sábado, 19 de setembro de 2015

Como Enterrar a Ex (2014)

Sinopse: Max é um tipo simpático que trabalha numa loja de adereços de Halloween. A sua belíssima namorada, Evelyn, é uma eco-activista que lhe dá pouco espaço de manobra. Cometem o erro de irem viver juntos, o que torna Evelyn numa pessoa ainda mais manipuladora. Max apercebe-se que cometeu um erro, mas há um problema: ele tem pavor de acabar a relação com ela. 

O destino intromete-se e Evelyn morre num acidente, deixando Max solteiro e disponível. Entretanto conhece Olivia, que é muito parecida com ele e pode muito bem ser a sua alma-gémea. Só que Evelyn, mesmo morta, não vai desistir assim tão facilmente.

Opinião: Sendo um filme de Joe Dante, não podia perder a oportunidade de o visionar embora com as minhas reticências relativamente a filmes de terror cómicos. No entanto, não desilude.
A acção inicial, bem ao estilo filme romântico, mostra a decadência da relação de um casal em que apenas Max parece se aperceber disso. Mas Evelyn morre e Max tenta seguir com a su
a vida, o problema é a falecida namorada regressa à vida como zombie. A partir daqui as peripécias tornam-se muito cómicas com algum gore à mistura. Os actores estão muito bem, com um guião bem escrito e caracterizações muito boas.
Uma boa comédia romântica de terror.

Nota: 6/10

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cop Car (2015)

Sinopse: Duas crianças de dez anos encontram um carro de polícia abandonado numa clareira isolada. Quando resolvem conduzi-lo, não fazem ideia do risco que correm. E as coisas só pioram quando o xerife local decide ir à procura do carro desaparecido. 
Os rapazes vêem-se no centro de um jogo mortífero de gato e rato e a sua única escapatória é conduzirem o carro de polícia o mais depressa possível.

Opinião: O facto de apreciar muito Kevin Bacon foi o principal motivo pelo qual este filme me interessou. As opiniões que li antes de o visionar deu-me a entender que ou se gosta muito ou se gosta pouco.
A acção não é muito mais do que o que consta na sinopse e na realidade é o próprio ambiente e actores que tornam o filme interessante. Tanto os miúdos com o polícia mau (Bacon) estão de parabéns pela sua interpretação e autenticidade que conotam aos seus papéis. O cenário e fotografia dão o ambiente certo para um thriller com lindas paisagens dos quilómetros e quilómetros de estrada quase no meio de nenhures muito abundantes nos Estados Unidos.
No meu caso particular, não fiquei totalmente desagradada mas também não foi um filme que enchesse as medidas.
Fãs de Kevin Bacon, a não perder.

Nota: 5/10

sábado, 12 de setembro de 2015

A Visita (2015)

Sinopse: Dois irmãos visitam os avós numa quinta remota na Pensilvânia. Quando chegam, conhecem as regras da casa: 1) divertirem-se; 2) comerem o que que quiserem; 3) não saírem do quarto depois das 21h30. Ao não cumprirem a última regra, o comportamento bizarro dos seniores revela-se. A mãe, a bordo de um cruzeiro com o namorado, não acredita nos relatos dos filhos e deixa-os por conta própria. 


Opinião: O escolhido para abertura do MotelX 2015 foi o mais novo filme de Shyamalan, The Visit. Sendo do realizador do famoso Sexto Sentido, as expectativas são altas e a elas junta-se o trailer que promete muita tensão. No entanto, não é bem assim.
Dois irmãos visitam os avós que lhes impõem, muito simpaticamente, algumas reg
ras que não devem infringir. O comportamento dos avós revela-se assustador depois das crianças decidirem sair do quarto à noite, e é este desconhecido que se torna o mais “tenso” por vezes durante a acção. A personagem de Tyler, interpretada por um novíssimo actor australiano, é extremamente cómica proporcionando momentos de riso durante o filme, o que embora seja inserido na acçao com mestria, por outro lado rouba a tensão que estamos todos à espera.
Uma acção interessante, actores desconhecidos e muito bons e com bastantes momentos de riso. Pecou nos poucos momentos de “susto”.

Nota: 6/10

domingo, 24 de agosto de 2014

Mother's Day (2010)

Sinopse: Três irmãos criminosos voltam para casa... apenas para descobrir que a mãe perdeu a casa por falta de pagamento. No momento que os novos proprietários fazem uma festa, em choque os irmãos invadem a casa tornando todos reféns. 

