terça-feira, 30 de agosto de 2011

I Saw the Devil (2010)


Sinopse: Numa noite de neve, a sua mais recente vítima é a atraente Ju-Yeon, filha de um chefe da polícia reformado e noiva de Soo-hyun, um agente especial de elite. Sedento de vingança, Soo-hyun decide perseguir o assassino mesmo que ao fazê-lo se torne também ele um monstro. E quando finalmente o consegue apanhar, entregá-lo às autoridades é a última coisa que lhe passa pela cabeça. A linha entre o bem e o mal desvanece-se neste diabólico e maquiavélico jogo do gato e do rato.


Opinião: Este é um filme diferente daquilo a que estamos habituados. Não é fabricado em Hollywood e como tal é bem mais puro em termos de violência e sem as habituais cenas cliché. Confesso que comecei por achar o filme cómico e foi logo no início quando encontram uma parte do corpo de Ju-Yeon a boiar num rio. A cena seguinte de jornalistas e polícia chega a tornar-se surreal. O filme começa com a cena que leva ao rapto e posterior morte de Ju-Yeon e até ao final da primeira hora vemos o seu noivo, Soo-hyun em busca do assassino e o primeiro encontro com este. É a partir daqui que Soo-hyun começa a execução da sua vingança chegando ao ponto de a certa altura tentarmos fazer a distinção entre o bem e o mal (que é o que normalmente fazemos) e não conseguirmos pois essa linha já não existe. A última meia hora é muito intensa pois os ânimos exaltam-se mais ainda com as coisas a perderem o controlo e sem sabermos como será o desfecho.
Gostei muito dos actores, as expressões faciais do serial killer Kyung-chul são qualquer coisa de naturalmente assustadoras e de uma loucura eminente. Tem bastante gore e a história está muito boa.
Em termos de pontos contra tenho a apontar a extensão do filme e as sessões de pancadaria. Pareceu-me muito surreal uma pessoa levar tamanhas cargas de porrada e continua a andar pelo próprio pé, ou então é erro meu e de facto os coreanos são um povo resistente.
É um filme a ver por ser diferente e por não ter provavelmente os recursos hollywoodescos à mão e sair algo tão puro e bom, no entanto, só o consideraria excelente e extraordinário, como classifica a maior das críticas que li, no panorama cinematográfico coreano, de uma forma geral não o faria.

Nota: 6/10

domingo, 21 de agosto de 2011

The Violent Kind (2010)

Sinopse: Uma noite, numa fazenda isolada no norte da Califórnia, um pequeno grupo de jovens motociclistas e as suas namoradas são atormentados quando uma delas é selvaticamente possuída e um gangue de "Rockabillies" aparentemente de 1950, desce sobre eles para recolher o que está a crescer dentro dela.

Opinião: Por ser um dos filmes apresentados para o programa do MOTELx 2011, decidi visioná-lo embora à partida não estivesse à espera de grande coisa.
Pois este filme não serve para todos os gostos. Começa com uma cena de sexo (sem nudez) seguida de uma sessão de pancadaria grátis que começou de imediato por me desiludir. Nos primeiros vinte minutos de filme ficamos a conhecer o background da história e este gang de motards que se prepara para ir até uma quinta isolada para os anos da mãe de um deles onde já se fizeram grandes festarolas. Esta festarola recheada de bebida, strippers e alusões de foro sexual acaba com o grupo inicial (quando todos já foram embora) a encontrar uma das jovens que já havia abandonado a festa toda ensanguentada. Ao tentarem ajudá-la percebem que foi possuída por qualquer coisa. Até aqui tudo mais ou menos, o mais estranho vem depois. Uns motards estilo James Dean com duas pin ups chegam até à casa e perguntam pela jovem possuída. Depois de uma conversa que chega a roçar o ridículo, pouco esclarecedora e que a certa altura já é mais ficção científica que outra coisa (género que não aprecio).
Os actores são bons, tem gore muito bem feito, banda sonora que é tudo menos de filme de terror e peca na conclusão e consequente explicação do que na realidade se passa ali (podiam ter perdido mais tempo aqui)... Quem gosta de ficção científica e de filmes algo cómicos pode apostar neste porque faz essa mistura, juntamente com o terror. De resto não acrescenta nada de novo ao género, de The Butcher Brothers esperava bem melhor.

