como filme de terror mas sim um thriller psicológico. Mesmo não sendo nada de especial creio valer a pena dar uma olhada apenas pelos cenários e ambientes do filme que estão francamente bons.

Nota: 4/10

terça-feira, 13 de março de 2012

O Despertar das Trevas (2012)

Sinopse: Em 1989, o serviço de emergência recebeu uma chamada de Maria Rossi a confessar que tinha brutalmente assassinado três pessoas. 20 anos depois, a sua filha Isabella procura respostas para o que aconteceu naquela noite. Viaja para o Hospital para Psicopatas de Centrino, em Itália, onde a sua mãe foi presa, com o objetivo de determinar se é uma doente mental ou se está possuída pelo demónio. Quando são recrutados dois jovens exorcistas, para curar a sua mãe com métodos pouco convencionais que combinam ciência e religião, deparam-se com a pureza do mal na forma de quatro demónios que possuem Maria.

Opinião: Depois do que para mim foi o fiasco de O Último Exorcismo e a tentativa de remediar o género O Ritual, embora reticente, tinha esperança que O Despertar das Trevas fosse um bom filme dentro do género da possessão. Li muitas opiniões antes de ver o filme e a maior parte eram bastante negativas.

A minha opinião? Adorei. O filme mistura o estilo de Actividade Paranormal, que por sua vez seguiu o género documentário de Projecto Blairwitch, com um pouco daquilo que se viu em O Ritual ao explorar a divisão de opiniões acerca da possessão.
O filme conta a história de uma jovem, Isabella, que procura saber a verdade sobre a sua mãe internada como doente mental há anos por ter assassinado 3 membros da sua congregação que, veio a saber pelo pai anos mais tarde, ocorreu durante o seu próprio exorcismo. Essa investigação leva-a até Roma, à escola dos exorcismos, onde somos confrontados com uma situação real e actual: qual a diferença entre doença mental e possessão? Quantas das vezes que a igreja nega um exorcismo a uma pessoa, a decisão é justa? Isabella conhece dois padres que fazem exorcismos a pessoas a quem consideram ter sido injusta a negação do exorcismo e são eles que a vão ajudar a desvendar aquilo que a sua mãe realmente tem.
Toda a acção nos prende ao ecrã, pois queremos sempre saber o que vem a seguir, e acompanhada de uns sustos e algum gore. A concepção das cenas dos exorcismos está qualquer coisa de espectacular.
Pontos contra: Maria, a mulher que acaba por motivar todo o filme poderia ter tido mais algum destaque; para o papel de Isabella eu teria escolhido outra actriz pois esta por vezes acaba por irritar; e este género de documentário já começa a estar muito saturado os filmes, por muito bons que sejam começam a perder a credibilidade.
Vi muitas críticas negativas devido ao final do filme e creio que a baixa classificação se deve precisamente a isso. Não acho que o final tenha sido tão mau assim, já vi piores e além disso creio que não poderia acabar de outra maneira. Não é um filme para teenagers com a mania do terror, é filme para quem já é batido no assunto e procura mais conteúdo. A nota que lhe dou não se baseia apenas no filme mas nas tentativas frustadas de filmes sobre possessões que não tem valido nada, e que este supera de longe.

Nota: 9/10

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sala de Morte (2009)

Sinopse: Quatro pessoas decidem participar como cobaias humanas de um estudo como forma de ganhar dinheiro fácil – embora nenhuma delas saiba realmente quais serão os testes. No início tudo parece normal. Um médico direcciona-os para uma pequena sala e explica que a experiência foi concebida para explorar os limites da resistência e da psique humana. No entanto, o médico retira um revólver e atira contra a cabeça de um dos voluntários, antes de sair do quarto e trancar a porta. Os três restantes então vêem-se presos num jogo mortal onde quem estiver mais distante da resposta correcta será a próxima vítima. Paranóia, medo e desconfiança começam a crescer entre eles, enquanto precisam desvendar essa questão, sem a menor ideia de quem poderia ter orquestrado essa horrível experiência. Será um acto terrorista em solo americano? Ou os próprios serviços secretos em busca de traidores? Ou poderia ser algo muito mais assustador?


Opinião: Nunca uma sinopse e classificação de um filme enganou tanto. A sinopse parece sugerir um filme interessante que nos faz puxar pela cabeça. Na realidade o filme é extremamente monótono e pouco interessante.
A história começa com uma jovem que é levada para uma sala com vista a fazer um teste de admissão para participar na observação de cobaias numa experiência. Os cobaias são então fechados numa sala sem saber no que vão participar e um deles e atingido a tiro na cabeça por um médico que larga a arma na sala e a fecha. Daqui até ao final a acção decorre na sala com as reacções dos indivíduos com único fio condutor.
Não há terror propriamente dito e o psicológico também não é muito eficaz. Os diálogos deixam muito a desejar , no entanto os actores não são maus.
Não foi um filme que me deixasse agradavelmente surpreendida e jamais o classificaria como filme de terror.