Com a chegada da mãe torna-se óbvio que ela fará absolutamente tudo para proteger o seu lar. Lados serão tomados, segredos serão revelados e os pecados punidos enquanto os reféns tentam sobreviver à pior noite das suas vidas. Nem todas as mães são iguais.

Opinião: Um filme de Darren Lynn Bousman do qual eu tinha receio que fosse seguir a linha de Saw, não por não gostar mas porque estaria a saturar o género ainda mais. No entanto este filme é uma excelente surpresa.
A acção começa com um casal a dar uma festa na sua nova casa e em paralelo, três irmãos fogem de um assalto que corre mal e um deles acaba baleado. Ao chegarem à casa da mãe, percebem que já não é ela quem vive lá. Todo o resto da acção especialmente com a chegada da mãe, torna-se numa continua sucessão de momentos de tensão, desvendar de segredos e torturas psicológicas e físicas.
O ambiente excelente, actores muito bons com destaque para a espectacular interpretação de Rebecca De Mornay, a actriz do famoso filme de 1992 A Mão Que Embala O Berço.
Uma reviravolta final espectacular. Recomendo vivamente!


Nota: 8/10

Depois da Vida (2009)

Sinopse: Uma jovem rapariga está presa entre a vida e a morte, e o dono da funerária que aparentemente tem o dom de comunicar com os mortos, tem objectivos macabros para atingir.

Opinião: Este filme é a prova de que claramente bons actores não fazem um bom filme. Podem quanto muito atrair mais pessoas às bilheteiras e confesso que foi o que me atraiu.
O início da acção parece prometer quando a jovem Anna Taylor morre num acidente de carro e é levada para a funerária cujo dono parece conseguir falar com os mortos e explicar o que lhes aconteceu. Entretanto tudo começa a ficar muito estranho e a acção começa a deixar de fazer sentido. O guião e as aparentes questões sobre vida após a morte deixam muito a desejar e à medida que se caminha para o final à espera de uma reviravolta que faça valer a pena ter aguentado até aí, percebe-se que foi uma perda de tempo.
Pena bons actores se envolverem nestes projectos com muito pouco interesse mas penso que isso começa a ser recorrente.

Nota: 2/10

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Haute tension (2003)

Sinopse: Marie, uma estudante de vinte anos, está a estudar para os exames na quinta isolada dos pais da sua melhor amiga. Durante a noite, um assassino, que ignora sua presença, mata um a um os membros dessa família... Confrontada com toda essa violência sanguinária, Marie, para se defender, irá recorrer a expedientes inesperados…



Opinião: A premissa do filme é muito simples mas a execução é muito boa.
Logo no início da acção, é-nos dado um cheirinho a tensão com a cena no campo de milho mas é depois já na casa de família que somos presenteados com cenas cheias de gore e tensão enquanto Marie tenta sair viva da situação. Mas a sua melhor amiga é levada pelo assassino e Marie acompanha-a, escondida do assassino, na tentativa de a salvar.
Os actores não são nada de espectacular e o guião também não é nada de especial mas vale a pena ver pelo ambiente, o gore e pela reviravolta final.

Nota: 7/10

domingo, 27 de abril de 2014

We Are What We Are (2013)

Sinopse: Na sua pequena cidade, a família Parker, comandada severamente pelo patriarca Frank, é conhecida pela discrição e hábitos reclusivos. Após a inesperada morte da mãe, Iris e Rose terão de cuidar do irmão mais novo, o pequeno Rory, mas também de prosseguir uma ancestral e macabra tradição familiar. 

Opinião: As opiniões sobre este filme se tratar ou não de um remake dividem-se. Como não vi o filme mexicano Somos Lo Que Hay não posso opinar grande coisa mas aparentemente trata-se de um filme na mesma base mas com contornos diferentes.
A acção do filme é algo lenta mas no entanto muito bem construída e que explora a pouco e pouco os hábitos desta família e sua própria história de uma forma quase imperceptível. Os actores são muito bons mas a isso ajuda também o excelente guião que não desaponta em nada. A fotografia e o ambiente criados são também muito bons. O que peca neste filme é talvez a história que apesar de ser interessante não é muito emocionante e culmina num clímax de que já todos estamos à espera. Sustos ou gore também não abundam muito.
Reconhecendo que é um filme que merece ser visto pela qualidade da produção e realização, em termos de filme de terror não é nada de especial.