Nota: 4

sábado, 30 de julho de 2011

The Ward (2010)

Sinopse: Kristen é encontrada pela polícia, desorientada e amnésica, após ter incendiado a casa em que vivia. É levada para um sanatório, onde conhece outras jovens igualmente perturbadas. Após diversas ocorrências estranhas, Kristen convence-se de que o local está assombrado. Incapaz de convencer o pessoal médico da instituição, não desistirá de provar a sua teoria ao mesmo tempo que luta pela vida das companheiras de ala e pela sua própria.


Opinião: Uma vez que se trata de um filme de John Carpenter que por sua vez já não nos presenteava como uma longa metragem há 10 anos, a expectativa era mais do que grande, ainda para mais quando o mesmo vai ser apresentado no MOTELx 2011. O facto é que o filme deixa um pouco a desejar se tivermos em conta a obra do mestre em filmes como Halloween ou The Fog.
A história começa com Kristen, uma jovem que acaba de pegar fogo a uma casa isolada, que é levada para um hospital psiquiátrico onde conhece outras jovens, cada uma delas com características especiais, e onde ela própria se sente lúcida e sem saber o motivo da sua estadia ali. Os primeiros 60mn de filme são muito parados mas nota-se, no entanto, a mestria de Carpenter na criação do ambiente certo, o fazer o espectador sentir exactamente o que se deve sentir num local como aquele. Os aparecimentos do fantasma que assombra aquela ala estão no mínimo brutais. O restante do filme já toma um ritmo bem mais animado que parece querer recuperar a energia que não houve de início. Aqui gore tem pouco ou nada mas compensa na tensão especialmente no final do filme.
construção das personagens está muito boa embora a personagem de Kristen pudesse ser mais aprofundada. Tenho a noção no entanto que a ideia não seja aprofundar esta personagem tendo em conta a reviravolta final do filme. Confesso que não estava à espera deste final que apesar de não ser nada de espectacular consegue surpreender e muito pela positiva. A acção, história, evolução do filme estão excelentes embora, volto a salientar, não seja nada de especial e estivesse à espera de bem mais do mestre.
Um filme bom que me parece mais de um realizador a querer imitar Carpenter do que dele mesmo.

Nota: 6/10

Estreia em Portugal: 08 Setembro 2011

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Boogeyman 3 (2008)

Sinopse: Sarah (Erin Cahill) é uma estudante de psicologia que apresenta um programa de rádio nocturno. A sua vida muda ao presenciar o assassinato da amiga Audrey (Nikki Sanderson), estrangulada até a morte por um monstro.


Opinião: Para ver o terceiro e último filme da saga convém ter visto o segundo uma vez que este pega onde o outro terminou. Este começa com a tristeza da filha do Dr. Allen (falecido no filme anterior), Audrey,  que tenta lidar com o facto de ter perdido a única pessoa que tinha no mundo. Ao começar a ler o diário do pai e as suas teorias sobre o papão, Audrey sente-se perseguida pelo vilão e procura ajuda junto da melhor amiga e colega Sarah. Acreditando que Audrey está a enlouquecer devido à morte do pai, Sarah presta pouca atenção ao que a amiga lhe diz até que a vê ser estrangulada pelo suposto papão.
Em termos de gore, achei o segundo filme mais interessante que este, pois aqui há sangue mas um pouco mal feito. No entanto compensa na tentativa de entender a lenda do papão com base em teorias sociológicas o que me pareceu bem pensado (terror e inteligência) mas pouco aprofundado. Pecou muito nas inúmeras e óbvias influências de filmes com The Ring ou The Grudge, que embora sejam filmes que aprecie (especialmente a saga de The Grudge), surgiram deslocadas com especial reparo à figura do papão que me parecia a menina do The Ring com 70 anos...
Os actores estão bem, não temos aqueles diálogos com saídas ridículas e a acção está bem conduzida. Podiam ter melhorado o gore em todo o caso.

