domingo, 22 de maio de 2011

Black Death (2010)

Sinopse: Na Idade Média numa Inglaterra devastada pela peste negra, um cavaleiro atravessa terras profanas para encontrar uma aldeia onde se diz ninguém ter sido afectado pela doença. Sean Bean (O Senhor dos Anéis) é o corajoso Ulrich, cavaleiro que recebe a ajuda do monge Osmund (Eddie Redmayne, Pecados Inocentes) para chegar até essa aldeia e descobrir a verdade.


Opinião: Antes de dar a minha opinião tenho de esclarecer que tive que alterar a sinopse que encontrei na Internet pois era vergonhosa para não dizer pior (houve até uma que falava em criaturas horrorosas mas durante o filme não as vi, se calhar fugiram...).
Este filme fez-me lembrar uns quantos filmes do género como Solomon Kane, Época das Bruxas e até a série Pilares da Terra (talvez por causa do actor). Em relação a Época das Bruxas com Cage, este filme é muito superior. Na mesma linha, Ulrich, cavaleiro que viaja com os seus homens em busca de uma aldeia onde se diz que não chegou a peste e onde vive um demónio que ressuscita pessoas, e recruta o monge Osmund para o acompanhar visto conhecer o caminho até lá.
Não está classificado como terror mas surge mencionado na maior parte de blogs e sites de terror, e eu não serei excepção. A história está muito boa, os actores são excelentes, algum gore fofinho para agradar às massas sangrentas como eu e uma atmosfera muito boa, creio que as acções passadas no espaço medieval já ajuda muito a atmosfera. É um filme que fala muito de fé e do que os homens fazem em nome dela e de Deus e Osmund é uma personagem muito forte nesse sentido pois encontra-se muito dividido: tem muitas dúvidas ao mesmo tempo que acredita demasiado, o que se reflecte no final do filme. O fim é excelente pois não se julga ninguém: é deixado a nosso cargo atribuir ou não "as culpas".
Gostei muito e aconselho.

Nota: 7/10
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1181791/

La casa muda (2010)

Sinopse: Laura e o seu pai Wilson hospedam-se numa casa para avaliá-la, já que o seu proprietário vai colocá-la à venda em breve. Eles passam a noite na casa para começarem o trabalho na manhã seguinte. Tudo parece ir bem, até que Laura ouve um barulho que vem de fora e fica cada vez mais alto no andar superior da casa. Wilson vai ver o que está a acontecer, enquanto ela permanece sozinha em baixo à espera que o pai volte. O enredo é baseado numa história verdadeira que aconteceu em 1944 num pequeno vilarejo do Uruguai. O filme mostra os últimos 78 minutos, segundo por segundo, em que Laura tenta sair de uma casa que esconde um segredo obscuro.

Opinião: Aqui está um low cost com quatro actores e acção passada numa casa de dois andares. Este filme foi filmado num take (segundo parece) com uma câmara de filmar emprestada, teve uma equipa técnica de 15 pessoas e consegue ser assustador!
Não desgostei do filme, acho que logo de inicio se estabelece uma clima de tensão, especialmente quando começam os barulhos na casa e Laura começa a investigar apenas com uma lanterna (a luz neste filme é fornecida apenas por duas lanternas). A qualidade da imagem é boa já a do som não se pode dizer o mesmo mas creio que é este estado de primitividade que ajuda ao clima criado. Sangue tem muito pouco ao contrário da publicidade que vi ser feita ao filme (muito sangrento e com muitos cadavéres --'). A caminho do final há uma reviravolta que acaba por desiludir e o final acaba por não ser muito interessante precisamente porque não se percebe muito bem o rumo que a história acaba por tomar. Tenho a louvar a actriz que faz de Laura pois as suas expressões caracterizam perfeitamente os sentimentos que vai sentindo ao longo do filme (uma vez que o diálogo se reduz a meia dúzia de frases). 
Aconselho o visionamento apenas pelo clima de tensão. História não tem grande interesse.