Nota: 4/10

terça-feira, 25 de março de 2014

Vile (2011)

Sinopse: Nick, a sua namorada e os seus dois melhores amigos são sequestrados depois de uma viagem de acampamento e acordam numa prisão desconhecida com dois frascos ligados por um fio na base do crânio. Eles não estão sozinhos: quatro pessoas estão na mesma situação que eles. A tarefa deles, definida por uma figura misteriosa num vídeo, é encher os frascos com produtos químicos que o cérebro produz quando em dor extrema. Quem será o primeiro a sofrer as agonias dolorosas…


Opinião: Vile é mais um filme que aproveita o sucesso do género de filmes como Saw ou Hostel para se promover, mas que até não é assim tão mau.
A acção é bem conduzida e tem um bom enredo com um guião estruturado. A ideia é original bem como os cenários mas vem na mesma onda de Hostel, Saw e fez-me até lembrar a linha condutora de Martyrs em que se leva o ser humano a um sofrimento extremo com vista a obter qualquer coisa de transcendente. 
Os actores fazem um bom trabalho, tem diálogos coerentes e com certas personagens conseguimos até sentir alguma simpatia por elas e desejar que consigam escapar.
Recomendo o visionamento deste filme.

Nota: 6/10

quinta-feira, 6 de março de 2014

Os Ritos da Primavera (2011)

Sinopse: Uma menina de 9 anos de idade, filha de uma socialite, é raptada e levada a uma escola abandonada. Os sequestradores são, então, surpreendidos pelo ataque de um monstro sedento por sangue que espalha horror sempre no primeiro dia da primavera.



Opinião: Tendo em conta a sinopse ficamos à espera de um tipo de acção que não corresponde exactamente ao que ocorre no filme. Ainda assim tanto a sinopse como trailer fazem antever mais um slasher provavelmente falhado.
A acção acaba por não ter muita coerência pois temos duas historias numa só: uma menina que é raptada e duas raparigas noutro contexto raptadas também. De forma pouco emocionante estas duas histórias vão se encontrar algures no meio do filme, basicamente quando estamos já a desejar que acabe.
Os actores não são maus, os cenários e fotografia até fazem lembrar alguns bons slashers mas esta história misturada com alguns clichés e um guião pobre acaba por perder o interesse e nem os dois ou três momentos parecidos com gore salvam a honra desta longa.
Em todo o caso não desaconselho, é cultura geral…

Nota: 5/10

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

V/H/S/2 (2013)

Sinopse: Dois investigadores privados invadem a casa de um estudante universitário desaparecido, onde encontram uma colecção de misteriosas cassetes de vídeo com quatro filmes tão estranhos quanto grotescos, contrabandeados por uma comunidade clandestina. O segundo tomo da antologia «V/H/S», assente na linguagem do found footage, inclui segmentos com raptos por extraterrestres, seitas demoníacas e um apocalipse zombie enquadrado pelo ponto de vista de um dos mortos-vivos.

Opinião: Embora não tenha ficado impressionada com o primeiro filme, senti que deveria dar uma oportunidade ao segundo e não fiquei arrependida.
Não tão confuso quanto o primeiro, a acção começa com dois investigadores que invadem uma casa com vista a descobrir o paradeiro de um universitário desaparecido. Um dos investigadores explora a casa e a outra fica a ver as cassetes de vídeo espalhadas no chão. O ambiente criado dentro da casa é bastante tenso logo à partida. Com o visionamento dos vídeos vai sendo criado a pouco e pouco o clímax do filme.
Relativamente às 4 cassetes de vídeo, qualquer uma dessas “curtas” são muito boas ao contrário das que aparecem no primeiro filme.
Aconselho mesmo este V/H/S/2 não dispensando claro o visionamento do primeiro filme.

Nota. 6/10

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Insidious: Capítulo 2 (2013)

Sinopse: A famosa dupla do terror, o realizador James Wan e o argumentista Leigh Whannel, juntam-se aos membros do elenco original numa sequela do aclamado filme de terror, que acompanha a assombrada família Lambert, quando esta tenta desvendar o misterioso segredo de infância que a deixou perigosamente ligada ao mundo dos espíritos.

Opinião: James Wan volta em grande, depois do lançamento de The Conjuring e presenteia-nos com mais um excelente filme.
A acção deste filme começa exactamente onde terminou o primeiro que por sua vez havia deixado algumas questões em aberto. Logo na primeira hora acompanhamos a explicação que parece existir para o que aconteceu a Dalton no primeiro filme e abre caminho para mais um leque de emoção, sustos, suspense e tensão. Tudo isto de forma extremamente inteligente sendo obrigada no entanto a admitir que existem algumas falhas.
Os actores excelentes, o ambiente muito bom e um ligeiro toque de humor para acalmar os corações de vez em quando. James Wan revela-se cada vez mais um mestre nos filmes do género e cá ficamos à espera de mais e melhor!
Aconselho vivamente e a visualização do primeiro filme é fundamental!

