segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

The Collection (2012)


Sinopse: A história de “The Collection” centra-se em Elena, um rapariga muito bonita, que foi convidada por alguns amigos para uma festa secreta num lugar não revelado, mas ela nunca imaginaria que se tornaria a próxima vítima do Coleccionador, um serial killer. O Coleccionador consegue raptá-la e levá-la para um hotel abandonado, transformado num labirinto de tortura e morte. 

Quando fica a saber do desaparecimento da sua filha, o pai de Elena, um multi-milionário, contrata um grupo de mercenários para recuperá-la das garras do serial killer. Os homens obrigam Arkin, o único homem que escapou da ira deste monstro, a guiá-los pelo terrível labirinto.

Opinião: Sendo a sequela de The Collector esperava outra boa surpresa tal como foi o primeiro. Esperava respostas para questões que ficaram pendentes no primeiro filme e quem sabe que fosse colmatadas algumas falhas. Mas para não fugir à regra, a sequela foi uma desilusão. 
A acção é diferente do primeiro filme mas traz deste Arkin, o ladrão que é apanhado pelo serial killer. Esperar qualquer tipo de história deste filme é uma miragem pois tudo não passa de um monte de gore e acção sem grande importância dada aos acontecimentos que possam dar um sentido ao que estamos a ver. 
Creio que melhoraram em termos de fotografia e na representação (os actores são um pouco melhores do que os do primeiro filme) e tentaram realmente explicar o propósito do assassino em série mas sem grande lógica e sucesso.
No entanto aconselho a quem já viu o primeiro, dar uma olhada a este. Além disso…o gore é bom :D

Nota: 5/10

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

5 sugestões de terror para o Dia dos Namorados





Nada melhor do que aproveitar este dia para por o género do horror em dia e mais fantástico ainda termos em estreia A Descida II, Massacre no Texas 3D e uma reposição do original de Hitchcock, Psico.
Se a ideia é ficar por casa, sugiro:





  1. Dentes (2007) - http://www.imdb.com/title/tt0780622/ (para rir um bocado)
  2. O Trilho da Morte (2007) - http://www.imdb.com/title/tt0857295/ (um casal apaixonado que se depara com o impensavel)
  3. São Valentim Sangrento (2009) - http://www.imdb.com/title/tt1179891/ (nada de espectacular mas vale pela alusão ao Dia de São Valentim)
  4. Les 7 Jours du Talion (2010) - http://www.imdb.com/title/tt0445054/ (o amor de um casal pela criança que lhes foi violentamente tirada)
  5. Obturador Fatal (2008) - http://www.imdb.com/title/tt0482599/ (mostra como o amor deve ser levado a sério)

Have fun!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Seven Below (2012)


Sinopse: A história é centrada num grupo de estranhos reunidos, quando um acidente com a carrinha os deixa presos numa casa na floresta de propriedade de um homem chamado Jack. Ali, um acontecimento terrível ocorreu exactamente 100 anos antes. O grupo parece preso num túnel do tempo fantasmagórico e a história repete-se.


Opinião: Este foi-me sugerido como sendo interessante e depois de ver o elenco até fiquei curiosa mesmo depois de ver a pontuação no IMDB. Pois foi péssimo.
A acção tem alguma lógica mas em momento nenhum se torna credível e capaz de prender à história. Os actores e diálogos tornam-se por vezes patéticos e a reviravolta/explicação afinal acaba por não ter o mínimo sentido aceitável. Não sei como é possível actores como Val Kilmer e mesmo Ving Rhames tenham aceitado fazer parte disto. 

Nota: 3/10

domingo, 13 de janeiro de 2013

The Possession - Possuída (2012)


Sinopse: A descida aos abismos da família Brenek tem início numa típica feira de fim de semana. O recém-divorciado pai, Clyde está ainda a habituar-se a uma vida longe da ex-mulher, Stephanie, e não vê nenhuma razão para alarme quando a filha mais nova, Em compra uma caixa de madeira com uma misteriosa inscrição que lhe chamara a atenção. No entanto, coisas estranhas e horríveis começam logo a acontecer. Em torna-se cada vez mais obcecada com a caixa – ao ponto de levar o curioso objecto consigo para todo o lado.

