domingo, 10 de março de 2013

Mamã (2013)

Sinopse: Há cinco anos, as irmãs Victoria e Lilly desapareceram de casa sem deixar rasto. Desde esse dia, o tio Lucas e a namorada, Annabel, procuram-nas incessantemente. Quando, já sem esperança, as crianças são descobertas vivas numa decrépita cabana, o casal questiona-se se as meninas serão as únicas convidadas em casa. Enquanto Annabel tenta que as crianças tenham um estilo de vida normal, cada vez mais se convence que existe uma presença demoníaca na sua casa. Estarão as irmãs a sofrer de stress pós-traumático ou será que um fantasma as visita? Como é que sobreviveram tantos anos sozinhas? Ao responder a estas perturbantes questões, a nova mãe vai descobrir que os sussurros que ouve ao deitar vêm dos lábios de uma presença morta.

Opinião: Um grande filme muito esperado e que foi visionado por terras lusas em primeiro lugar por aqueles que tiveram a oportunidade de ir até ao Fantasporto onde o filme estava a concurso. Só tive a oportunidade de o ver na estreia e soube a novidade de que foi o filme vencedor do Fantasporto. Muito merecido sem dúvida.
A acção começa com o desaparecimento das duas irmãs e esclarece o espectador a propósito do que lhes aconteceu para serem dadas como desaparecidas. Cinco anos depois são encontradas com um ar tão decrépito quanto o da cabana onde viveram. A forma com a história é construída confere muita profundidade no desenvolvimento das personagens, inclusive da presença morta, pois os fragmentos da segunda história são dados passo a passo sem pressas. Um dos focos cai também no que é ser mãe e na relação e amor de uma mãe e os seus filhos.
Claro que o filme tem as suas falhas e acaba por ser todo ele cheio de clichés mas que nos são mostrados com um ambiente e uma mestria diferente do habitual. É tenso, ficamos colados do princípio ao fim e a presença é assustadora.
Aqui é preciso tomar nota da excelente interpretação das duas crianças, Megan Charpentier and Isabelle Nelisse, que sendo tão jovens fazem um trabalho sério, convicto, assustador e bom. Também de notar o papel de Jessica Chastain, que de inicio confesso que achei que fosse ser uma grande falha, provou que tem tudo para dar a um filme como este.
O final do filme achei muito fantasioso mas nada de surpreendente se temos Guillermo del Toro como produtor e acaba por nos dar umas reminiscências de O Labirinto do Fauno.
Bom thriller com bons sustos. Recomendo muito.

Nota: 8/10

A Descida - Parte 2 (2009)


Sinopse: Ferida, desesperada e coberta com o sangue das suas companheiras desaparecidas, Sarah consegue emergir do complexo de grutas onde se encontrava perdida, embora se encontre irracional e sem memória do que lhe aconteceu.

Céptico sobre o relato de Sarah e convencido que a sua psicose esconde segredos sombrios, o Xerife Vaines (Gavan O’Herlily) inicia a sua investigação ao desaparecimento do grupo de jovens. Juntamente com a sua colega Rios (Krysten Cummings) e com a equipa de resgate de Dan (Douglas Hodge), Greg (Joshua Dallas), e Cath (Anna Skellern), decide forçar Sarah a voltar à caverna com o objetivo de resgatar o resto do grupo, onde vão encontrar o pior pesadelo das suas vidas.


Opinião: Como seria de espera esta foi mais uma sequela escusada. Tendo em conta a maioria das sequelas, esta até se encontra numa posição bastante boa pois não sendo nada de especial consegue ser melhor que muitas.
A acção começa exactamente onde o primeiro filme terminou. Sarah consegue sair da gruta, é salva e ainda em choque é levada por um grupo de resgate que a leva novamente para dentro das grutas. Parece-me pouco credível obrigarem um vitima em choque a voltar ao local que a deixou assim. Tudo o resto é mais do mesmo em relação ao primeiro filme, os mesmos sustos, as mesmas criaturas, o mesmo gore, tudo igual salvo um pormenor ou outro em termos de história.
Não sei se terá sido impressão minha mas este filme deixa umas aberturas para uma terceira parte o que espero que não venha acontecer quando até sou da opinião que o primeiro filme deveria ser isolado. Nada a apontar aos actores e ao ambiente pois é igual ao filme anterior.
Nada de especial por já não ser novidade embora continue a ser assustador.