Nota: 5/10

sábado, 21 de maio de 2011

Insidious (2010)

Sinopse: Uma família luta contra espíritos malignos, na tentativa de os impedir que aprisionem a sua filha numa realidade alternativa.

Opinião: Eu gostei muito deste filme, há muito tempo que não via algo tão intenso. Dos criadores de Actividade Paranormal e Saw pensei que haveria uma mistura de espíritos e sangue mas enganei-me. Este filme não tem sangue mas espíritos tem com fartura.
A acção começa com uma família que acaba de mudar de casa e onde nós espectadores vamos assistindo a alguns sinais de assombração mas que os protagonistas não notam. Um dia ao explorar o sótão, o filho mais velho do casal, Dalton, vê qualquer coisa que o assusta depois de cair de um escadote e grita. No dia seguinte, Dalton não acorda. O diagnóstico dos médicos é que está simplesmente em coma sem motivo aparente. A mãe de Dalton, Renai começa a ver espíritos dentro de casa e ouve vozes através do intercomunicador da bebé.
A atmosfera até aqui é muito tensa mas a partir daqui é tudo absolutamente assustador, ficamos realmente presos e em alguns momentos até a ansiedade nos domina. A explicação para o sucedido com Dalton e respectiva resolução transportou-me um pouco para o filme A Origem, só que ali no meio do mundo de espíritos, demónios e possessão. Tenho de salientar a imagem da mulher vestida de negro, quase fui ver se a tinha atrás da porta no final do filme... Os actores são excelentes, a acção assustadora, na linha de Actividade Paranormal mas bem melhor. Algumas partes considerei um pouco exageradas e, arrisco, até ridículas mas de forma geral o filme é excelente.
Aconselho a quem quer apanhar uns sustos e que o veja de noite...

Nota: 8/10

Hunger (2009)

Sinopse: Hunger é uma exploração obscura da degradação da humanidade. Quão longe iria para sobreviver nas mais extremas circunstâncias? Cinco estranhos acordam presos numa masmorra subterrânea. Depressa percebem que são objectos de uma experiência sádica de um homem para testar as profundezas da vontade de sobreviver de um ser humano. À medida que os dias passam e sem hipótese de escapar, a fome aumenta enquanto a sua humanidade se desvanece.
Tradução por: Patrícia Serra


Opinião: Para filme de terror é um bocado fraquinho e principalmente muito parado. Os fãs de terror poder-se-ão entediar logo na primeira meia hora de filme. No entanto, do ponto de vista da análise das relações humanas e do relacionamento entre si sob circunstâncias extremas está muito bom. A maior parte da acção decorrer dentro da masmorra e vai alternando com o espaço onde o homem sádico (não lhe vou chamar assassino) observa e anota os comportamentos das cinco pessoas que colocou dentro da masmorra. Os actores são muito bons e a caracterização excelente, pois a pouco e pouco vão ficando mais débeis, e quando nos apercebemos já estão totalmente diferentes do início. As motivações do homem são compreensíveis mas pouco exploradas pelo que se sente falta ali de algumas explicações.
Ao visionar este filme tive uma sensação de déjà vu em relação a dois filmes: Saw, pois são raptados e colocados numa masmorra sem saberem como vão lá parar e encontram-se numa espécie de jogo; e O Cubo, pois explora também as relações humanas e a paranóia de alguns intervenientes.
Embora não seja nada de especial aconselho só por ser interessante o relacionamento e o final daquele grupo de cinco pessoas.