Nota: 4/10

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Teeth (2007)

Sinopse: Dawn é uma jovem como todas as outras em pleno despertar sexual. O que Dawn não sabe e está prestes a descobrir é que o seu corpo está em vantagem para lidar com o potencial agressor sexual masculino. 


Opinião: Pronto confesso que quando me decidi a ver esta longa, não li a sinopse e como tal esperava qualquer coisas a ver com dentes e até quem sabe algo que me lembrasse do velho filme O Dentista. Para quem conhece o filme a esta altura percebe a minha incredulidade à medida que a acção avançava.
A acção conta-nos a história de Dawn, uma jovem que vive em abstinência sexual pois acredita na virgindade até ao casamento. Deparamo-nos com o conflito interior de Dawn e as investidas dos rapazes das quais uma corre muito mal e Dawn percebe que tem qualquer coisa maléfica "dentro" dela e que por sua vez tem dentes.
Apesar da comédia que este filme é, encontramos algumas cenas gore e bons actores com diálogos no mínimo inteligentes. 
Acho um filme excelente para dar umas boas gargalhadas e é essencial que seja visto junto de pessoal do sexo masculino.

Nota: 5/10

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Sétima Alma (2010)

Sinopse: Numa pequena cidade existe a lenda de que um assassino em série jurou na noite de sua morte que voltaria para matar as sete crianças que nasceram naquele dia. Passados 16 anos, pessoas começam a desaparecer e um dos principais suspeitos também nasceu na fatídica data. O seu nome é Adam "Bug" Heller (Max Thieriot), ele sofre de terríveis pesadelos sobre crimes e não sabe se pode ajudar os seus amigos ou se tem um "trabalho" para continuar.


Opinião: Tratando-se de um filme de Wes Craven até esperava um filme dentro do género de Scream, um bocado saturado mas interessante. Bom, se Scream já não foi grande coisa então este nem se fala.
A acção tem um excelente fio condutor mas a concretização é muito medíocre.
Os actores são todos muito novos e acredito que daqui a uns anos serão excelentes mas a esta altura a representação dá ao filme um ar amador que não é decididamente o caso de Wes Craven. Cenas de horror, sustos e suspense também não abundam se é isso que procuram.
O segredo revelado no final é daquelas coisas que nós já apanhámos no início do filme pelo que o final acaba por não ter muito impacto.
Merece ser visualizado apenas para mostrar que os mestres também erram...

Nota: 5/10

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Actividade Paranomal 3 (2011)

Sinopse: Em 1988, as pequenas irmãs Katie e Kristi travam amizade com uma entidade invisível que vive na sua casa.


Opinião: Este filme foi uma total decepção. Depois de ver o trailer fiquei com a ideia que este iria por os outros dois filmes a um canto. Na realidade, muito do que aparece no trailer, não aparece no filme.
A história gira em torno da infância da protagonista dos outros filmes, Katie e da irmã Kristi. Esta última tem uma amigo imaginário, Tobi, que na realidade é a entidade dos outros dois filmes. Todo o resto da acção resume-se a um conjunto de situações sobrenaturais semelhante às dos dois primeiros filmes. Não traz nada de novo e torna-se uma desilusão principalmente devido à promessa que o trailer tem e não cumpre.
O final, nem consigo tecer comentários pois sempre pensei que as coisas se passassem em função de uma entidade...
Em respeito aos outros dois filmes dou uma nota mais alta que aquela que realmente merece.

Nota: 5/10

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Hostel: Part III (2011)

Sinopse: Numa festa de despedida de solteiro em Las Vegas, quatro amigos são convidados por duas strippers para uma festa particular. Quando lá chegam, descobrem que vão ser os protagonistas de um jogo sádico de tortura e que a probabilidade de saírem de lá com vida é muito baixa…

Opinião: Li duas ou três opiniões sobre este novo Hostel e pareceu-me que o pessoal estava à espera de mais uma sessão de cenas gore e então não gostaram. Pessoalmente gostei muito embora reconheça que gore não abunda. Da Eslováquia voamos até Las Vegas!! Neste novo espaço o filme perde muito daquilo que tem de assustador por não se tratar de um espaço desconhecido e estranho.
Quatro amigos encontram-se em Vegas para se divertirem ao máximo uma vez que um deles se vai casar na semana seguinte. Desde o inicio passamos o tempo à espera do momento em que eles vão ser apanhados mas Scott Spiegel vai adiando com mestria através de pequenas reviravoltas na acção começando logo nos primeiros dez minutos e acabando com um final excelente, embora possamos dizer um pouco cliché. Realmente gore não há muito (ou então já vi demasiados filmes de terror), mas a essência de Hostel está presente embora com um espaço entre outras coisas diferentes (por exemplo a roleta russa como método de escolha para a tortura/morte) que muda muito o impacto que poderia ter nas pessoas.