O seu comportamento torna-se cada vez mais obscuro, e mesmo perigoso. Por muito que o tente, Clyde não consegue separar Em da caixa, nem mesmo quando Stephanie começa a acreditar que é por isso que a filha está a perder o juízo. Traumatizada por um acontecimento perturbador e inexplicável após outro, a família está prestes a desvendar a verdade do que realmente lhes está a acontecer: abriram uma Caixa Dibbuk . . . e o espírito de uma antiga lenda judaica, há muito aprisionado, está prestes a devorar os seus anfitriões humanos.

Opinião: Estava receosa devido a todos os desapontamentos que tenho tido com filmes de possessão que são dos meus favoritos mas de facto adorei este filme.
A base da acção é muito simples como já vimos em tantos outros filmes: pais divorciados, pai fica com as filhas aos fins de semana e os habituais desentendimentos. 
A forma como é construída a possessão da jovem Em está excelente e a pequena actriz dá cartas na sua performance. De uma forma geral todos os actores fazem um bom trabalho. É interessante o facto de desta vez este ser um espírito não católico mas sim judaico o que torna diferente a abordagem (embora pudesse ter sido mais explorada) da questão e espero mesmo que dê o mote para futuros filmes.
Ponto contra, quem é que dá um BMW???
Aconselho muito, adorei.

Nota: 9/10

The Shrine (2010)


Sinopse: Depois de um jovem turista americano desaparecer misteriosamente na Europa, um grupo de jornalistas começam a investigar o seu desaparecimento e vão parar num remoto vilarejo na Polónia. Eles viajam para lá na esperança de esclarecer a história, mas quando eles investigam os segredos por trás dessa misteriosa vila, eles são subitamente perseguidos por locais hostis. Incapaz de escapar, eles logo se tornam as próximas vítimas de um ritual assustador e apavorante que ocorre nesta vila.


Opinião: Confesso que quando pus os olhos nesta sinopse pensei que vinha outro filme estilo Hostel. Não é exactamente a mesma coisa mas é extremamente semelhante.
Até à chegada à Polónia tudo se desenrola de forma muito normal e já batida em outros filmes de terror, mas depois disso a acção toma um contorno diferente. o ambiente é excelente e os actores também fazem um bom trabalho apesar dos habituais clichés. O que acho que vem a tornar este filme interessante é o facto de o visionarmos numa posição de defesa pois pensamos em todos os momentos que os locais da vila querem fazer mal aos estrangeiros mas será que é mesmo isso? Achei uma estratégia interessante a não-tradução dos diálogos em polaco pois só percebemos as conversas com o contexto em que as coisas vão acontecendo (excepto se soubermos polaco).
Aconselho vivamente. 

Nota: 7/10

Absentia (2011)


Sinopse: O marido de Tricia está desaparecido há sete anos, mas ela recusa em declará-lo morto. A sua irmã mais nova Callie passa a morar com ela para ajudá-la a superar o trauma. Mas um túnel misterioso, próximo da casa, e estranhos acontecimentos sugerem que o desaparecimento teve causas sobrenaturais e o marido dela pode estar a sofrer um destino muito pior do que a morte...


Opinião: Para um filme de pouco financiamento, esta foi uma excelente tentativa de fazer um filme interessante e de facto consegue ser bem melhor que muitos filmes com grandes orçamentos.
A acção tem uma linha lógica embora extremamente lenta, no entanto consegue despertar a curiosidade para o que vai acontecer a seguir. Não tem um ambiente nem fotografia espectaculares mas conseguem também transmitir a tensão necessária e ainda nos dá um ou outro susto. Os actores ajudam muito na construção da acção pois dão imensa profundidade às personagens e acabamos por nos deparar com os próprios fantasmas e dilemas pessoais das mesmas.
A componente sobrenatural está um pouco estranha mas cumpre a sua missão. Existem obviamente muitas falhas em termos de acção, no sentido em que podia ser mais rápida e mais bem trabalhada, e também em termos de coisas por explicar que são muitas.
Aconselho o visionamento mas sempre na ideia que se trata de um filme de muito baixo orçamento.