Nota: 6/10

A Descida (2005)

Sinopse: Passado um ano de um trágico e horrendo acidente, seis amigas voltam a encontrar-se para a sua viagem anual, desta vez para uma parte remota das montanhas Apalaches. Já bem dentro da caverna, dá-se o desastre e uma rocha cai, bloqueando o caminho de volta à superfície. As raparigas descobrem que a líder da exposição, a imprudente Juno, as levou a uma gruta inexplorada, de onde ninguém as virá salvar. 
O grupo separa-se e põe-se a caminho na esperança de encontrar uma saída. Mas, existe mais qualquer coisa a observar debaixo da Terra (uma raça de monstros humanóides, que estão adaptados perfeitamente à vida na escuridão). À medida que as amigas percebem que são elas as presas, libertam o seu instinto mais primordial numa guerra contra um horror inexplicável - que ataca sem aviso, de novo e de novo e de novo…

Opinião: Um filme que prova que o mais assustador não é aquilo que se vê mas sim aquilo que não se vê. Rodado em apenas sete semanas, A Descida é um filme que mistura The Hills Have Eyes com The Cave.
A acção começa de forma muito natural com um grupo de amigas exploradoras que se deslocam no seu encontro anual para explorar uma gruta. O suspense começa a ser construído de forma muito subtil, todos percebemos que há algo errado mas não sabemos exactamente o quê. Depois da revelação da líder de que se encontram numa gruta inexplorada o pânico é crescente aliado ao que espreita no escuro e que começa a atacá-las. 
O ambiente de gruta é explorado sublimemente com efeito de câmara e jogos de luzes e é de facto muito assustador e tenso.
As actrizes também fazem um bom trabalho com bons diálogos sem cair no cliché.
Recomendo.

Nota: 7/10

quarta-feira, 6 de março de 2013

Hitchcock (2012)


Sinopse: A cativante e complexa história de amor de Hitchcock através da astuta e sombria câmara da sua mais ousada aventura cinematográfica: a produção do thriller de 1960, "Psico", que viria a tornar-se no mais controverso e mítico filme deste realizador. Quando a tumultuosa produção, contra todas as expectativas, chegou ao fim, nada voltaria a ser igual no mundo do cinema - no entanto poucos perceberam que tinham sido precisos dois para a concretizar.


Opinião: Estava muito expectante relativamente a este filme e mais uma vez me desiludi. E porquê? Devido à publicidade enganosa que foi feita à volta dele. 
É-nos prometido um filme sobre Hitchcock e a produção de Psico. De facto isso também aparece por lá algures mas na realidade esta acção é mais sobre a sua esposa Alma do que sobre Hitch. A forma como lidava com o marido, a sua maneira de ser e até uma atracção pelo escritor de guiões, que escreveu Strangers on a Train para Hitchcock, são todas focadas neste filme juntamente com a dificuldade que passou em lidar com a decisão do marido de financiar Psico mais os ciúmes que tinha por o realizador se sentir sempre tão atraído pelas protagonistas do seu filme.
No que diz respeito a Hitchcock somos muito pouco esclarecidos, em todo o caso é de ntoar a interpretação de Anthony Hopkins que não sendo nem de longe uma das suas melhores faz um excelente trabalho. Scarlett Johanson e Jessica Biel embora não estejam mal também não acrescentam nenhum destaque, só mesmo Helen Mirren como Alma tem uma excelente performance.
Não é um mau filme, mas os fãs de Hitchcock não devem ir com muita expectativa.

Nota: 7/10

Hatchet II (2010)


Sinopse: “Hatchet II” retoma no exacto momento em que em 2006 terminou “Hatchet”, onde a calma mas de temperamento quente Marybeth, está num pequeno barco nos pântanos da Louisiana, lutando pela sua vida enquanto ela tenta se libertar das garras deformada do doentio assassino Victor Crowley. Crowley matou a família de Marybeth assim como outros companheiros que seguiam na mesma excursão turística nos pântanos da periferia de Nova Orleans. Marybeth consegui escapar a Crowley e assim retornar à civilização. Agora, ela irá fazer de tudo para conseguir a ajuda e os meios necessários para voltar para o assombrado pântano de New Orleans e assim vingar a morte da sua família, destruindo Victor Crowley.