Nota: 6/10

domingo, 24 de julho de 2011

Boogeyman 2 (2007)

Sinopse: 0 terror invade um asilo isolado quando Laura, assombrada pelo seu medo irracional de "Boogeyman", torna-se numa das muitas pacientes prisioneiras das suas próprias fobias. Mas o que aparenta ser um esconderijo seguro rapidamente se transforma num diabólico asilo quando Boogeyman regressa, deixando-os presos lá dentro e encetando a sua caça a novas vítimas.

Opinião: Aqui está um exemplo de que nem sempre as sequelas são um desastre e, melhor ainda, podem ter uma qualidade superior ao primeiro filme da saga.
O filme começa na mesma linha do outro, crianças vêem pai e mãe serem mortos pelo papão, e dez anos depois vemos as consequências que isso lhes trouxe e as marcas que lhes deixou. Henry foi para uma clínica para curar a sua fobia e Laura, no dia em que ele sai, decide ir ela tentar curar a sua fobia visto o seu irmão se encontrar curado.
Acho que nesta sequela se perde a ideia sobrenatural do papão pois a figura dele torna-se num assassino bem real, ao contrário do que acontece no primeiro filme. No entanto esta personalização do papão creio dar-se por o próprio realizador/produtor querer dar a ideia que de facto este vilão não existe.
Os actores estão muito bem na representação dos seus medos, embora ache que a personagem da psiquiatra pudesse ter sido mais aprofundada. Os cenários dos crimes e a forma como são perpetuados estão muito bons e levam-me ao principal factor que importa mencionar: Tobin Bell no papel de dono da clinica e onde usa mais uma vez as célebres cassetes da saga de Saw. Sendo o filme de 2007 e o primeiro Saw de 2004 creio que acharam que indo buscar um pouco de Saw, Boogeyman teria mais destaque, que a meu ver acabou por não ter pois Saw é Saw.
Aconselho a ver e não carece de visionamento do primeiro filme pois só estão relacionados pela temática do papão.

Nota: 6/10

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quem tem medo do Papão? aka Boogeyman (2005)

Sinopse: Apesar de ser um jovem adulto, Tim continua a acreditar piamente que o desaparecimento do seu pai, no passado, esteve relacionado com a existência do “bicho-papão”. Será tal criatura real? Ou estará a imaginação de Tim a fabricar uma explicação para o seu pai ter abandonado a família?

Opinião: Embora tenha lido muitas críticas acerca deste filme (mais negativas que positivas) não resisti a visioná-lo. Para dizer a verdade gostei muito do filme. Não tem gore mas trata-se de um filme inteligente . O actor que veste a pele da personagem principal, Tim, está muito bem no seu papel de jovem perturbado com a história do papão e deste ter levado ou não seu pai e o enquadramento deste vilão da infância está excelente.
Pecou na namorada, que me parece deslocada (e de facto está, não sei se a ideia do realizador era essa) e no final em que o importante da história se desenlaça com a presença da ex-melhor amiga/namorada da infância que me parece igualmente deslocada do contexto.
 Achei muito inteligente os objectos relacionados com o papão que tanto perturbaram Tim, serem destruídos com vista a acabar com ele. E gostei da introdução da pequena Franny que devia ter sido uma personagem mais explorada e bem aproveitada.
Aconselho.

Nota: 5/10

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Estreia Terror esta semana



Título Original:
 Insidious
Género: Thriller
Classificação: 16
Duração: 103 min
Ano: 2010 / Estados Unidos

Sinopse: Uma família luta contra espíritos malignos, na tentativa de os impedir que aprisionem a sua filha numa realidade alternativa.

Captifs (2010)

Sinopse: Algures na Europa Oriental, Carole, uma jovem enfermeira de um grupo de ajuda humanitária, chega ao fim da sua missão. Mas então, a jovem e os seus dois colegas são sequestrados por desconhecidos, por razões misteriosas. Mantidos em cativeiro, cuidados e mantidos vivos em um ambiente opressivo e sinistra, os três presos logo descobrem com horror o que seus sequestradores realmente tem guardado para eles.