Nota: 8/10

domingo, 27 de outubro de 2013

Session 9 (2001)

Sinopse: Nesta contemporânea fábula de terror, uma equipa de remoção de amianto das coberturas de edifícios ganha o concurso para o trabalho de um asilo abandonado há 15 anos.
Mas à medida que a equipa vai esventrando o edifício vai também descobrindo toda uma série de mistérios que revolvem em torno do antigo asilo psiquiátrico: pacientes violentamente abusados, procedimentos médicos medievais, rumores de possessão demoníaca...

Na sua ânsia para acelerar o processo, intrometem-se também os demónios pessoais desta equipa, libertando toda uma panóplia de experiências aterradoras que vão culminar num horrendo climax desvendando assim a terrível verdade que o edifício esconde.

Opinião: Esperava algo ao género de “Grave Encounters” mas felizmente deparei-me com uma obra elaborada com alguma mestria.
Embora seja uma história sem nada de emocionante, pelo menos à partida, a acção está construída de forma muito elaborada e de tal forma que nos embrenhamos na vida quotidiana brilhantemente representada pelos actores deste filme.
O edifício é imponente e à medida que sabemos de situações que lá se passaram, a componente assustadora vai crescendo quase sem darmos por isso, tal é a excelente construção da acção e do ambiente.
Não classificaria este filme como terror mas sim como um excelente exemplo de thriller psicológico com um clímax surpreendente e que nos faz puxar pela cabeça.

Nota: 7/10

domingo, 29 de setembro de 2013

Home Sweet Home (2013)

Sinopse: Frank e Sara mudam-se para o campo para aí educarem o filho de um ano, Adam, longe do caos e poluição da cidade. A apreensão de Sara e o seu medo por viver numa casa isolada aumentam quando, uma manhã, vê um estranho junto à sua propriedade. Nesse dia, deixam o filho com a avó para passarem uma noite a dois, algo que não faziam há algum tempo. Mas, na sua ausência, um intruso entra-lhes em casa e transforma-a numa verdadeira armadilha. A noite cai lentamente, e com ela inicia-se um verdadeiro pesadelo e um jogo mortal entre caçador e presas.

Opinião: Avancei para esta longa sem qualquer tipo de expectativa e embora reconheça as suas falhas, este é um filme a não perder e que merece alguma atenção.
A acção não tem nada de especial, os primeiros minutos do filme dão-nos a perceber mais ou menos o que se está/vai passar e que basicamente corresponde ao que está na sinopse. O que torna este filme uma longa com algum valor é a forma como é construído o ambiente. A entrada em casa do intruso e o seu metodismo na preparação da casa para a chegada dos donos. Quando eles chegam percebe-se perfeitamente a atenção que veio a ser criada à medida que o filme avançava.
Ponto contra: há certas situações que deviam ser revistas e o final, apesar do bom twist, poderia ter sido elaborado de outra maneira.

Nota: 6/10

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Chained (2012)

Sinopse: Numa tarde de sábado, Tim, de oito anos, e a sua mãe apanham um táxi conduzido por Bob, um assassino em série em busca de novas vítimas. Tim é obrigado a assistir ao assassinato da mãe, e Bob poupa-o, tornando-o seu escravo. Acorrentado em casa, as tarefas do miúdo são limpar e enterrar os corpos das vítimas do seu captor. Os anos passam e Tim apercebe-se que poderá conquistar alguma liberdade se se aproximar de Bob.


Opinião: Mais um filme de qualidade apresentado no MOTELx 2013. Desta vez é pela mão de Jennifer Lynch (mais uma realizadora) e é um filme com uma aura brutal.
A acção é simples no que diz respeito a serial killers, um homem que caça mulheres com um táxi e as leva para casa. No entanto, este assassino em série rapta uma mulher com o seu filho e acaba por ficar com a criança em casa para fazer as tarefas domésticas e não só. Esta linha condutora prende-nos do princípio ao fim e isto Lynch executou com mestria. Um ambiente sempre soturno e envolvente e que nos comove e cria simpatia pela criança. Os actores fazem um bom papel e ainda temos uma reviravolta final muito interessante. 
Um bom filme.

Nota: 7/10

The Lords of Salem (2012)

Sinopse: Heidi, uma DJ da rádio, recebe uma caixa de madeira que contém um disco, "uma dádiva de The Lords". Heidi ouve o álbum cuja sonoridade bizarra convoca memórias do violento passado de Salem. Estará a enlouquecer ou será que o passado de Salem, sedento de vingança, está de regresso?