Opinião: Para variar, esta é mais uma daquelas sequelas que não honram o mínimo sucesso da primeira. Adam Green é excelente na realização mas devia ter poupado o dinheiro do catchet de alguns actores e investir no grafismo e história do filme.
A acção começa exactamente onde terminou o primeiro filme, mas com outra actriz como protagonista que por sua vez é francamente fraca no seu papel. Mais pormenores sobre a história do assassino são reveladas e Tony Todd assume aqui um papel mais participativo mas a meu ver pouco interessante e útil. 
O festival de gore continua, as situações cómicas e as personagens cliché continuam mas nada de especial relativamente ao primeiro filme, a meu ver é pior. 
E atenção…porque vai haver um terceiro…

Nota: 5/10

Hatchet - Pesadelo no Pântano (2006)


Sinopse: Quando um grupo de turistas de Nova Orleães faz um passeio por um pântano assombrado, dá de caras com a lenda do homem louco e deformado, Vitor Crowley. O que se segue é uma série de cenas psicóticas, repletas de susto, de nudez e de terríveis mutilações. Hatchet Pesadelo no Pântano é um clássico de terror assustadoramente divertido onde brilham Robert ‘Freddy Krueger’ Englund e Tony ‘Candyman’ Todd.


Opinião: A sinopse de facto define tudo o que este filme é: um clássico de terror assustadoramente divertido.
Em termos de acção, esta faz algum sentido e quem sabe algum dia venha a ser aproveitada de outra forma. Neste caso, é mesmo um filme para rir que vai buscar o louco gore dos filmes anos 80 e claro muita nudez a fazer jus a essa mesma década. Se esperam um filme de terror com muito suspense e muitos sustos, não é este o adequado. Um grupo de personagens absolutamente cliché a fazer coisas completamente cliché e a serem mortos de forma cliché mas divertida.
Robert Englund e Tony Todd mas fazem apenas uma pequena aparição e não acrescentam nada em termos de qualidade ao filme em si. Só Kane Hodder que faz de assassino é quem tem um papel de maior destaque, ainda assim não acreditar em reviews que dizem que é este o novo ícone do terror…
Quem quer rir um pouco, passa uma boa hora e meia com este filme. 

Nota: 6/10

sexta-feira, 1 de março de 2013

O Trilho da Morte (2007)


Sinopse: Um jovem casal, a acampar nas montanhas, enfrenta repentinamente uma aterrorizante história de sobrevivência. Enquanto tomava banho num lago por perto, Sheryl (Brianna Brown) é raptada por um monstro psicopata que a força a participar num ritual satânico juntamente com o seu noivo. Conseguirão eles escapar a este monstro obsessivo? Uma história incrivelmente perversa a evocar os melhores filmes de Stephen King.


Opinião: Muito semelhante ao estilo de Wrong Turn (review de todos em breve) e sem nada de novo a acrescentar ao género, Timber Falls não deixa de ser interessante.
Dois jovens vão acampar nas montanhas e são surpreendidos por um local não tão simpático como aparenta e cujas motivações são, para nós espectadores, credíveis, assustadoras e até originais. Penso que o mais interessante deste filme são as motivações e as acções completamente psicóticas do casal que mantêm os jovens cativos. Também de salientar a beleza das montanhas e a óptima fotografia deste filme.
Os actores que encarnam o casal psicótico têm de facto uma prestação excelente com especial destaque para a personagem feminina. 
Com gore e algumas cenas dispensáveis creio ser um filme que não pode ser posto de parte e que vale a pena dar uma olhada.

Nota: 6/10

Obturador Fatal (2008)


Sinopse: Uma memorável lua-de-mel transforma-se num livro de recordações de horror neste arrepiante filme dos produtores executivos de «The Grudge - A Maldição» e «The Ring - O Aviso». 

Depois de Ben (Joshua Jackson) e Jade (Rachael Taylor), o recém casal oriundo de Nova Iorque, chegarem ao Japão para o mais recente trabalho fotográfico de Ben, descobrem perturbadores reflexos fantasmagóricos de uma jovem mulher nas suas próprias fotografias.Esta inexplicável "imagem espírita" pode estar ligada ao passado de Ben, mas a jovem mulher está determinada a assombrar também o futuro do casal, numa implacável vingança para a qual não há saída.

Opinião: Remake de um original asiático, penso que deve fazer jus ao mesmo. Não tive a oportunidade de ver o original mas certamente bom como a maior parte dos filmes que se fazem por lá.
A nossa atenção é perfeitamente captada logo desde o início com o surgimento dos reflexos nas fotografias que sugerem haver mais do que aquilo que parece. O ambiente e fotografia são muito bons e vão progressivamente criando a tensão perfeita para a atmosfera paranormal. Os actores são credíveis nas suas interpretações e adicionam alguma profundidade às suas personagens.
De salientar a reviravolta final que é surpreendente e muito bem conseguida, bem como a imagem final do filme que é bastante perturbante.
Aconselho, gostei muito.