Opinião: Como ando a ficar fã de filmes de terror franceses, desta vez arrisquei com Captifs. Não sendo um mau filme, acabou por desiludir um pouco. Tendo em linha de conta os últimos que vi, esperava mais gore e mais tensão. Na realidade trata-se de mais um na linha de Hostel e Train (2008).
O filme começa com um flashback da personagem principal, que até me assustou um pouco confesso. De seguida somos transportados para o momento actual em que Carole e os seus dois colegas estão a preparar-se para voltar a casa depois de uma missão humanitária. No caminho encontram a estrada cortada e são obrigados a ir por outro caminho. Acabam por ser raptados e colocados em celas. Daqui até ao fim do filme assistimos a duas ou três cenas mais a atirar para o gore e ao desespero dos cativos, primeiro por não saberem por que estão ali e depois por ficarem a saber para o que estão guardados. A cena final também está muito conseguida.
Aconselho, apesar de existirem alguns clichés (excepto o do telemóvel sem rede eheh) e de de lhe faltar mais construção de personagens incluindo a exploração do flashback inicial, cuja exploração se perdeu.

Nota: 5/10

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Insane (2010)

Sinopse: Sarah está perdida e vai a procura de um lugar para dormir. Ela encontra um pequeno hotel num local muito calmo, sem pessoas e é assassinada. Dias depois, a sua irmã vai a sua procura e fica hospedada no mesmo hotel… será que consegue sair de lá com vida?


Opinião: Aqui está um filme fresquinho 2011 que não vale nada. Mais uma das milhentas cópias de Psycho com uma acção pouco interessante e a precisar de mais mas personagens uma vez que ficamos sem margem para adivinhar quem é o assassino. Tem duas ou três cenas gore que a mim deram-me vontade de rir, especialmente a primeira de todas que é mesmo hilariante. O hotel onde decorre a acção até é assustador, os diálogos não têm grande sumo e as vítimas são muito peculiares visto não gritarem por socorro nem implorarem pela vida. Bem aproveitada a história deste filme tinha dado qualquer coisa bonita mas acho que já começa a ser recorrente: filmes com boas histórias e bastante potencial mas mal executados.
Se tiverem hora e meia disponível e não tiverem mais nada para fazer dêem uma olhada a este.

Nota: 3/10

domingo, 19 de junho de 2011

Respire (2011)

Sinopse: Os antigos romanos acreditavam que a alma escapa de um corpo no último suspiro, e que este tinha o poder de curar doenças e prolongar a vida. Em 1930, o Dr. Robert Kaminsky dedicou a sua vida a descobrir como aproveitar este poder. Susan Jordan é dona de uma loja de novidades e um dos seus itens é uma caixa antiga, que pertenceu ao Dr. Kaminsky, o que desperta o interesse de dois homens: Raif Collins, que espera que o seu conteúdo possa salvar a sua irmã da morte, e Alex Poe, cujas motivações são mais misteriosas. Susan então depara-se numa perigosa luta para proteger a caixa e os segredos que ela guarda.


Opinião: Filme de terror? Pronto está bem, tem meia dúzia de facadas, algum sangue e cuspidelas de dentes mas para terror a sério falta um bocado. No entanto este filme não é mau. Achei a história excelente que não tendo muito gore, conseguiu prender-me do princípio ao fim e até passei um bom serão. A acção começa com um regresso ao passado, há 75 anos atrás, com um médico que às portas da morte por ter sido baleado pede à mulher para ir buscar uma caixa que contem um líquido azul. Dá este líquido ao moribundo e de seguida com um tubo de ensaio apanha o ultimo fôlego do homem. Daqui transporta-nos durante alguns períodos da história, muito interessantes devo dizer, pelos quais a tal caixa passa e pelas mãos que passou até chegar ao presente e à personagem principal, uma antiquária com uma doença terminal. Quando a começam a contactar por causa da célebre caixa e um diário, Susan percebe que há um mistério de extrema importância relacionado com o que se encontra dentro da caixa.
Mais do que isto não posso revelar pois estaria a estragar por isso a acrescentar tenho apenas os diálogos que por vezes deixam a desejar e certos aspectos relacionados com o mistério da caixa que podiam ter sido mais explorados de forma a tornar o filme ainda mais cativante em termos de história. Aconselho, avisando que gore é pouco ou nada…