Nota: 5/10

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Martyrs (2008)

Sinopse: Uma jovem está numa jornada de vingança contra aqueles que a sequestraram e torturaram quando criança. Ela e uma garota que também sofreu abuso se unem para encontrar os culpados, enquanto descobrem um inferno vivo de depravação e mutilação…




Opinião: Aconselho a toda a gente que tenha um estômago fortíssimo a ver este filme! É mesmo muito bom! 
A meu ver é melhor nao revelar grandes detalhes para o impacto ser maior mas acho que posso dar umas luzes. A acção começa com Lucie, uma menina que foge do local onde estava presa e sofria grandes abusos e que se vem a instalar numa instituição onde conhece Anna, de quem se torna grande amiga. Depois de adulta, Lucie decide que se vai vingar daqueles que lhe fizeram mal e que a deixaram marcada para a vida e conta com a ajuda de Anna. Esta é assim arrastada sem querer para um mundo de violência e horror. Daqui em diante, não posso dizer mais. 
É um filme violento, brutal nem tenho palavras para descrever. Vejam, se tiverem coragem.

Nota: 10/10

Autópsia (2008)

Sinopse: Emily, Bobby, Clare e Jude são um grupo de jovens finalistas em viagem pelo país antes de enfrentar o mundo real. Numa estrada do Louisiana sofrem um acidente e são levados para o Mercy Hospital. Com pouco pessoal e na maioria vazio, o local parece ter algo de muito sinistro. Até que descobrem que estão em curso experiências inumanas sob a direcção do Dr. Benway.


Opinião: Aqui está um filme com muito potencial mas mal aproveitado. A história ronda o habitual cliché, um grupo de jovens muito animados têm um acidente de carro numa estrada deserta e atropelam um homem. Logo de seguida chega uma ambulância que leva o senhor atropelado e todos os jovens para serem observados. Chegam entao a Mercy Hospital, local muito sinistro com uma enfermeira ainda mais sinistra. Alguns vão sendo levados ao Dr. Benway e outros começam a explorar o hospital o que em ambos os casos corre mal. Dr. Benway tem planos para a vida destes jovens e é aqui que o filme perde. As motivações deste médico podiam ter sido mais bem explorados de forma a tornar o filme mais consistente no entanto, de uma forma geral, os actores portam-se bem, os diálogos são lógicos e gore? Gore com muita fartura e muito bom.

Nota: 7/10

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Rapariga do Capuz Vermelho (2011)

Sinopse: Red Riding Hood tem estado a ser descrito como sendo uma adaptação irreverente – uma narrativa moderna, com diálogos e música con temporâneos – do célebre conto sobre a rapariga que atravessa a floresta para ir visitar a sua avó doente.

 
Opinião: É preciso desde já esclarecer uma coisa, este filme não é de terror!!!! A comunicação social tem-no vendido como um filme de terror mas nada disso, este é um thriller e muito bem conseguido.
Adorei os cenários, a aldeia, o guarda-roupa e os actores. Amanda Seyfried está de facto a revelar-se uma excelente actriz e mais uma vez o prova aqui. No entanto, a falta de construção de personagens e de história interessante torna o filme aborrecido sendo que a única coisa que nos mantém presos é o tentar descobrir a identidade do lobisomem.
Fãs de terror vão ficar extremamente desapontados pois, repito, isto não é um filme de terror como queriam vender. O filme tinha grande potencial mas perdeu ao querer ser tudo.

Nota: 5/10

O Eco (2008)

Sinopse:recém saído da prisão, em liberdade condicional, Bobby Reynolds tenta começar uma nova vida arranjando um emprego com Hector Rodriguez, o proprietário de uma oficina de reparação de automóveis, tentando reiniciar uma relação com a sua ex-namorada Alyssa, e mudando-se para o apartamento da sua mãe, desabitado desde a sua infeliz morte, quando ele ainda se encontrava na prisão. Depois de se instalar, é atormentado por estranhos acontecimentos no apartamento e encontros bizarros com os seus vizinhos; particularmente por Gina, pelo seu agressivo marido Walter, que é polícia, e pela sua filha Carly. Quando começa a investigar, Bobby descobre que a sua mãe se tinha trancado no apartamento durante semanas antes de morrer e apercebe-se que a sua morte está ligada aos senhorios, que também o começam a perseguir. Enquanto luta para desvendar a verdade, terríveis segredos são revelados.