Nota: 8/10

São Valentim Sangrento (2009)


Sinopse: Há 10 anos, uma terrível tragédia mudou a pequena cidade de Harmony para sempre. Tom, um mineiro inexperiente, provocou um acidente que encurralou e tirou a vida a cinco homens. Um ano depois, no Dia de São Valentim, Harry, o único sobrevivente do acidente, acordou do coma em que estava e assassinou brutalmente 22 pessoas com uma picareta, antes de ser morto também. Dez anos depois, Tom regressa à cidade de Harmony no Dia de São Valentim, ainda assombrado pelas mortes que provocou. Numa tentativa de se redimir do passado, Tom procura a sua ex-namorada, Sarah, agora casada com o seu antigo melhor amigo, Axel, o xerife local. Mas esta noite, após anos de sossego, o terror regressa à pacata cidade de Harmony – há um assassino à solta escondido atrás de uma máscara de mineiro e armado com uma picareta. Tom, Sarah e Axel acreditam tratar-se de Harry, que terá regressado para ajustar contas com eles…


Opinião: Mais um remake de um filme de 1981 mas que na verdade não traz nada de novo. Não melhora nem piora o que já havia sido feito a não ser em termos de realização.
A acção até tem uma história interessante, embora simples, que nos prende e nos deixa em suspense até ao fim na expectativa de quem será o assassino. Não existem grandes reviravoltas e os diálogos também não são nada de especial. Os actores fazem um trabalho razoável não havendo espaço para destacar nenhum deles.
O filme decorre num ambiente de thriller embora com bastantes cenas de gore para satisfazer os fãs mais entusiasmados, e são precisamente estes espaços onde decorre a acção que estão mais bem conseguidos que no filme de 1981, provavelmente pelo recursos a outras técnicas mais modernas.
Um filme sem grande interesse mas em que não se perde nada o visionamento, especialmente em 3D.

Nota: 5/10

247°F (2011)


Sinopse: Quatro amigos de viagem para uma cabana à beira do lago para um fim-de-semana despreocupado, a diversão transforma-se num pesadelo quando 3 deles acabam trancados numa sauna quente. Cada minuto conta e todos os graus importa como eles lutam por suas vidas no calor até 247° C...



Opinião: um filme cuja capa e trailer parecem prometer qualquer coisa mas que realmente não é nada de especial.
A acção não é nada mais que um grupo de amigos a partir para um fim-de-semana e que por azar ficam 3 presos numa sauna. Existem diversos aspectos de início, pelo menos até chegarem à cabana, que me deixarem na dúvida a propósito da construção/profundidade das personagens mas que posteriormente não sofrem qualquer exploração. De facto é bastante assustadora a ideia de ficar preso numa sauna tentando arranjar maneira de sair de lá mas torna-se um filme bastante monótono não passando de um mero thriller, aparentemente baseado em factos reais. 
Quantos aos actores nada a apontar, fazem um bom trabalho tendo em conta o tipo de acção.

Nota: 5/10

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

The Collection (2012)


Sinopse: A história de “The Collection” centra-se em Elena, um rapariga muito bonita, que foi convidada por alguns amigos para uma festa secreta num lugar não revelado, mas ela nunca imaginaria que se tornaria a próxima vítima do Coleccionador, um serial killer. O Coleccionador consegue raptá-la e levá-la para um hotel abandonado, transformado num labirinto de tortura e morte. 

Quando fica a saber do desaparecimento da sua filha, o pai de Elena, um multi-milionário, contrata um grupo de mercenários para recuperá-la das garras do serial killer. Os homens obrigam Arkin, o único homem que escapou da ira deste monstro, a guiá-los pelo terrível labirinto.

Opinião: Sendo a sequela de The Collector esperava outra boa surpresa tal como foi o primeiro. Esperava respostas para questões que ficaram pendentes no primeiro filme e quem sabe que fosse colmatadas algumas falhas. Mas para não fugir à regra, a sequela foi uma desilusão. 
A acção é diferente do primeiro filme mas traz deste Arkin, o ladrão que é apanhado pelo serial killer. Esperar qualquer tipo de história deste filme é uma miragem pois tudo não passa de um monte de gore e acção sem grande importância dada aos acontecimentos que possam dar um sentido ao que estamos a ver. 
Creio que melhoraram em termos de fotografia e na representação (os actores são um pouco melhores do que os do primeiro filme) e tentaram realmente explicar o propósito do assassino em série mas sem grande lógica e sucesso.
No entanto aconselho a quem já viu o primeiro, dar uma olhada a este. Além disso…o gore é bom :D