Opinião: Gosto imenso de Rob Zombie e muito honestamente esperava mais deste filme que tanta expectativa criou em todos nós.
A acção não é muito mais que o que narra a sinopse, Heidi recebe um disco cuja música causa um efeito em algumas mulheres de Salem que as faz sentir miseráveis inclusive ela própria. Tudo indica que as bruxas julgadas em Salem conspiram para uma vingança. O escritor/investigador que se interessa e começa a investigar torna a acção um pouco mais interessante e revela alguns factos importantes.
O destaque neste filme vai principalmente para os efeitos, ambiente e fotografia cuja inspiração parece vir de alguns clássicos como Evil Dead, The Shining e até de alguns filmes de Romero. Os actores não há nada a apontar de espectacular embora Zombie tenha reunido algumas scream queens.
Vale a pena ver apenas pelo estilo diferente, no entanto em termos de acção é um filme que não leva a lado nenhum.

Nota: 6/10

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A Evocação (2013)

Sinopse: Antes de Amityville, existia Harrisville. Baseado numa história verídica "The Conjuring" narra o conto de terror de dois investigadores do paranormal mundialmente conhecidos Ed e Lorraine Warren chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma obscura presença numa fazenda isolada. Forçados a confrontar uma entidade demoníaca poderosa, os Warren são apanhados no caso mais assustador das suas vidas.

Opinião: A expectativa era muita pois para além de ser um filme de terror paranormal, ainda tem como realizador James Wan, especialista em gore e torture porn. A combinação das duas coisas só podia ou correr muito mal ou correr muito bem. A meu ver foi perfeito!
A primeira parte da acção é bastante lenta, dá tempo ao espectador de conhecer, de se identificar com as personagens ao mesmo tempo que vai deixando escapar um ou outro indício de que qualquer coisa de paranormal paira no ar. Um ambiente excelente que foi construído de modo a conferir um ar de anos 70 e um cenário assustador, a casa, a cave, o envolvente da própria casa. A segunda metade do filme é bem emocionante com muitos sustos e que nos deixa quase a suster a respiração até ao final.
Um grande final com bons actores e construído sem gore, como seria de esperar à partida de James Wan.

Nota: 8/10

sábado, 14 de setembro de 2013

Wither (2012)

Sinopse: Ida e Albin são um casal feliz. Partem com um grupo de amigos em direcção a uma cabana situada na vasta região florestal da Suécia, para desfrutar de umas férias divertidas. Mas, sob o chão da cabana, um mal proveniente do passado negro deste país aguarda uma oportunidade para se libertar.


Opinião: Já tinha visto o primeiro filme de Soony Laguna, Blood Runs Cold (2011), e excepto as cenas gore não era nada de especial. Posto isto, a expectativa relativamente a esta longa não era nada por aí além.
A acção desde início nos remete para o clássico Evil Dead e a inspiração é muito clara. A história não tem nada de especial e torna-se aborrecida até ao momento em que começam as possessões e o gore que se torna mais emocionante. Os actores estão bem para o estilo que se pretende e o ambiente, sendo um low-budget, também não está mal.
Já vimos que Soony Laguna é muita boa em termos de gore mas esperemos que alie a isso uma boa história e nos traga um terceiro filme com mesmo muita qualidade.

Nota: 7/10

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street (2007)

Sinopse: Sweeney Todd é um homem injustamente condenado à prisão, que jura vingar-se não só do cruel castigo, mas também das consequências demolidoras que o mesmo teve na mulher e na filha. Quando regressa à barbearia para a reabrir, Sweeney Todd assume-se como o Terrível Barbeiro de Fleet Street, que "rapou a cabeça de cavalheiros de quem nunca mais se ouviu falar". Para além de fabricar umas diabólicas empadas de carne, a Sra Lovett torna-se cúmplice amorosa de Sweeney...


Opinião: Mais um filme pela mão de Tim Burton que, como já tantas vezes mencionei, é um realizador que simplesmente adoro pelo que as minhas opiniões são sempre suspeitas.
Burton volta novamente às ruas de Londres na sua caracterização mais escura e assustadora de sempre. A acção é cerca de 80% cantada mas tenho a certeza que os não-apreciadores de musicais irão adorar este filme. O gore, a maneira como a acção decorre e culmina, a própria prestação dos actores, o ambiente gótico e assustador e claro o humor negro são os principais ingredientes que para mim fazem deste filme um sucesso.
É certamente um bom filme para os fãs do horror e atenção, se pensam que o facto de ser um musical o torna sentimental de alguma maneira, desenganem-se pois é mais macabro que nunca.