Opinião: Este é mais um remake do bom cinema asiático, repleto de sustos. Não sendo nada de especial, o ambiente, os diálogos e o próprio actor dão ao filme o toque de tensão constante com o que vai sair dali a seguir. Aliás todo o filme é interessante nesse sentido, estamos à espera de saber o porquê de todas aquelas situações bizarras acontecerem. Sangue tem algum, umas cenas ou outras mas o que realmente dá crédito a este filme é a atmosfera assustadora. Por diversas vezes me senti transportada para o The Grudge 2 e/ou 3, que são filmes que gosto muito, pela similaridade da história, ou seja, a assombração tem origem numa cena violenta e o espírito procura vingança (ou será libertação?). A personagem de Bobby está muito bem construída, uma pessoa já com muitos problemas tendo estado preso por ter morto um homem para defender a namorada, a chegada ao novo mundo depois de anos na prisão e as situações estranhas que começam a acontecer na sua vida quando se tenta reintegrar.
É uma hora e meia bem passada.

Nota: 6/10

terça-feira, 26 de abril de 2011

Primal (2010)


Sinopse: Seis amigos estudantes de antropologia vêem a sua viagem de pesquisa arruinada quando uma das meninas, Mel, é infectada por algo desconhecido, e regride até um estado animalesco e predatório. Com o fogo como única defesa, o grupo luta pela sobrevivência, alheio ao facto de que Mel não os está a caçar apenas em busca de alimento.


Opinião: Aqui está um filme bastante bom, gore q.b., boa história, bons actores e bons diálogos. Tenho de fazer o meu louvor à actriz que faz o papel de Mel, Krew Boylan, que ficou absolutamente brutal de selvagem primitiva quando parecia ser apenas a loira ordinária do grupo. As cenas gore estão excelentes e a acho que a história podia ter sido ainda mais explorada para ficar mesmo perfeito.
A primeira hora do filme é uma luta pela sobrevivência, um a um vão sendo esventrados pela Mel transformada e outro do grupo, Dace fica igual a Mel. Claro que a única que sobra é a menina que desde de início age como a vitima, com medo de tudo. A conclusão do filme não gostei e achei até um bocado estúpido, no entanto de uma forma geral, aconselho.

Nota 7/10

Haunting of Winchester House (2009)

Sinopse: Uma família vai viver por alguns meses para a mansão “Winchester”, mas logo vão descobrir que não é uma casa normal e que existe algo a aterrorizar a mansão. Mas com a ajuda de um investigador paranormal, vão tentar desvendar o mistério e parar o que se está a passar naquela casa.

 
Opinião: Este é um exemplo muito bom de filme B. É tão mau que até se torna engraçado. O trailer promete um filme porreiro, a sinopse deu-me aquela sensação de déjà vu relativamente ao Shining e então decidi dar uma olhada e fiz mal!!
Quando vão a caminho da mansão, esta família quase tem um despiste com o carro e de seguida não conseguem seguir pelo caminho de terra batida que dá para a mansão e acabam por ir a pé. Uma vez na casa, a filha do casal dá pela estranha presença de uma menina e oportunamente aparece um investigador paranormal que de paranormal sabe muito pouco. Os pais ficam desconfiados deste homem, especialmente quando a filha desaparece. Entretanto começam a aparecer os engraçados espíritos que em termos de aparência de espírito deixam imenso a desejar.
O filme até tem uma boa história e o final é bastante bom mas os actores são péssimos, os cenários são péssimos, não é assustador e chega a ser cómico.

Nota: 2/10

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Medos (2009)

Sinopse: Depois de se mudarem para um novo bairro, os irmãos Dane e Lucas (Chris Massoglia e Nathan Gamble) conhecem Julie (Haley Bennett), a sua jovem vizinha, de quem se tornam amigos. Na descoberta da sua nova casa descobrem uma passagem secreta na cave que parece transportá-los para um outro mundo. Com estranhas sombras à espreita e pesadelos que se vão tornando realidade, eles são forçados a enfrentar os seus piores receios como única resposta àquele poder malévolo.