Nota: 5/10

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

5 sugestões de terror para o Dia dos Namorados





Nada melhor do que aproveitar este dia para por o género do horror em dia e mais fantástico ainda termos em estreia A Descida II, Massacre no Texas 3D e uma reposição do original de Hitchcock, Psico.
Se a ideia é ficar por casa, sugiro:





  1. Dentes (2007) - http://www.imdb.com/title/tt0780622/ (para rir um bocado)
  2. O Trilho da Morte (2007) - http://www.imdb.com/title/tt0857295/ (um casal apaixonado que se depara com o impensavel)
  3. São Valentim Sangrento (2009) - http://www.imdb.com/title/tt1179891/ (nada de espectacular mas vale pela alusão ao Dia de São Valentim)
  4. Les 7 Jours du Talion (2010) - http://www.imdb.com/title/tt0445054/ (o amor de um casal pela criança que lhes foi violentamente tirada)
  5. Obturador Fatal (2008) - http://www.imdb.com/title/tt0482599/ (mostra como o amor deve ser levado a sério)

Have fun!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Seven Below (2012)


Sinopse: A história é centrada num grupo de estranhos reunidos, quando um acidente com a carrinha os deixa presos numa casa na floresta de propriedade de um homem chamado Jack. Ali, um acontecimento terrível ocorreu exactamente 100 anos antes. O grupo parece preso num túnel do tempo fantasmagórico e a história repete-se.


Opinião: Este foi-me sugerido como sendo interessante e depois de ver o elenco até fiquei curiosa mesmo depois de ver a pontuação no IMDB. Pois foi péssimo.
A acção tem alguma lógica mas em momento nenhum se torna credível e capaz de prender à história. Os actores e diálogos tornam-se por vezes patéticos e a reviravolta/explicação afinal acaba por não ter o mínimo sentido aceitável. Não sei como é possível actores como Val Kilmer e mesmo Ving Rhames tenham aceitado fazer parte disto. 

Nota: 3/10

domingo, 13 de janeiro de 2013

The Possession - Possuída (2012)


Sinopse: A descida aos abismos da família Brenek tem início numa típica feira de fim de semana. O recém-divorciado pai, Clyde está ainda a habituar-se a uma vida longe da ex-mulher, Stephanie, e não vê nenhuma razão para alarme quando a filha mais nova, Em compra uma caixa de madeira com uma misteriosa inscrição que lhe chamara a atenção. No entanto, coisas estranhas e horríveis começam logo a acontecer. Em torna-se cada vez mais obcecada com a caixa – ao ponto de levar o curioso objecto consigo para todo o lado.

O seu comportamento torna-se cada vez mais obscuro, e mesmo perigoso. Por muito que o tente, Clyde não consegue separar Em da caixa, nem mesmo quando Stephanie começa a acreditar que é por isso que a filha está a perder o juízo. Traumatizada por um acontecimento perturbador e inexplicável após outro, a família está prestes a desvendar a verdade do que realmente lhes está a acontecer: abriram uma Caixa Dibbuk . . . e o espírito de uma antiga lenda judaica, há muito aprisionado, está prestes a devorar os seus anfitriões humanos.

Opinião: Estava receosa devido a todos os desapontamentos que tenho tido com filmes de possessão que são dos meus favoritos mas de facto adorei este filme.
A base da acção é muito simples como já vimos em tantos outros filmes: pais divorciados, pai fica com as filhas aos fins de semana e os habituais desentendimentos. 
A forma como é construída a possessão da jovem Em está excelente e a pequena actriz dá cartas na sua performance. De uma forma geral todos os actores fazem um bom trabalho. É interessante o facto de desta vez este ser um espírito não católico mas sim judaico o que torna diferente a abordagem (embora pudesse ter sido mais explorada) da questão e espero mesmo que dê o mote para futuros filmes.
Ponto contra, quem é que dá um BMW???
Aconselho muito, adorei.

Nota: 9/10

The Shrine (2010)


Sinopse: Depois de um jovem turista americano desaparecer misteriosamente na Europa, um grupo de jornalistas começam a investigar o seu desaparecimento e vão parar num remoto vilarejo na Polónia. Eles viajam para lá na esperança de esclarecer a história, mas quando eles investigam os segredos por trás dessa misteriosa vila, eles são subitamente perseguidos por locais hostis. Incapaz de escapar, eles logo se tornam as próximas vítimas de um ritual assustador e apavorante que ocorre nesta vila.