Nota: 9/10

sábado, 3 de agosto de 2013

Silent Hill - Revelação (2012)

Sinopse: Heather e o seu pai estão em fuga de forças perigosas que nenhum dos dois compreende. Na véspera do seu 18º aniversário, atormentada por pesadelos horrorosos e o desaparecimento do seu pai, Heather descobre que não é quem pensa ser.


Opinião: Infelizmente como toda a sequela do mundo, salvo raríssimas excepções, não acrescentou nada de novo ao primeiro filme e tornou-se um daqueles filmes de terror aborrecidos e lentos.
A acção começa pouco antes de Heather (Rose) fazer 18 anos e que não sabe de nada do que passou em Silent Hill embora tenha terríveis pesadelos que a atormentam sobre a cidade. Acaba por ser uma acção lenta que tenta explicar ou revelar coisas que ficam no ar do primeiro filme, e mesmo do jogo, mas que se torna mais uma daquelas sequelas com vista a fazer dinheiro à conta do nome. O primeiro é facto que tinha a história bem mais densa e de maior envolvência, este tem pouca história, demasiada acção e explicações algo confusas e longe da realidade dos jogos.
No entanto, quem viu o primeiro não pode perder o segundo pois apesar de tudo considero um filme que vale a pena ver.


Nota: 6/10
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0938330/

A Maldição do Vale (2006)

Sinopse: Sharon é dada a episódios de sonambulismo durante os quais fala repetidamente de Silent Hill. Rose, a mãe de Sharon, aflita com o estado cada vez mais grave da filha, decide averiguar e descobre que Silent Hill é uma cidade fantasma, evacuada há muitos anos devido a estranhos acontecimentos. Contudo, chegar a Silent Hill não se revela tarefa fácil e Rose vê-se envolvida num turbilhão tenebroso de horror...


Opinião: Para os fãs do jogo, tal como eu, é com muita expectativa que se espera por um filme destes. E surpreendentemente não ficamos desiludidos. Quem não viu deve mesmo ver.
A acção está muito bem conduzida e corresponde quase na totalidade ao que se vive no jogo. Apesar de ao contrário do jogo, a protagonista aqui ser uma mulher penso que a qualidade não se perde nem em termos de história nem de ambiente. Os cenários são absolutamente espectaculares, quase a fazer-nos acreditar que de facto Silent Hill existe.
Os actores são também muito bons e fiéis ao jogo. Para quem não conhece o jogo de vídeo, este filme é continua a ser uma excelente opção com uma boa história, gore, monstros e paranormal.

Nota: 7/10

Lovely Molly (2011)

Sinopse: Quando a recém-casada Molly Reynolds resolve mudar-se para a casa do seu falecido pai, imediatamente ela começa a ser assombrada pelas dolorosas memórias da sua infância. Em algum lugar desta antiga morada, entre a psicose e a possessão, reside um mal misterioso que promete atirar Molly e aqueles ao seu redor num labirinto de morte e escuridão.


Opinião: Este era um daqueles filmes com grande expectativa da minha parte especialmente por ser do realizador do Projecto Blairwitch, Eduardo Sánchez. Mesmo uns dias depois de o visionar não consigo exprimir uma opinião nem boa nem má.
A acçao começa com uma primeira cena de Molly encostando uma faca à sua própria garganta. Na verdade, nem esta primeira sequência nem a sequência final parecem explicar alguma coisa. Molly começa a sentir e ouvir coisas estranhas dentro de casa e como de costume ninguém acredita nela até que volta a um antigo vício de droga. Alguns segredos começam a vir ao de cima e ficamos embrenhados nesta história na procura também de respostas. O ambiente é muito tenso e a casa é de facto assustadora. A actriz em estreia, Gretchen Lodge, faz uma interpretação excelente pois nunca chegamos a perceber exactamente o que está a acontecer com ela. Apesar dos pontos positivos, em especial o ambiente, existe a parte negativa em que a acção se torna aborrecida e falha no final que deixa muito a desejar.


Nota: 5/10

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Comboio Infernal (2008)

Sinopse: Uma equipa de atletas americanos visita a Europa de Leste a fim de participar no Campeonato de Wrestler do Mar Negro. Após uma festa debochada que se prolongou pela noite dentro, Alex e alguns colegas acabam por perder o comboio para Odessa. O treinador fica furioso, mas uma misteriosa mulher oferece-lhes uma boleia num comboio alternativo. Aceitam o convite e sobem a bordo exaustos. Mas o comboio esconde um segredo fatal e um pesadelo impensável de sangue, dor e lágrimas está prestes a começar…



Opinião: Bom a capa do filme de si já se torna interessante mas todos sabemos que quanto melhores as capas e os trailers, piores os filmes (na maior parte dos casos, claro).
Quem gostou de Hostel certamente irá gostar deste filme embora em o primeiro seja superior em termos de qualidade. A acção aborda uma equipa de atletas que visitam a Europa do Leste e que se vêem presos num comboio que se vai revelar o seu maior pesadelo. O ambiente e cenário são muitos bons e os actores, com especial destaque para Thora Birch, fazem um excelente trabalho. A acção é construída de forma a envolver-nos na história e os momentos de horror, gore e terror psicológico são qualquer coisa de geniais e muito bem feitos.
Muito bom.