Opinião: Este é um filme de terror à antiga pois antigamente isto era terror, agora é filme para boi dormir. Enfim se querem iniciar uma criancinha no mundo do susto este filme é perfeito. A história é sobre dois irmãos que mudam de casa juntamente com a mãe. Depressa o mais velho faz amizade com a bonita jovem da casa ao lado e juntamente com ela vão investigar o buraco que encontram na cave da casa. Acabam por saber que aquele buraco uma vez aberto liberta o nosso pior medo.
Interessante a esta altura é o palhaço malvado que é um elemento que resulta sempre bem no que diz respeito a sustos, pelo menos para mim. De resto, nenhuma situação mais assustadora a apontar, achei porreiro no entanto o medo do irmão mais velho.
Não é uma coisa do outro mundo mas também não é tão mau assim. 

Nota: 4/10

Walled In (2009)

Sinopse: Um representante de uma companhia de demolições vai supervisionar a demolição de um misterioso prédio e descobre os segredos escondidos no local, ligados a um assassino sanguinário.

Opinião: A sinopse engana, no entanto, gostei muito deste filme. Peca no início ao revelar coisas bem interessantes que podiam ser aproveitadas mais tarde na construção do suspense.
A história está bem construída e perfeita para quem gosta de pensar um pouco sobre o que está a acontecer. Quem quer ver apenas pessoas emparedadas ou com as entranhas a sair pela boca desista, este filme é inteligente embora mal aproveitado em todo o caso. O prédio isolado no meio de um monte é muito creepy, mesmo por dentro é assustador. Achei muito interessante a personagem de  Jimmy: de miúdo apaixonado pela arquitecta, depressa passa a um verdadeiro psycho e a historia de Malestrazza e o que pretendia com os emparedamentos e especialmente o fim dele.
Acaba por ser mais um thriller do que horror mas é um filme que dá para entreter e com potencial para bem mais.

Nota: 5/10

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Estreias Terror Amanhã 21 Abril

Título Original: Scream 4
Género: Terror
Classificação: 16
Duração: 116 min
Ano: 2011 / Estados Unidos
Site Oficial: http://www.scream-4.com/

Sinopse: Sidney Prescott, agora autora de um livro de auto-ajuda, regressa à cidade de Woodsboro, para uma última paragem na torneé de promoção ao seu livro. Em Woodsboro, ela reencontra o Xerife Dewey e Gale, agora casados, bem como a sua prima Jill e a sua tia Kate. Infelizmente o regresso de Sidney trás também de volta o assassino da máscara branca, colocando toda a população de Woodsboro em perigo.






Título Original: Hole 3D
Género: Thriller
Classificação: 12
Duração: 92m
Ano: 2009/ Estados Unidos


Sinopse: Dois irmãos encontram um buraco misterioso na cave da sua nova casa que os vai levar a percorrer caminhos sombrios e assustadores.





Nota: Medos 3D tem sido erradamente apresentado como filme de terror. Review do filme brevemente com vista a esclarecer o equívoco.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Ritual (2011)

 Sinopse: Inspirado em factos reais, O Ritual segue a história de Michael Kovak, um seminarista que é enviado para o Vaticano, para estudar a prática dos exorcismos, com a qual ele é bastante céptico. Michael chega mesmo a desafiar os superiores, afirmando que para tratar uma possessão, é necessário um psiquiatra, e não um padre. É então que Michael vai trabalhar com o Padre Lucas – um lendário padre que realizou milhares de exorcismos – e, confrontado com um mal tão violento e aterrador, é obrigado a duvidar de tudo em que acreditava…