Nota: 6/10

Shadow (2009)

Sinopse: Depois de defender uma rapariga de uns indivíduos, ambos são perseguidos pela floresta, onde eles têm que salvar as suas vidas...atingindo o filme uma sequência de eventos que o vai surpreender....

Opinião: Este não superou expectativas nenhumas. Tendo em conta a sinopse parecia mais um dos filmes “vão ser perseguidos e torturados e etc”. De facto não é bem isso, e com o avançar do filme e ao serem apanhados pelo assassino muita coisa começa a precisar de explicação e esta não aparece. Motivação do assassino? Para que servem as “situações” (chamemos-lhe assim, não quero revelar demais) a que ele sujeita as suas vítimas? O que significam muitas das claras alusões à II Grande Guerra? De início pensei que fosse pelo facto da personagem principal ser um soldado americano que participou da guerra no Iraque e então haveria alguma ligação nesse sentido. Mas o final do filme revela que nada tem a ver com nada. Na realidade notei alguns “recados” por parte do realizador/produtor, digo eu, aos grandes lideres americanos mas isso posso ser eu…
Gore quase nada, uma cena ou outra de tortura mas que não revela nada, o senhor grita e nós imaginamos o que lhe está a acontecer.
Para quem não tem mais nada interessante para fazer pode dar uma olhada a este filme.

Nota: 4/10

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Needle (2010)

Sinopse: Um estudante universitário herda uma máquina antiga do seu pai e resolve mostrá-la ao grupo de amigos. Mas a máquina desaparece misteriosamente e Ben fica desesperado para recuperá-la. Não demora muito para que os amigos de Ben sejam mortos por um invisível e vingativo assassino. A partir de então, Ben reúne-se com o seu irmão para que juntos possam encontrar a máquina e descobrir a identidade do assassino, antes que eles também se tornem vítimas!

Opinião: É um filmezinho que dá para entreter, a história é interessante e desenrola-se de forma a nos prender à acção. Embora seja mais um para se juntar ao típico filme de grupo de adolescentes em que metade morre, outra metade sobrevive e há o coitadinho do grupo que é o herói e o motivo pelo qual as mortes estão a ocorrer, não deixa de ser um filme que promete. O defeito deste filme é que teve um realizador que não o executou da melhor forma. Os actores, nenhum conhecido, não são maus de todo, os diálogos são mais ou menos mas sem grandes disparates e o gore está óptimo e com um melhor aproveitamento tinha sido perfeito. Tenho a apontar o actor que faz de Marcus, irmão de Ben, personagem principal, que eu não entendi muito bem. O homem parece que anda com cara de gozo em relação a tudo e não se percebe muito bem os tão bons connects que tem com a polícia uma vez que chegou há poucos dias à cidade...
A revelação do assassino, que para mim não tinha sido claro até ao momento, foi mesmo surpreendente. Creio apenas que a história podia ter sido mais bem aproveitada pois era muito boa.

Nota: 5/10

domingo, 22 de maio de 2011

Black Death (2010)

Sinopse: Na Idade Média numa Inglaterra devastada pela peste negra, um cavaleiro atravessa terras profanas para encontrar uma aldeia onde se diz ninguém ter sido afectado pela doença. Sean Bean (O Senhor dos Anéis) é o corajoso Ulrich, cavaleiro que recebe a ajuda do monge Osmund (Eddie Redmayne, Pecados Inocentes) para chegar até essa aldeia e descobrir a verdade.