Nota: 5/10
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1610996/

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Grave Encounters 2 (2012)


Sinopse: Determinados a comprovar a teoria de que os acontecimentos do primeiro filme foram reais, uma equipa de cineastas amadores vai até o hospital psiquiátrico abandonado de Collingwood (considerado "o mais assombrado da América do Norte”). Ao entrarem no prédio, descobrem, da pior forma, que entidades malignas residem mesmo no local. Agora precisam de usar os conhecimentos que têm do filme original para sobreviverem.

Opinião: Como seria de esperar, a sequela veio desonrar o bom nome do primeiro filme. Completamente rebuscado e sem sentido, é claramente uma forma que os senhores arranjaram para sacar dinheiro à custa do sucesso de Grave Encounters I.
A acçao é um pouco descabida e os motivos que levam a equipa de cineastas a ir ate ao hospital psiquiátrico são do mais rebuscado que pode haver mas tudo bem ainda podemos dar alguma crédito pela originalidade. Depois da chegada ao hospital as coisas ocorrem da mesma forma que no primeiro filme mas com alguns exageros. A parte final do filme é do mais ridículo bem como os actores que realmente não se comparam aos do primeiro filme.
Só lhe dou 6 por respeito ao Grave Encounters I.

Nota: 6/10

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Grave Encounters (2011)


Sinopse: Lance Preston (Sean Rogerson) e a sua equipa de Grave Encounters, um reality show televisivo que caça fantasmas, está a rodar um novo episódio no abandonado hospital psiquiátrico de Collingwood, onde fenómenos estranhos têm acontecido. Em nome da boa televisão, eles aceitam passar a noite no lugar, capturando tudo com a câmara. Rapidamente eles percebem que o prédio é mais do que mal assombrado...


Opinião: Muitas foram as boas reviews a propósito deste filme que tive oportunidade de ler antes de decidir visioná-lo. Mais um na ordem do género “found footage” mas que vale bem a pena pelos sustos.
A acção começa com um grupo que decide ir passar a noite num antigo hospital psiquiátrico em busca de actividade paranormal com vista a ser exibido num programa de televisão. Esta primeira parte do filme chega ate a ser cómico ate porque é bem óbvio que todo o grupo vai num grande clima de palhaçada. O pior é quando são trancados dentro do hospital e durante a noite começam as coisas estranhas. O ambiente do filme está muito bem criado, parece que de facto somos nós que vamos naqueles corredores e realmente é um suspense de morte já para não falar nos sustos. Os actores também estão bem e destaco a personagem de Lance Preston.
Recomendo o visionamento deste filme é uma mais valia no género “found footage”.

Nota: 7/10

Sinister - Entidade do Mal (2012)


Sinopse: Ethan Hawke interpreta o papel de um autor de romances policiais que descobre uma caixa cheia de misteriosos e perturbadores filmes caseiros, o que mergulha a sua família numa experiência aterradora de horror sobrenatural.


Opinião: Para os fãs do terror este é de facto um filme a não perder. Um filme que combina um drama familiar com uma componente sobrenatural e que considero ser uma lufada de ar fresco no meio de tanta repetição de temas, clichés etc.
A acção é sempre muito desenvolvida, mantém nos interessados e tem uma forma absolutamente subtil de nos deixar assustados. Em adição a tudo isto temos ainda o desempenho dos actores e o desenvolvimento das personagens que é feito em conjunto com a construção da acção que ainda nos prende mais ao que vai acontecer a esta família e ao que realmente se está a passar. Ethan Hawke tem um grande desempenho bem como todos os actores e acho que as fitas 8mm dão de facto um toque sinistro, passo a expressão, a todo o filme.
Recomendo mesmo muito.

Nota: 8/10

domingo, 6 de janeiro de 2013

The Crazies - Desconfia dos Teus Vizinhos (2010)


Sinopse: Numa pequena cidade do Kansas, o abastecimento de água é misteriosamente contaminado, deixando os seus habitantes infectados. A quarentena imposta pelas autoridades governamentais, não vai ter como único propósito a cura dos habitantes.