Opinião: Confesso que estava com muito medo deste filme. Os últimos filmes de exorcismos desde o grande Exorcista têm sido péssimos salvo raríssimas excepções e para além disso este filme tem Anthony Hopkins, meu actor favorito. Afinal revelou-se uma fantástica surpresa!! O filme é óptimo, sem exageros e Hopkins até atira uma piadinha ao Exorcista que achei deliciosa.
A historia gira em torno de um rapaz não crente nem em Diabo nem em Deus mas em quem um padre do seminário onde estuda vê muito potencial. Assistimos por isso ao percurso que este rapaz vai percorrer ao ser um descrente e ver tudo aquilo em que acredita constantemente refutado e é Hopkins que lhe vai dar essa luta.
O papel de Michael está muito representado e o papel de Hopkins não consigo comentar pois este senhor onde chega, faz bem e muito bem. Soberbo. Não tem nada de gore mas tem cenas muito fortes em termos de intensidade. Achei muito bom o facto da maior parte da acção decorrer em Itália pois dá o ambiente certo ao filme, os padres, os exorcismos, os livros, tudo.
Aconselho vivamente, dou nota máxima porque achei mesmo muito bom e tinha saudades de um filme assim há muito tempo.

Nota: 10

sábado, 16 de abril de 2011

The Possession of David O'Reilly (2010)

Sinopse: David O´Reilly, um rapaz abandonado pela sua namorada resolve ir a casa do seu melhor amigo Alex (Nicholas Shaw) e sua namorada Kate(Zoe Richards). Pede para passar lá a noite e os amigos recebem-no. Infelizmente, O´Reilly traz mais do que sua bagagem emocional, mas também um demónio, um fantasma, um alienígena o que será?
Seguem todos os seus passos e é então que O´Reilly descobre que foi seguido. Mas ele está possuído ou apenas paranóico? O desconforto logo o impulsiona ao puro pavor num filme que deixou o público surpreso.

Opinião: Cometi um erro muito grande com este filme que foi estar à espera de um Paranormal Activity… Pois não tem nada a ver! É um filme de baixo orçamento, sem história, sem aprofundamento de personagens. Apenas um jovem que procura abrigo no apartamento de um casal amigo pois a namorada traiu-o, e durante a noite começa a ver coisas sinistras.
O ambiente está excelente, é um facto, o jogo da escuridão apenas com pequenos feixes de luz vindos da rua pela janela torna-se assustador e tenso. O fim ninguém percebe (se existir alguém que tenha chegado a alguma conclusão, diga-me por favor), acção não se explica, é apenas um filme sem história e com vista a tentar provocar uns sustos com os vislumbres de demónios que se escondem naquela casa, pelos vistos trazidos pelo jovem traído (serão demónios ou loucura do jovem?).
Deixa a desejar.

Nota: 4/10

Husk (2011)

Sinopse: Um grupo de amigos são forçados a abandonar o veículo, quando um bando de corvos quebra o pára-brisas do carro, deixando-os presos ao lado de um milharal deserto. Escondida dentro do milheiral, encontram uma casa em ruínas – mas logo descobrem que ao invés de um santuário, a casa é realmente o centro de um ritual aterrorizante sobrenatural que estão prestes a se tornar parte.  

Opinião: Se quisermos passar um bocado calminho a ver um filme no sofá, é este o ideal. A história não tem nada de especial, um grupo de jovens que vai fazer um fim-de-semana juntos seguem pela estrada fora até que têm um acidente. Aqui foi o primeiro ponto que achei o máximo: o motivo do acidente. Um bando de corvos atira-se literalmente contra o vidro do carro deixando o condutor sem visibilidade. Melhor de tudo um dos corvos bate com tal força que o bico fica espetado no vidro para o lado de dentro (achei a cena brutal). Ao acordarem um dos jovens desapareceu e dois deles decidem entrar no milheiral para o procurar. Mais tarde os dois outros decidem entrar também e um a um vão sendo mortos por um espantalho habitante do milheiral.
Os actores e diálogos até nem estão mal, gore não tem muito salvo uma cena ou outra e em termos de suspense está muito bom. Peca apenas numa coisa, a história sobrenatural por trás do espantalho não fica muito bem explicada.
É um bocadinho bem passado.