Nota: 7/10

terça-feira, 25 de junho de 2013

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

Sinopse: Ichabod Crane é um investigador excêntrico, determinado a parar um assassino misterioso que é, supostamente, um cavaleiro sem cabeça. Katrina Van Tassel é a bonita e misteriosa rapariga com ligações secretas ao terror sobrenatural.


Opinião: Sendo uma grande fã de Tim Burton será difícil apontar defeitos nesta adaptação de um tão famoso conto de terror de Washington Irving, mas este é de facto uma obra de arte.
A acção mantém-se sempre envolvente em mistério o que nos prende ao ecrã do princípio ao fim. O excelente trabalho dos actores, especial destaque para Johnny Depp e Christina Ricci, torna a acção credível.
A atmosfera, os cenários, a música deste filme são elementos extremamente importantes pois para além de serem uma imagem de marca de Tim Burton ajudam à criação do ambiente de horror e mistério. Temos direito a algum gore mas sem exageros e penso ser de extrema importância referir a figura do cavaleiro protagonizado por Christopher Walken, cujo trabalho não tenho palavras para descrever, bem como o trabalho de caracterização pois a personagem é mesmo assustadora.
Em suma, este é um filme para ver e rever.

Nota: 8/10

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Estigma (1999)

Sinopse: Frankie Page é uma mulher corajosa e de espírito livre, sem qualquer fé em Deus. Subitamente tudo muda quando lhe começam a aparecer estigmas - as chagas de Cristo crucificado. O sangramento miraculoso de Frankie e o conhecimento da linguagem da antiga Bíblia chamam a atenção do Padre Kiernan, um importante investigador de milagres do Vaticano. Mas o poderoso Cardeal Houseman percebe que Frankie está na realidade a canalizar uma mensagem que pode destruir a Igreja e deve por isso silenciá-la. Determinado a acabar com esta mortal conspiração, Kiernan arrisca a sua fé - e a sua vida - para salvar Frankie e a mensagem que mudará o destino da Humanidade para sempre...


Opinião: Este é um filme já antigo e que já vi e revi várias vezes e que vale mesmo a pena ver.
A acção aborda um tema interessante relacionado com a igreja, aborda questões teológicas e está construída de forma muito credível. O cenário é excelente e tem cenas bastante intensas e assustadoras se pensarmos do ponto de visto do terror psicológico. Os fãs do gore poderão achar interessante as cenas em que aparecem as chagas na mulher.
Os actores fazem um excelente trabalho, especialmente Patricia Arquette com a interpretação do horrífico aparecimento das chagas e Gabriel Byrne, única personagem que acredita nela e a tenta ajudar. 
Bom filme!

Nota: 7/10

Deixa-me Entrar (2010)

Sinopse: Abby é uma misteriosa miúda de 12 anos que se muda para a casa ao lado da de Owen. Owen, para além de socialmente excluído, é fortemente perseguido na escola e na sua solidão forma uma profunda ligação com a nova vizinha. Sem deixar, no entanto, de reparar que Abby é diferente de toda a gente que já conheceu. À medida que uma série de sinistros assassinatos ocorrem na cidade, Owen tem que encarar o facto de que esta aparentemente inocente miúda é, na realidade, uma selvagem vampira.



Opinião: Não sou particularmente fã de vampiros e na época que este filme saiu foram tantos os elogios e comparações com outros, na minha opinião, maus filmes que fiquei de pé atrás. Não perdi a oportunidade de o visionar, no entanto.
Chamar a este filme, um filme de vampiros é extremamente injusto pois atrai aquela conotação negativa que ele não merece. Horror, drama e amor misturam-se. 
A acção é muito envolvente e desde cedo nos suscita a simpatia pelas jovens personagens em diversos aspectos. De facto estes dois actores, Chloe Moretz e Kodi Smit-McPhee, fazem um trabalho excelente. O ambiente, cenários, caracterizações são muito bons e saímos deste filme como a sensação de tempo bem gasto.
Espero ver ainda o filme original sueco, melhor que este para muitos e diferente para outros.
Recomendo.