Opinião: Antes de dar a minha opinião tenho de esclarecer que tive que alterar a sinopse que encontrei na Internet pois era vergonhosa para não dizer pior (houve até uma que falava em criaturas horrorosas mas durante o filme não as vi, se calhar fugiram...).
Este filme fez-me lembrar uns quantos filmes do género como Solomon Kane, Época das Bruxas e até a série Pilares da Terra (talvez por causa do actor). Em relação a Época das Bruxas com Cage, este filme é muito superior. Na mesma linha, Ulrich, cavaleiro que viaja com os seus homens em busca de uma aldeia onde se diz que não chegou a peste e onde vive um demónio que ressuscita pessoas, e recruta o monge Osmund para o acompanhar visto conhecer o caminho até lá.
Não está classificado como terror mas surge mencionado na maior parte de blogs e sites de terror, e eu não serei excepção. A história está muito boa, os actores são excelentes, algum gore fofinho para agradar às massas sangrentas como eu e uma atmosfera muito boa, creio que as acções passadas no espaço medieval já ajuda muito a atmosfera. É um filme que fala muito de fé e do que os homens fazem em nome dela e de Deus e Osmund é uma personagem muito forte nesse sentido pois encontra-se muito dividido: tem muitas dúvidas ao mesmo tempo que acredita demasiado, o que se reflecte no final do filme. O fim é excelente pois não se julga ninguém: é deixado a nosso cargo atribuir ou não "as culpas".
Gostei muito e aconselho.

Nota: 7/10
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1181791/

La casa muda (2010)

Sinopse: Laura e o seu pai Wilson hospedam-se numa casa para avaliá-la, já que o seu proprietário vai colocá-la à venda em breve. Eles passam a noite na casa para começarem o trabalho na manhã seguinte. Tudo parece ir bem, até que Laura ouve um barulho que vem de fora e fica cada vez mais alto no andar superior da casa. Wilson vai ver o que está a acontecer, enquanto ela permanece sozinha em baixo à espera que o pai volte. O enredo é baseado numa história verdadeira que aconteceu em 1944 num pequeno vilarejo do Uruguai. O filme mostra os últimos 78 minutos, segundo por segundo, em que Laura tenta sair de uma casa que esconde um segredo obscuro.

Opinião: Aqui está um low cost com quatro actores e acção passada numa casa de dois andares. Este filme foi filmado num take (segundo parece) com uma câmara de filmar emprestada, teve uma equipa técnica de 15 pessoas e consegue ser assustador!
Não desgostei do filme, acho que logo de inicio se estabelece uma clima de tensão, especialmente quando começam os barulhos na casa e Laura começa a investigar apenas com uma lanterna (a luz neste filme é fornecida apenas por duas lanternas). A qualidade da imagem é boa já a do som não se pode dizer o mesmo mas creio que é este estado de primitividade que ajuda ao clima criado. Sangue tem muito pouco ao contrário da publicidade que vi ser feita ao filme (muito sangrento e com muitos cadavéres --'). A caminho do final há uma reviravolta que acaba por desiludir e o final acaba por não ser muito interessante precisamente porque não se percebe muito bem o rumo que a história acaba por tomar. Tenho a louvar a actriz que faz de Laura pois as suas expressões caracterizam perfeitamente os sentimentos que vai sentindo ao longo do filme (uma vez que o diálogo se reduz a meia dúzia de frases). 
Aconselho o visionamento apenas pelo clima de tensão. História não tem grande interesse.

Nota: 5/10

sábado, 21 de maio de 2011

Insidious (2010)

Sinopse: Uma família luta contra espíritos malignos, na tentativa de os impedir que aprisionem a sua filha numa realidade alternativa.