Um filme a ver. Na minha opinião melhor que Hostel II, mas o primeiro continua a ser melhor. Concretiza bem a sua condição de sequela.

Nota: 8/10


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Prowl (2010)

Sinopse: Amber sonha em deixar  a sua vida da cidade pequena e convence os amigos a acompanhá-la e encontrar um apartamento na cidade grande. Quando o seu transporte avaria, ela e os amigos aceitam uma boleia na traseira de um camião. Mas quando o motorista se recusa a parar e eles descobrem que a carga é de centenas de caixas de sangue, entram em pânico. O pânico transforma-se em terror quando o camião os deixa num lugar escuro, num armazém abandonado, onde criaturas sedentas de sangue aprendem a caçar as suas presas humanas.

Opinião: Pronto lá vou eu dizer mal...mais um filme de vampiros com crise de identidade. Não se intitulam de vampiros, são pessoas que bebem sangue...
Enfim, a história é muito previsível cheia de clichés, o grupo de jovens adolescentes que decide fazer uma parvoíce e claro a parvoíce vai correr mal. As piadas de sexo e os jovens a despirem-se é mais outro cliché desta nova geração de filmes que não interessam a ninguém. A acção tem um fio condutor que deixa muito a desejar, deixa um fio ali e outro acolá e tudo é do mais previsível possível.
Os actores não são maus mas também não são bons, gore não é muito e o que tem é muito fraco.
Filme pouco interessante.



Nota: 3/10

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

The Human Centipede (First Sequence)

Sinopse: Um cientista louco rapta e mutila três turistas para o transformar num novo "animal de estimação" - a centopeia humana, criada cozendo as bocas ao recto de cada um.


Opinião: Com todas as designações do filme, como o mais obsceno e nojento filme de terror de todos os tempos, andei expectante pensando que de facto vinha dali qualquer coisa interessante. Enfim, depois de o visionar lá tive mais um desgosto.
O filme começa com alguns clichés aos quais já estamos habituados: um homem louco (todos os filmes de terror?), as miúdas que estão de visita à Alemanha e acabam raptadas com propósitos sádicos (Hostel?), a miúda ensanguentada e a largar sangue desalmadamente, mas que continua a correr e o telemóvel que não tem rede etc etc.
O Dr Heiter é um cirurgião especialista em separar gémeos siameses reformado que decide proceder ao contrário, unir, no caso, três pessoas e criar uma centopeia para animal de estimação. E basicamente a história é esta. Pelo meio as tentativas das vítimas de fugir dali sem sucesso e as cenas obscenas e até nojentas dos três ligados pela boca e ânus mas demais sem interesse. A imagem à primeira vista não é agradável mas em termos de suspense e reviravoltas, a acção é extremamente pobre. Gore não tem, tudo é deixado à nossa imaginação.
Apenas de louvar é o actor que faz de Dr Heiter que realmente tem um ar tenebroso porque de resto, história sem interesse e sem qualquer tipo de situação que nos prenda.
Se quiserem ver apenas pela curiosidade por tantos comentários de "ai meu deus que coisa tão terrorífica", aconselho. Aguardo pelas sequelas que pelos vistos são muito piores...


Nota: 4/10

sábado, 26 de novembro de 2011

The Tunnel (2011)

Sinopse: A história de ‘The Tunnel’ é passada num labirinto de túneis e numa bolsa de água que existe no subsolo de Sydney, na Austrália. O filme convida-nos a seguir Natasha e a sua equipa de filmagens numa investigação para descobrir os verdadeiros motivos pelos quais o lago subterrâneo localizado debaixo da estação de Saint James passou de ponto turístico a zona interdita.