Opinião: Confesso que quando pus os olhos nesta sinopse pensei que vinha outro filme estilo Hostel. Não é exactamente a mesma coisa mas é extremamente semelhante.
Até à chegada à Polónia tudo se desenrola de forma muito normal e já batida em outros filmes de terror, mas depois disso a acção toma um contorno diferente. o ambiente é excelente e os actores também fazem um bom trabalho apesar dos habituais clichés. O que acho que vem a tornar este filme interessante é o facto de o visionarmos numa posição de defesa pois pensamos em todos os momentos que os locais da vila querem fazer mal aos estrangeiros mas será que é mesmo isso? Achei uma estratégia interessante a não-tradução dos diálogos em polaco pois só percebemos as conversas com o contexto em que as coisas vão acontecendo (excepto se soubermos polaco).
Aconselho vivamente. 

Nota: 7/10

Absentia (2011)


Sinopse: O marido de Tricia está desaparecido há sete anos, mas ela recusa em declará-lo morto. A sua irmã mais nova Callie passa a morar com ela para ajudá-la a superar o trauma. Mas um túnel misterioso, próximo da casa, e estranhos acontecimentos sugerem que o desaparecimento teve causas sobrenaturais e o marido dela pode estar a sofrer um destino muito pior do que a morte...


Opinião: Para um filme de pouco financiamento, esta foi uma excelente tentativa de fazer um filme interessante e de facto consegue ser bem melhor que muitos filmes com grandes orçamentos.
A acção tem uma linha lógica embora extremamente lenta, no entanto consegue despertar a curiosidade para o que vai acontecer a seguir. Não tem um ambiente nem fotografia espectaculares mas conseguem também transmitir a tensão necessária e ainda nos dá um ou outro susto. Os actores ajudam muito na construção da acção pois dão imensa profundidade às personagens e acabamos por nos deparar com os próprios fantasmas e dilemas pessoais das mesmas.
A componente sobrenatural está um pouco estranha mas cumpre a sua missão. Existem obviamente muitas falhas em termos de acção, no sentido em que podia ser mais rápida e mais bem trabalhada, e também em termos de coisas por explicar que são muitas.
Aconselho o visionamento mas sempre na ideia que se trata de um filme de muito baixo orçamento.

Nota: 5/10
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1610996/

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Grave Encounters 2 (2012)


Sinopse: Determinados a comprovar a teoria de que os acontecimentos do primeiro filme foram reais, uma equipa de cineastas amadores vai até o hospital psiquiátrico abandonado de Collingwood (considerado "o mais assombrado da América do Norte”). Ao entrarem no prédio, descobrem, da pior forma, que entidades malignas residem mesmo no local. Agora precisam de usar os conhecimentos que têm do filme original para sobreviverem.

Opinião: Como seria de esperar, a sequela veio desonrar o bom nome do primeiro filme. Completamente rebuscado e sem sentido, é claramente uma forma que os senhores arranjaram para sacar dinheiro à custa do sucesso de Grave Encounters I.
A acçao é um pouco descabida e os motivos que levam a equipa de cineastas a ir ate ao hospital psiquiátrico são do mais rebuscado que pode haver mas tudo bem ainda podemos dar alguma crédito pela originalidade. Depois da chegada ao hospital as coisas ocorrem da mesma forma que no primeiro filme mas com alguns exageros. A parte final do filme é do mais ridículo bem como os actores que realmente não se comparam aos do primeiro filme.
Só lhe dou 6 por respeito ao Grave Encounters I.

Nota: 6/10

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Grave Encounters (2011)


Sinopse: Lance Preston (Sean Rogerson) e a sua equipa de Grave Encounters, um reality show televisivo que caça fantasmas, está a rodar um novo episódio no abandonado hospital psiquiátrico de Collingwood, onde fenómenos estranhos têm acontecido. Em nome da boa televisão, eles aceitam passar a noite no lugar, capturando tudo com a câmara. Rapidamente eles percebem que o prédio é mais do que mal assombrado...


Opinião: Muitas foram as boas reviews a propósito deste filme que tive oportunidade de ler antes de decidir visioná-lo. Mais um na ordem do género “found footage” mas que vale bem a pena pelos sustos.
A acção começa com um grupo que decide ir passar a noite num antigo hospital psiquiátrico em busca de actividade paranormal com vista a ser exibido num programa de televisão. Esta primeira parte do filme chega ate a ser cómico ate porque é bem óbvio que todo o grupo vai num grande clima de palhaçada. O pior é quando são trancados dentro do hospital e durante a noite começam as coisas estranhas. O ambiente do filme está muito bem criado, parece que de facto somos nós que vamos naqueles corredores e realmente é um suspense de morte já para não falar nos sustos. Os actores também estão bem e destaco a personagem de Lance Preston.
Recomendo o visionamento deste filme é uma mais valia no género “found footage”.