Opinião: Eu gostei muito deste filme, há muito tempo que não via algo tão intenso. Dos criadores de Actividade Paranormal e Saw pensei que haveria uma mistura de espíritos e sangue mas enganei-me. Este filme não tem sangue mas espíritos tem com fartura.
A acção começa com uma família que acaba de mudar de casa e onde nós espectadores vamos assistindo a alguns sinais de assombração mas que os protagonistas não notam. Um dia ao explorar o sótão, o filho mais velho do casal, Dalton, vê qualquer coisa que o assusta depois de cair de um escadote e grita. No dia seguinte, Dalton não acorda. O diagnóstico dos médicos é que está simplesmente em coma sem motivo aparente. A mãe de Dalton, Renai começa a ver espíritos dentro de casa e ouve vozes através do intercomunicador da bebé.
A atmosfera até aqui é muito tensa mas a partir daqui é tudo absolutamente assustador, ficamos realmente presos e em alguns momentos até a ansiedade nos domina. A explicação para o sucedido com Dalton e respectiva resolução transportou-me um pouco para o filme A Origem, só que ali no meio do mundo de espíritos, demónios e possessão. Tenho de salientar a imagem da mulher vestida de negro, quase fui ver se a tinha atrás da porta no final do filme... Os actores são excelentes, a acção assustadora, na linha de Actividade Paranormal mas bem melhor. Algumas partes considerei um pouco exageradas e, arrisco, até ridículas mas de forma geral o filme é excelente.
Aconselho a quem quer apanhar uns sustos e que o veja de noite...

Nota: 8/10

Hunger (2009)

Sinopse: Hunger é uma exploração obscura da degradação da humanidade. Quão longe iria para sobreviver nas mais extremas circunstâncias? Cinco estranhos acordam presos numa masmorra subterrânea. Depressa percebem que são objectos de uma experiência sádica de um homem para testar as profundezas da vontade de sobreviver de um ser humano. À medida que os dias passam e sem hipótese de escapar, a fome aumenta enquanto a sua humanidade se desvanece.
Tradução por: Patrícia Serra


Opinião: Para filme de terror é um bocado fraquinho e principalmente muito parado. Os fãs de terror poder-se-ão entediar logo na primeira meia hora de filme. No entanto, do ponto de vista da análise das relações humanas e do relacionamento entre si sob circunstâncias extremas está muito bom. A maior parte da acção decorrer dentro da masmorra e vai alternando com o espaço onde o homem sádico (não lhe vou chamar assassino) observa e anota os comportamentos das cinco pessoas que colocou dentro da masmorra. Os actores são muito bons e a caracterização excelente, pois a pouco e pouco vão ficando mais débeis, e quando nos apercebemos já estão totalmente diferentes do início. As motivações do homem são compreensíveis mas pouco exploradas pelo que se sente falta ali de algumas explicações.
Ao visionar este filme tive uma sensação de déjà vu em relação a dois filmes: Saw, pois são raptados e colocados numa masmorra sem saberem como vão lá parar e encontram-se numa espécie de jogo; e O Cubo, pois explora também as relações humanas e a paranóia de alguns intervenientes.
Embora não seja nada de especial aconselho só por ser interessante o relacionamento e o final daquele grupo de cinco pessoas.

Nota: 5/10

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Martyrs (2008)

Sinopse: Uma jovem está numa jornada de vingança contra aqueles que a sequestraram e torturaram quando criança. Ela e uma garota que também sofreu abuso se unem para encontrar os culpados, enquanto descobrem um inferno vivo de depravação e mutilação…




Opinião: Aconselho a toda a gente que tenha um estômago fortíssimo a ver este filme! É mesmo muito bom! 
A meu ver é melhor nao revelar grandes detalhes para o impacto ser maior mas acho que posso dar umas luzes. A acção começa com Lucie, uma menina que foge do local onde estava presa e sofria grandes abusos e que se vem a instalar numa instituição onde conhece Anna, de quem se torna grande amiga. Depois de adulta, Lucie decide que se vai vingar daqueles que lhe fizeram mal e que a deixaram marcada para a vida e conta com a ajuda de Anna. Esta é assim arrastada sem querer para um mundo de violência e horror. Daqui em diante, não posso dizer mais. 
É um filme violento, brutal nem tenho palavras para descrever. Vejam, se tiverem coragem.

Nota: 10/10

Autópsia (2008)

Sinopse: Emily, Bobby, Clare e Jude são um grupo de jovens finalistas em viagem pelo país antes de enfrentar o mundo real. Numa estrada do Louisiana sofrem um acidente e são levados para o Mercy Hospital. Com pouco pessoal e na maioria vazio, o local parece ter algo de muito sinistro. Até que descobrem que estão em curso experiências inumanas sob a direcção do Dr. Benway.