Nota: 5/10

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Wake Wood (2011)

Sinopse: Ainda de luto pela morte trágica da sua única filha, Alice, o veterinário Patrick e a farmacêutica Louise mudam-se para a remota e pequena Wake Wood, onde um culto pagão local lhes concede mais três dias na companhia de Alice. Mas há uma questão que se coloca: o que farão quando for altura de Alice regressar ao outro lado?


Opinião: Depois do trailer e do que já tinha lido sobre o filme em vários sites, a expectativa era grande. Estava de facto à espera de um filme bastante bom, no entanto não é assim nada de extraordinário embora tenha gostado bastante.
O início do filme fez-me lembrar o início de Les Sept Jours du Talion, que mostra primeiramente a típica família feliz para depois se abater a tragédia. A menina sai de casa em direcção à escola e é atacada por um cão que literalmente lhe come um bocado do pescoço, isto logo nos primeiros dez minutos o que se torna por si só suficiente para nos prender à acção. Na cidade de Wake Wood passam-se coisas muitas estranhas apenas visíveis aos olhos dos habitantes e das quais Louise, a mãe da menina, se começa a aperceber. É então que surge ao casal a possibilidade de trazer a filha de volta à vida por três dias para se poderem despedir. Mas há qualquer coisa de errado com a menina…
Sendo um filme de baixo orçamento até tem cenas gore muito interessantes, os actores não são maus embora as personagens sejam pouco aprofundadas e a menina porta-se mesmo muito bem tanto como filha inocente, como filha demoníaca, mesmo não chegando aos pés de Esther em The Orphan. O ambiente criado no filme está excelente pois existem momentos que mesmo não sendo assustadores, conseguem pôr-nos o stress à flor de pele e o final está mesmo muito psycho.
Não é um filme brilhante mas é uma hora e meia bem despendida.

Nota: 6/10

Órfã (2009)

Sinopse: A trágica perda espontânea do bebé de Kate e John, teve consequências devastadoras no seu casamento e Kate é constantemente atormentada por pesadelos e assombrada por demónios de seu passado. Lutando para recuperar alguma estabilidade nas suas vidas, o casal decide adoptar outra criança. No orfanato local, tanto John como Kate encontram-se estranhamente atraídos por uma jovem rapariga chamada Esther. No entanto, pouco depois de acolherem a criança, começam a acontecer uma série de estranhos eventos, levando Kate a crer que há algo de errado com Esther. Para garantir a segurança de sua família, Kate tenta mostrar a John e ao resto da família a verdadeira Esther. Mas ninguém acredita nela e pode ser demasiado tarde para todos...


Opinião: Este filme é absolutamente espectacular!! Há muito tempo que não via um filme de terror/thriller como este. A princípio o mote não é nada de especial, um casal com dois filhos que decide adoptar uma criança por a mulher ter perdido o bebé que esperava, mas a forma como é apresentado é brilhante! Pequenas acções secundárias que nos transportam para o psicológico das personagens e que ajuda a construir uma acção muito inteligente. Pontos que têm de ser salientados: Max a filha mais nova do casal é surda, e então é muito utilizada a linguagem gestual ao longo de todo o filme, é fantástico; a mãe Kate tem um desempenho excelente ao conseguir transmitir todos os problemas psicológicos pelos quais esta mulher passou e com os quais ainda sofre; e por fim Esther! A actriz, Isabelle Fuhrman, é qualquer coisa de fenomenal! Com apenas 11 anos, desempenha um papel deste tipo e com esta genialidade acho que é de por os olhos nesta miúda pois ela vai longe. Tudo é bem feito, a menina doce e excluída que a pouco e pouco vai mostrando os seus requintes de malvadez e o segredo que se esconde atrás de Esther que nos prende do princípio ao fim. Até os seus modelitos são espectaculares. Apaixonei-me mesmo por Esther!
Este filme é a prova que um filme de terror não precisa ser feito de cenas gore e que pode ser inteligentemente concebido e com mérito. Tem gore, tem sustos, tem suspense, ficamos presos à cadeira dando até de vez em quando uns saltinhos, e ficamos realmente preocupados com a sobrevivência ou não das personagens. O segredo de Esther é brutal e o final é muito bom.
Recomendo vivamente mesmo!