Nota: 7/10

Sinister - Entidade do Mal (2012)


Sinopse: Ethan Hawke interpreta o papel de um autor de romances policiais que descobre uma caixa cheia de misteriosos e perturbadores filmes caseiros, o que mergulha a sua família numa experiência aterradora de horror sobrenatural.


Opinião: Para os fãs do terror este é de facto um filme a não perder. Um filme que combina um drama familiar com uma componente sobrenatural e que considero ser uma lufada de ar fresco no meio de tanta repetição de temas, clichés etc.
A acção é sempre muito desenvolvida, mantém nos interessados e tem uma forma absolutamente subtil de nos deixar assustados. Em adição a tudo isto temos ainda o desempenho dos actores e o desenvolvimento das personagens que é feito em conjunto com a construção da acção que ainda nos prende mais ao que vai acontecer a esta família e ao que realmente se está a passar. Ethan Hawke tem um grande desempenho bem como todos os actores e acho que as fitas 8mm dão de facto um toque sinistro, passo a expressão, a todo o filme.
Recomendo mesmo muito.

Nota: 8/10

domingo, 6 de janeiro de 2013

The Crazies - Desconfia dos Teus Vizinhos (2010)


Sinopse: Numa pequena cidade do Kansas, o abastecimento de água é misteriosamente contaminado, deixando os seus habitantes infectados. A quarentena imposta pelas autoridades governamentais, não vai ter como único propósito a cura dos habitantes.

Opinião: Sendo um remake do original de Romero em 1973, pensei que me iria deparar com mais um mau remake como normalmente acontece. No entanto, este filme está bem fiel ao original e inclusive melhora muitos aspectos mas não traz nada que não esteja já demasiado batido em filmes como 28 Dias Depois, REC, Carriers etc.
A acção não tem nada de novo, o vírus que começa a infectar a população, as autoridades governamentais que aproveitam a ocasião para fazer experiências etc, no entanto o cenário é muito bom, o estilo viver no campo está recriado de forma muito realista, os actores são também bastante bons e o filme evolui de forma calma, dando os momentos de suspense e alguns de humor, mas sem se tornar aborrecido.
Apesar de não ser nada de original, vale a pena ver.

Nota: 6/10

sábado, 22 de dezembro de 2012

Parasita (2008)


Sinopse: As férias de um casal tomam um inesperado e terrível rumo quando encontram uma mulher na estrada que pede ajuda. Ao parar o carro, são atacados por Dennis, que os obriga a passar para a parte de trás do carro, enquanto ele se põe ao volante. 

No entanto, o pior ainda está para acontecer. Depois de chocarem com uma estranha criatura, vêem-se forçados a parar numa gasolineira, onde descobrem horrorizados, que tipo de predador estão a enfrentar.

Opinião: Um filme elaborado de forma bastante simples mas que proporciona 80 minutos de entretenimento bem passados.
A acção de uma forma geral, não se trata de nada de espantoso e tem até alguns clichés no entanto ganha muito no excelente desempenho dos actores, na forma com o monstro se propaga e no gore. É também uma mais-valia a forma com construíram a entrada de Dennis e como o casal deveria/poderia/queria lidar com ele no momento da luta pela sobrevivência.
Aconselho.

Nota: 6/10

Hush (2008)


Sinopse: Zakes Abbott segue por uma estrada com a namorada Beth dormindo no banco ao lado. No caminho, quase que tem um acidente com um camião. Ao ser ultrapassado, Zakes vê de relance uma mulher meio despida na traseira do camião, e chega a ficar em dúvida se o que viu era real. 

Mais tarde, os seus medos crescem quando percebe que Beth desapareceu no posto em que pararam e inicia uma busca frenética ao camião, num jogo mortal de gato e rato na auto-estrada deserta. Mas sendo a única testemunha do que viu, como ele convencerá os outros de sua desesperada necessidade de ajuda?

Opinião: sendo de um realizador em primeira viagem, este filme consegue vencer alguns clichés e criar um ambiente de suspense que nos deixa colados ao ecrã.
A acção começa com o casal em viagem cuja conversa e desentendimento leva o espectador a criar uma certa proximidade com as personagens. O surgimento do camião vem dar o mote para o suspense e para o que o casal vai decidir fazer perante o que viram, o que nos leva a por no lugar deles e pensar no que faríamos nós. Mas o melhor estaria para vir com o acontecimento numa bomba de gasolina que aí sim nos deixa sempre à espera do que vem a seguir.
Bons actores, bom ambiente sem os habituais clichés e com uma acção a decorrer num espaço diferente daquele a que estamos habituados num estilo Wolf Creek.
Vale a pena ver.