Opinião: Sendo um remake do original de Romero em 1973, pensei que me iria deparar com mais um mau remake como normalmente acontece. No entanto, este filme está bem fiel ao original e inclusive melhora muitos aspectos mas não traz nada que não esteja já demasiado batido em filmes como 28 Dias Depois, REC, Carriers etc.
A acção não tem nada de novo, o vírus que começa a infectar a população, as autoridades governamentais que aproveitam a ocasião para fazer experiências etc, no entanto o cenário é muito bom, o estilo viver no campo está recriado de forma muito realista, os actores são também bastante bons e o filme evolui de forma calma, dando os momentos de suspense e alguns de humor, mas sem se tornar aborrecido.
Apesar de não ser nada de original, vale a pena ver.

Nota: 6/10

sábado, 22 de dezembro de 2012

Parasita (2008)


Sinopse: As férias de um casal tomam um inesperado e terrível rumo quando encontram uma mulher na estrada que pede ajuda. Ao parar o carro, são atacados por Dennis, que os obriga a passar para a parte de trás do carro, enquanto ele se põe ao volante. 

No entanto, o pior ainda está para acontecer. Depois de chocarem com uma estranha criatura, vêem-se forçados a parar numa gasolineira, onde descobrem horrorizados, que tipo de predador estão a enfrentar.

Opinião: Um filme elaborado de forma bastante simples mas que proporciona 80 minutos de entretenimento bem passados.
A acção de uma forma geral, não se trata de nada de espantoso e tem até alguns clichés no entanto ganha muito no excelente desempenho dos actores, na forma com o monstro se propaga e no gore. É também uma mais-valia a forma com construíram a entrada de Dennis e como o casal deveria/poderia/queria lidar com ele no momento da luta pela sobrevivência.
Aconselho.

Nota: 6/10

Hush (2008)


Sinopse: Zakes Abbott segue por uma estrada com a namorada Beth dormindo no banco ao lado. No caminho, quase que tem um acidente com um camião. Ao ser ultrapassado, Zakes vê de relance uma mulher meio despida na traseira do camião, e chega a ficar em dúvida se o que viu era real. 

Mais tarde, os seus medos crescem quando percebe que Beth desapareceu no posto em que pararam e inicia uma busca frenética ao camião, num jogo mortal de gato e rato na auto-estrada deserta. Mas sendo a única testemunha do que viu, como ele convencerá os outros de sua desesperada necessidade de ajuda?

Opinião: sendo de um realizador em primeira viagem, este filme consegue vencer alguns clichés e criar um ambiente de suspense que nos deixa colados ao ecrã.
A acção começa com o casal em viagem cuja conversa e desentendimento leva o espectador a criar uma certa proximidade com as personagens. O surgimento do camião vem dar o mote para o suspense e para o que o casal vai decidir fazer perante o que viram, o que nos leva a por no lugar deles e pensar no que faríamos nós. Mas o melhor estaria para vir com o acontecimento numa bomba de gasolina que aí sim nos deixa sempre à espera do que vem a seguir.
Bons actores, bom ambiente sem os habituais clichés e com uma acção a decorrer num espaço diferente daquele a que estamos habituados num estilo Wolf Creek.
Vale a pena ver.

Nota: 7/10

sábado, 8 de dezembro de 2012

A Última Casa à Esquerda (2009)


Sinopse: Na noite em que chega à remota casa de Collingwood, Mari e a sua amiga são raptadas por um presidiário fugitivo e pelo seu grupo. Aterrorizada e deixada como morta, a única esperança de Mari é conseguir regressar a casa, para junto dos seus pais, John e Emma. 

Infelizmente, os seus agressores procuram abrigo no lugar mais improvável – a casa de Mari. E quando John e Emma se apercebem da terrível realidade, eles farão os três estranhos amaldiçoar o dia em chegaram à Última Casa à Esquerda.