Nota: 8/10

segunda-feira, 17 de junho de 2013

The Last Exorcism Part II (2013)

Sinopse: Após escapar do ritual realizado por um culto, que desejava que ela desse à luz um filho demoníaco, a jovem Nell Sweetzer (Ashley Bell) é encontrada suja e completamente aterrorizada. Apesar de ser examinada por uma equipa médica, Nell não se lembra bem do que lhe aconteceu. Ela decide mudar-se para a pequena cidade de Davreaux, onde tenta recomeçar a vida num lar para raparigas abandonadas. Entretanto, não demora muito para que o demónio Abalam volte a atormentá-la. Desta vez, Nell poderá contar com uma poderosa equipa de exorcistas, que conhecem as técnicas mais avançadas para livrá-la de uma vez por todas desse mal.

Opinião: Apesar das muitas boas opiniões acerca do primeiro filme, eu fui uma das pessoas que não gostou dele e que nem sequer ficou na prateleira dos que um dia irei ver mais tarde para ver se mudo a má opinião. No entanto, sabendo da sequela pensei que talvez fossem corrigidos alguns que para mim foram erros do primeiro.
A acção começa onde praticamente termina o primeiro filme. As primeiras imagens devem ser o mais assustador que vamos ver durante todo o filme. Nell não se lembra do que lhe aconteceu e tenta retomar a sua vida sendo que mais tarde o demónio começa a manifestar-se novamente. E é isto, nada mais do que um drama de uma pessoa pós-possessão a tentar viver de novo porém com alguns tormentos e medos.
O final é impossível comentar de tão mau bem como a “poderosa equipa de exorcistas”…

Nota: 4/10

quarta-feira, 5 de junho de 2013

The ABCs of Death (2012)

Sinopse: Esta colectânea de curtas-metragens de horror pretende ser uma verdadeira antologia ao género: 26 directores criaram filmes com maneiras diferentes de morrer. Cada um deles é baseado em uma letra do alfabeto.

Opinião: É difícil opinar sobre um filme que na realidade compreende 26 curtas-metragens em si mesmo. 
Este filme foi feito a título de desafio tendo sido sugerido a 26 realizadores que fizessem uma curta-metragem com uma forma de morrer, cada uma relacionada com uma letra do alfabeto.
A maior parte das curtas são bastante boas, outras não mereciam sequer fazer parte desta antologia. Para quem é mesmo fã do horror este é um bom filme a visionar em termos de conhecimento geral e também para análise. Para os menos aficionados poderão encarar esta antologia como 2h03mn para se distraírem um bocado com algum gore e horror.

Nota: 6/10

Solomon Kane (2009)

Sinopse: O Capitão Solomon Kane é uma máquina mortal do séc XVI, brutalmente eficiente. Armado com pistolas, alfange e florete, ele e os seus homens dão vazão à sua sede de sangue ao lutarem por Inglaterra guerra após guerra, em todos os continentes. A partir de certa altura, um a um, os homens de Kane são colhidos por criaturas demoníacas, até que resta apenas ele próprio para enfrentar a "Ceifeira do Demónio". 

Embora Kane consiga escapar com vida, ele está ciente que terá de se redimir renunciando à violência e dedicando-se totalmente a uma vida de paz e pureza. A sua da espiritualidade, é, no entanto, rapidamente submetida ao derradeiro teste quando Kane inicia a sua viagem através de uma Inglaterra assolada por diabólicos salteadores controlados por um terrível Senhor feudal mascarado. Após fracassar na sua tentativa de travar o brutal massacre dos Crowthorns, uma família Puritana com a qual havia travado amizade, Kane jura encontrar e libertar a sua filha aprisionada, Meredith - ainda que isto signifique a perdição da sua alma pela recuperação dos seus talentos como assassino por uma causa superior.

Opinião: Um filme que teve muito pouca publicidade e injustamente pois é um muito bom filme.
A acção decorre com uma boa linha de coerência embora fantasiosa mas uma história consistente. Ambiente bem construído juntamente com as personagens destacando o excelente papel de James Purefoy, uma personagem construída com profundidade e que segue essa linha até ao final não ficando perdida no meio dos efeitos especiais e lutas como acontece na maior parte dos filmes hoje em dia.
Cenas de lutas e mortes são espectaculares e os efeitos, não sendo muitos, são os suficientes para o sucesso. A fotografia é muito boa e todo o ambiente gótico do filme vai fazer certamente as delícias de muitos fãs de terror/fantasia góticos.
Um filme a não perder mesmo.

Nota: 7/10