Nota: 7/10

sábado, 8 de dezembro de 2012

A Última Casa à Esquerda (2009)


Sinopse: Na noite em que chega à remota casa de Collingwood, Mari e a sua amiga são raptadas por um presidiário fugitivo e pelo seu grupo. Aterrorizada e deixada como morta, a única esperança de Mari é conseguir regressar a casa, para junto dos seus pais, John e Emma. 

Infelizmente, os seus agressores procuram abrigo no lugar mais improvável – a casa de Mari. E quando John e Emma se apercebem da terrível realidade, eles farão os três estranhos amaldiçoar o dia em chegaram à Última Casa à Esquerda.

Opinião: Um remake do original de 1972, que deixou bastante expectativa no ar mas atrevo-me quase a dizer que está ainda melhor que o original.
A acção é bem intensa e consegue suscitar-nos simpatia pela personagem principal e repulsa pelos raptores. Mais para o final, quando os bandidos chegam à casa dos pais de uma das jovens raptadas, somos presenteados com mais cenas de tensão.
Os actores são credíveis e o ambiente está muito bem criado, havendo cenas em que quase viramos a cara para o lado. 
É definitivamente um must-see.

Nota: 8/10

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Stalker (2010)


Sinopse: Buscando aliviar a pressão e inspiração para o seu romance, a escritora Paula Martin parte para o interior, para a casa de Verão da família. A chegada da sua assistente Linda seria para lhe fazer companhia e ajudá-la a relaxar, mas os corpos começam a se empilhar e Paula vê-se presa num terrível pesadelo de crime e loucura.



Opinião: Embora não estivesse com grande expectativa sempre pensei que seria um filme pelo menos interessante mas enganei-me.
Este era um filme com grande potencial, o ambiente certo e elenco não muito mau mas a acção decorre sem grande interesse e sem prender o espectador ao ecrã. 
É extremamente aborrecido e tanto a sinopse como o trailer do filme sugerem um tipo de história que com o twist final se percebe que não tem nada a ver. De facto o momento minimamente emocionante do filme é a reviravolta final.
Não percam tempo.

Nota: 3/10

Sorority Row (2009)


Sinopse: Depois que uma brincadeira não sai como o esperado, um grupo de amigas de uma fraternidade tenta encobrir a morte de uma das moradoras, mas acabam sendo perseguidas por um serial killer, que ameaça enviar vídeos da noite do acidente para a polícia. 

Opinião: Mais um filme de terror de um grupo de adolescentes a fugir de um assassino em série mas que até nem é mau de todo.
A acção começa com uma partida entre as amigas que com o intuito de assustar um rapaz que anda a trair uma delas, colocam-na fingir-se de morta. O problema é que a partida corre mal e a jovem morre mesmo. Decidem então esconder o corpo e seguir em frente mas o problema é que alguém sabe o que aconteceu e começa a persegui-los um a um. Tem uma boa fotografia, com algumas deixas a roçar a comédia, os actores estão bem e as cenas das mortes estão excelentes.
Bom filme para distrair.

Nota: 6/10

Taken in Broad Daylight (2009)


Sinopse: A cada 24 horas, depois de uma criança ser raptada por um estranho, as oportunidades de a encontrar sem vida é de quase 100%.

É uma verdadeira história de sobrevivência, a do rapto da adolescente Anne Sluti, e como ela consegue permanecer viva ao manipular o seu raptor, e engenha o seu próprio salvamento e negoceia a sua libertação após 6 dias de inferno.

Opinião: Embora não seja nada de especial e não acrescente nada de novo a outros filmes do género, este é um thriller que vale a pena ver.
Baseado numa história verídica, o que confere à partida um outro ambiente, a acção é envolvente e os actores são mesmo muito bons nos papéis de raptor e raptada.
A certa altura, os acontecimentos deixam espaço até para uma certa pena do raptor para além da grande empatia que se cria com a personagem raptada, Anne Sluti.
Não tendo nada de gore e tratando-se apenas de um bom thriller, é um filme que nos deixa pregados a tentar perceber como vai acabar a história e quase embrenhados na personagem de Anne e na sua maneira de tentar sobreviver.

Nota: 6/10