Opinião: À partida julgava tratar-se de mais um filme de filmagens perdidas que nada de novo iria trazer ao género. Basicamente mais um. Na realidade fiquei agradavelmente surpreendida pois é uma história inteligente com bons actores embora com as habituais falhas e semelhante em muito com filmes com Projecto Blairwitch, REC etc...
A história começa com os dois sobreviventes da história a contar o que viveram intercaladamente com as imagens dessa reportagem que iam fazer nos túneis. Os primeiros 40 minutos de filme a meu ver são um pouco aborrecidos mas servem, no entanto, para dar um contexto à história. A partir daqui tudo se passa num contexto de muita tensão com um clima brilhantemente criado para dar ao espaço ao horror. Este é o filme que para se apreciar bem as suas interessantes características deve ser visionado no escuro e no silêncio, pois o som desempenha um papel muito importante em certas cenas.
Cenas gore não tem excepto algum sangue pelas paredes (para alguns já é gore suficiente) e poderia ter havido um pouco mais de contacto com o que perseguia esta equipa no escuro embora ache que o facto de o contacto ser pouco adicione mais tensão ainda ao filme.
Não sendo um filme excepcional, aconselho.


Nota: 6/10

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Coisa (2011)

Sinopse: Antárctica, um continente extraordinário de peculiar beleza. É também abrigo para um recôndito posto avançado, onde uma descoberta científica cheia de possibilidades se torna numa missão de sobrevivência, quando uma equipa de cientistas internacionais desenterra um extraterrestre. A criatura que altera a sua forma liberta-se acidentalmente neste campo isolado, tendo a capacidade de se transformar numa réplica perfeita de qualquer ser humano. Por fora é igual a qualquer um de nós, mas por dentro é tudo menos humano.

Opinião: Sendo um remake, A Coisa 2011 é também a prequela do genial filme de Carpenter de 1982. Quem ainda não viu o filme original, aconselho a ver primeiro o de 2011 e depois o de 1982 e terão uma linha de acção contínua. Eu já tinha visto o filme de 1982 mas para dar uma opinião mais consistente, fui vê-lo novamente. É impossível falar deste filme sem comparar o original de Carpenter, mas gostei muito desta prequela e como é público não sou fã de bicheza extraterrestre. Peca na falta de mais umas cenas gore, coisa que o filme de 1982 tem com muita fartura. Em termos de acção não é tão desenvolvido como na versão de Carpenter mas é agradavél de seguir e prende-nos até ao final.
Os actores óptimos, a ideia de contextualizar o que se passou antes do que começa a acontecer no filme de 82 é absolutamente genial, gore podia haver mais e achei o final um pouco rebuscado e exagerado. De qualquer das maneiras aconselho vivamente este filme e principalmente que vejam o original. Comparativamente considero o antigo melhor do que este na medida em que os recursos em termos de tudo em 1982 não eram os mesmos de agora e conseguiram uma coisa mais consistente e mais rica. Este está também muito bom mas pouco explorado, explicando e seguindo muito bem a longa de Carpenter.

Nota: 7/10

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Daybreakers - O Último Vampiro (2009)

Sinopse: O ano é 2019. Uma misteriosa praga devastou a Terra, transformando a maioria da população mundial em vampiros. Os humanos são agora uma espécie de segunda classe e em risco de desaparecer - forçados a esconder-se porque são caçados e criados para o consumo dos vampiros, até à beira da extinção. Cabe a Edward Dalton, um vampiro cientista que se recusa a alimentar-se de sangue humano, a aperfeiçoar um substituto do sangue que possa alimentar os vampiros e poupar os poucos humanos que ainda restam. Mas o tempo e a esperança estão a esgotar-se, até que Ed conhece Audrey, uma sobrevivente humana que o leva a uma extraordinária descoberta médica. Na posse de um conhecimento pelo qual tanto vampiros como humanos estariam dispostos a matar, Ed tem de lutar contra os da sua espécie numa batalha mortífera que decidirá o destino da raça humana.

Opinião: Este é o que chamo de um muito bom filme de vampiros. Eu que não sou nada fã da vampiragem achei este fantástico precisamente por ser diferente de todos os outros. Aqui em vez de termos um mundo de humanos onde habitam vampiros, temos um mundo de vampiros onde habitam humanos. Tudo nos é apresentado de uma perspectiva diferente daquela a que estamos habituados, ou seja, temos um mundo de vampiros que, tendo em conta as características normais deles, têm um mundo completamente adaptado a essas necessidades. A meu ver este é o maior ponto a favor em termos de originalidade.
Não tem grande gore, há umas caras feias assustadoras e tem Willem Dafoe muito mal aproveitado, que parece estar ali apenas para fazer presença, bem como um Ethan Hawke que se porta lindamente.
Ainda a acrescentar há o facto de haver aqui uma mensagem implícita: o que os vampiros fazem aos humanos, fazem os humanos actualmente... e se a situação se revertesse? (Eu a especular)
Para mim, um dos melhores dos últimos tempos no círculo vampírico, aconselho mesmo!

Nota: 8/10