Nota: 9/10

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dear Mr Gacy (2010)

Sinopse: Este filme conta a história da interacção entre Jason Moss, um estudante universitário, e o objecto da sua obsessão: John Wayne Gacy, um serial killer responsável pela morte de 33 jovens americanos dos quais apenas 23 foram encontrados enterrados debaixo do chão da sua casa.
Condenado a 12 penas de morte, John passou os seus últimos dias na prisão e dedicou-se à pintura, cujos quadros chegam a ter um valor de mais de 300 mil dólares. A nove de Maio de 1994, depois de ter uma última refeição bem recheada, foi executado com uma injecção letal. As suas últimas palavras foram… “Beijem o meu cu! Nunca saberão onde estão enterrados os restantes”.

 
Opinião: O filme não é exactamente de terror mas contempla um famoso serial killer e por isso achei interessante postar a minha opinião sobre ele. Este não é um daqueles filmes “ai que bonito um serial killer” como eu esperava que fosse mesmo apesar de ter lido que era baseado numa história verídica.
Então Jason Moss, um estudante decide fazer um trabalho final para a aula de Criminologia sobre Gacy, que está perto da data da execução, e convence-se que será capaz de descobrir coisas na cabeça de Gacy que a policia nunca conseguiu. Começa com uma carta que é respondida e a partir daqui tudo para Jason se torna vicioso. O ambiente é muito tenso pois conseguiram mostrar o percurso de Jason na sua obsessão por John Gacy de forma muito subtil. Quando damos por nós, o jovem já está tão enredado nas teias de Gacy que não se consegue concentrar em mais nada.
É um excelente filme que de alguma maneira revela muito de Gacy e da sua capacidade de tecer a sua teia em volta das vítimas. Amei a ideia de no final colocarem as fotos das pessoas que de facto viveram estes acontecimentos. Muito bom!

Nota: 8/10

13Hrs (2010)

Sinopse: Sarah Tyler visita a família do seu padrasto, num casarão isolado em algum lugar na Inglaterra. Uma tempestade deixa a casa sem luz. E uma misteriosa criatura aparece na casa e ataca Sarah, seus irmãos e amigos.


Opinião: Não sei bem como classificar este filme. A jovem vai visitar o pai, mãe e irmãos na sua antiga casa, uma bela e sombria mansão. Após o encontro com o pai, vai encontrar os irmãos e a melhor amiga a fazer uma festa no celeiro. Até aqui tudo bem mas depois o diálogo que se desenrola entre eles é totalmente sem interesse, demasiados palavrões e nada de interessante para a acção. Entretanto uma tempestade faz com que fiquem sem luz o que os leva para dentro da mansão onde percebem que está uma criatura dentro de casa. O ambiente é bem assustador e tenso mas quem está à procura de cenas gore intensas esqueça. Sim existem algumas cenas mas nunca vemos exactamente como se processam as mortes, apenas o resultado final. Nunca temos uma boa imagem da criatura, apenas vislumbres o que se torna um pouco decepcionante.
Não quero estragar o final do filme, realmente foi muito bom apesar de desde meio do filme se perceber mais ou menos o que ia acontecer. De uma forma geral gostei bastante e tendo em conta que o orçamento do filme era curto (segundo li algures), não se podia esperar grandes efeitos, nem grandes detalhes.
Podia ser um excelente filme se tivesse alguns melhoramentos visuais até porque os actores não são maus, apenas não tiveram a sorte de ser felizes em todos os diálogos. Aconselho.

Nota: 5/10