Opinião: Um remake do original de 1972, que deixou bastante expectativa no ar mas atrevo-me quase a dizer que está ainda melhor que o original.
A acção é bem intensa e consegue suscitar-nos simpatia pela personagem principal e repulsa pelos raptores. Mais para o final, quando os bandidos chegam à casa dos pais de uma das jovens raptadas, somos presenteados com mais cenas de tensão.
Os actores são credíveis e o ambiente está muito bem criado, havendo cenas em que quase viramos a cara para o lado. 
É definitivamente um must-see.

Nota: 8/10

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Stalker (2010)


Sinopse: Buscando aliviar a pressão e inspiração para o seu romance, a escritora Paula Martin parte para o interior, para a casa de Verão da família. A chegada da sua assistente Linda seria para lhe fazer companhia e ajudá-la a relaxar, mas os corpos começam a se empilhar e Paula vê-se presa num terrível pesadelo de crime e loucura.



Opinião: Embora não estivesse com grande expectativa sempre pensei que seria um filme pelo menos interessante mas enganei-me.
Este era um filme com grande potencial, o ambiente certo e elenco não muito mau mas a acção decorre sem grande interesse e sem prender o espectador ao ecrã. 
É extremamente aborrecido e tanto a sinopse como o trailer do filme sugerem um tipo de história que com o twist final se percebe que não tem nada a ver. De facto o momento minimamente emocionante do filme é a reviravolta final.
Não percam tempo.

Nota: 3/10

Sorority Row (2009)


Sinopse: Depois que uma brincadeira não sai como o esperado, um grupo de amigas de uma fraternidade tenta encobrir a morte de uma das moradoras, mas acabam sendo perseguidas por um serial killer, que ameaça enviar vídeos da noite do acidente para a polícia. 

Opinião: Mais um filme de terror de um grupo de adolescentes a fugir de um assassino em série mas que até nem é mau de todo.
A acção começa com uma partida entre as amigas que com o intuito de assustar um rapaz que anda a trair uma delas, colocam-na fingir-se de morta. O problema é que a partida corre mal e a jovem morre mesmo. Decidem então esconder o corpo e seguir em frente mas o problema é que alguém sabe o que aconteceu e começa a persegui-los um a um. Tem uma boa fotografia, com algumas deixas a roçar a comédia, os actores estão bem e as cenas das mortes estão excelentes.
Bom filme para distrair.

Nota: 6/10

Taken in Broad Daylight (2009)


Sinopse: A cada 24 horas, depois de uma criança ser raptada por um estranho, as oportunidades de a encontrar sem vida é de quase 100%.

É uma verdadeira história de sobrevivência, a do rapto da adolescente Anne Sluti, e como ela consegue permanecer viva ao manipular o seu raptor, e engenha o seu próprio salvamento e negoceia a sua libertação após 6 dias de inferno.

Opinião: Embora não seja nada de especial e não acrescente nada de novo a outros filmes do género, este é um thriller que vale a pena ver.
Baseado numa história verídica, o que confere à partida um outro ambiente, a acção é envolvente e os actores são mesmo muito bons nos papéis de raptor e raptada.
A certa altura, os acontecimentos deixam espaço até para uma certa pena do raptor para além da grande empatia que se cria com a personagem raptada, Anne Sluti.
Não tendo nada de gore e tratando-se apenas de um bom thriller, é um filme que nos deixa pregados a tentar perceber como vai acabar a história e quase embrenhados na personagem de Anne e na sua maneira de tentar sobreviver.

Nota: 6/10

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Actividade Paranormal 4 (2012)


Sinopse: Passados cinco anos do desaparecimento de Katie e Hunter, uma família suburbana começa a testemunhar estranhos acontecimentos quando uma mulher e o seu misterioso filho se mudam para o bairro.