Opinião: Aqui está um filme com muito potencial mas mal aproveitado. A história ronda o habitual cliché, um grupo de jovens muito animados têm um acidente de carro numa estrada deserta e atropelam um homem. Logo de seguida chega uma ambulância que leva o senhor atropelado e todos os jovens para serem observados. Chegam entao a Mercy Hospital, local muito sinistro com uma enfermeira ainda mais sinistra. Alguns vão sendo levados ao Dr. Benway e outros começam a explorar o hospital o que em ambos os casos corre mal. Dr. Benway tem planos para a vida destes jovens e é aqui que o filme perde. As motivações deste médico podiam ter sido mais bem explorados de forma a tornar o filme mais consistente no entanto, de uma forma geral, os actores portam-se bem, os diálogos são lógicos e gore? Gore com muita fartura e muito bom.

Nota: 7/10

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Rapariga do Capuz Vermelho (2011)

Sinopse: Red Riding Hood tem estado a ser descrito como sendo uma adaptação irreverente – uma narrativa moderna, com diálogos e música con temporâneos – do célebre conto sobre a rapariga que atravessa a floresta para ir visitar a sua avó doente.

 
Opinião: É preciso desde já esclarecer uma coisa, este filme não é de terror!!!! A comunicação social tem-no vendido como um filme de terror mas nada disso, este é um thriller e muito bem conseguido.
Adorei os cenários, a aldeia, o guarda-roupa e os actores. Amanda Seyfried está de facto a revelar-se uma excelente actriz e mais uma vez o prova aqui. No entanto, a falta de construção de personagens e de história interessante torna o filme aborrecido sendo que a única coisa que nos mantém presos é o tentar descobrir a identidade do lobisomem.
Fãs de terror vão ficar extremamente desapontados pois, repito, isto não é um filme de terror como queriam vender. O filme tinha grande potencial mas perdeu ao querer ser tudo.

Nota: 5/10

O Eco (2008)

Sinopse:recém saído da prisão, em liberdade condicional, Bobby Reynolds tenta começar uma nova vida arranjando um emprego com Hector Rodriguez, o proprietário de uma oficina de reparação de automóveis, tentando reiniciar uma relação com a sua ex-namorada Alyssa, e mudando-se para o apartamento da sua mãe, desabitado desde a sua infeliz morte, quando ele ainda se encontrava na prisão. Depois de se instalar, é atormentado por estranhos acontecimentos no apartamento e encontros bizarros com os seus vizinhos; particularmente por Gina, pelo seu agressivo marido Walter, que é polícia, e pela sua filha Carly. Quando começa a investigar, Bobby descobre que a sua mãe se tinha trancado no apartamento durante semanas antes de morrer e apercebe-se que a sua morte está ligada aos senhorios, que também o começam a perseguir. Enquanto luta para desvendar a verdade, terríveis segredos são revelados.

Opinião: Este é mais um remake do bom cinema asiático, repleto de sustos. Não sendo nada de especial, o ambiente, os diálogos e o próprio actor dão ao filme o toque de tensão constante com o que vai sair dali a seguir. Aliás todo o filme é interessante nesse sentido, estamos à espera de saber o porquê de todas aquelas situações bizarras acontecerem. Sangue tem algum, umas cenas ou outras mas o que realmente dá crédito a este filme é a atmosfera assustadora. Por diversas vezes me senti transportada para o The Grudge 2 e/ou 3, que são filmes que gosto muito, pela similaridade da história, ou seja, a assombração tem origem numa cena violenta e o espírito procura vingança (ou será libertação?). A personagem de Bobby está muito bem construída, uma pessoa já com muitos problemas tendo estado preso por ter morto um homem para defender a namorada, a chegada ao novo mundo depois de anos na prisão e as situações estranhas que começam a acontecer na sua vida quando se tenta reintegrar.
É uma hora e meia bem passada.

Nota: 6/10