Opinião: Tal como se esperava, este Actividade Paranormal é mais do mesmo e não traz nada de novo tanto à “saga” como ao género.
A acção é, para dizer o mínimo, rebuscada com Katie e o sobrinho Hunter a viver numa casa com outros nomes e que começam a aproximar-se dos vizinhos da frente. Hunter que aparece como Robbie, vai viver na casa da família temporariamente devido à mãe ter sido internada num hospital. A pouco e pouco Robbie tenta que Wyatt se interesse por conhecer o seu amigo (que nós suspeitamos ser Toby). Coisas estranhas acontecem na casa, a jovem mais velha tenta alertar os pais sobre coisas que se estão a passar e não acreditam nela. O elemento das filmagens dá-se através de webcams o que faz com que a personagem de Alex ande com o portátil consigo, mesmo quando está a fugir…
Nada que dizer dos actores nem da acção em si, apenas que é mais do mesmo e não traz nem novidades nem nenhuma luz em relação a situações que ficam em aberto dos outros filmes, mas é de salientar as cenas a relembrarem Poltergeist.

Nota: 5/10

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Diário Secreto de um Caçador de Vampiros (2012)


Sinopse: Ainda jovem, o 16º Presidente dos Estados Unidos da América descobre que a sua mãe morreu vítima de um ataque de vampiro, e que os mesmos têm um plano secreto para dominar o seu país. Nesse momento jura encetar uma longa caminhada rumo ao extermínio de todos os vampiros à face da terra.


Opinião: Os vampiros estão na moda e até o pobre do Abraham Lincoln não escapou a este onda, pelo menos foi o que pensei deste filme e confesso que tive as minhas reticencias pois achei demasiado usar uma figura histórica como Lincoln.
A acção é excelente, existe um grande respeito por Lincoln como homem e como presidente e o mais interessante é que a produção e a realização consegue inserir a vampirada respeitando as datas, os eventos históricos e a vida de uma forma geral de Lincoln até ao momento em que sai de sua casa para se dirigir ao teatro onde viria a ser assassinado.
Muita acção, os actores excelentes especialmente Benjamin Walker, e muitos vampiros de cabeças cortadas. Excelente fotografia, ambiente e banda sonora.
Aconselho vivamente.

Nota: 7/10

Farmhouse (2008)

Sinopse: Farmhouse é um thriller psicológico que segue um jovem casal quando deixam a sua rotina para trás e procuram por um recomeço. Após ficarem encalhados numa isolada vinha no meio do nada, eles são forçados a enfrentar os segredos dos quais estão a fugir, enquanto tentam escapar da intenção maldosa dos misteriosos habitantes do local.


Opinião: este é daqueles filmes que após vermos o trailer, ficamos com a sensação de que se trata de mais um do seu género mas que no entanto temos curiosidade em ver. Afinal não é bem mais do mesmo e é muito bom.
No início é-nos apresentada a triste historia do casal que nos faz criar alguma empatia com eles até ao acidente que os leva à tal simpática casa de campo. Os actores são óptimos, toda a acção é muito credível. As coisas começam a ficar interessantes quando os habitantes da casa finalmente se revelam e então ai temos acção a sério. A cena do ralador é qualquer coisa de brutal, temos sustos e gore a acompanhar e ainda um final surpreendente. Mesmo não sendo nada de transcendente, vale a pena.

Nota: 6/10

Cavaleiros do Apocalipse (2009)


Sinopse: Breslin é um amargo detective, que ficou emocionalmente distante dos seus dois filhos pequenos após a morte prematura da sua dedicada esposa. Enquanto investiga uma série de assassínios, ele descobre uma ligação entre ele e os suspeitos, numa cadeia de assassínios, que parecem ser baseados nas profecias bíblicas relativas aos Quatro Cavaleiros do Apocalipse: Guerra, Fome, Conquista e Morte.


Opinião: Embora seja um filme com algum gore e emoção não o classificaria como um filme de terror. Para mim trata-se de um thriller com muito potencial mal aproveitado.
É um filme na onda de Seven mas não chega nem de perto a esse filme memorável. A acção por vezes é um bocado difusa e os actores incluindo Dennis Quaid deixam bastante a desejar em muitos momentos. A ideia de mortes relacionadas com profecias bíblicas não deixam de ser assustadores e até originais mas a realização e produção deste filme não soube aproveitar a 100% o material que tinha para desenvolver um filme excelente.
No entanto, não deixam de ser interessantes os conflitos interiores das personagens, a acção de uma forma geral e a maneira como as mortes vão ocorrendo.

Nota: 6/10